Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito TRF4 Tecnologia da Informação – questões de Governança

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Victor Dalton05/08/2019

05/08/2019

Olá pessoal, tudo bem? Venho aqui comentar as questões de Governança de TI aplicadas para o concurso do TRF 4 em 2019, para o cargo de Analista Judiciário – Sistemas de Informação. Vejamos:

Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link.

Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)?

28. Suponha que o TRF4 esteja migrando, em relação aos projetos, de uma organização do tipo 1 para do tipo 2. No tipo 1, atual, há apenas uma coordenação geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, com autoridade considerável, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos. De acordo com o PMBOK 5a edição, os tipos 1 e 2 são, correta e respectivamente, estrutura organizacional

(A) matricial fraca e projetizada balanceada.

(B) funcional fraca e funcional projetizada.

(C) funcional clássica e matricial forte.

(D) matricial balanceada e matricial forte.

(E) matricial funcional e matricial projetizada.

Comentários: A organização tipo 1 é uma organização tradicional, engessada, pouco madura para projetos, na qual o funcionário possui um chefe de departamento, e trabalha para o departamento. Esta é a organização funcional, tradicional. A organização tipo 2, por seu turno, possui um gerente e uma equipe em tempo integrais. Nestes casos, ou é uma matricial forte ou uma organização projetizada.

Por eliminação, apenas alternativa c) pode ser marcada.

29. Considere o gráfico abaixo.

De acordo com o PMBOK 5a edição,

(A) os níveis de custo (caixa I) são altos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapi-damente conforme o projeto é finalizado.

(B) os níveis de custo de pessoal (caixa II) são baixos no início, atingem um valor mínimo enquanto o projeto é executado e sobem rapidamente conforme o projeto é finalizado.

(C) o gráfico se refere aos ciclos de vida de adaptativos, que são desenvolvidos com o intuito de manter o grau de influência dos stakeholders mais baixo e os custos das mudanças mais altos do que nos ciclos de vida previsíveis, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.

(D) os riscos e incertezas (caixa I) são maiores no início do projeto e esses fatores diminuem ao longo da vida do projeto à medida que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas.

(E) os custos das mudanças e correções de erros (caixa I) geralmente diminuem significativamente à medida que o projeto se aproxima do término.

Comentários: O PMBOK realiza algumas considerações sobre planejamento de projeto. Dentre elas, sabemos que os riscos e incertezas do projeto são altos no início, e diminuem ao longo do projeto, à medida que ele vai sendo entregue (I). Por outro lado, os custos das mudanças e correções de erro aumentam significativamente à medida que o projeto caminha para o seu término (II). Resposta certa, alternativa d).

36. A fim de realizar alguns testes para preparar um relatório gerencial, um Analista necessitava obter informações e mídias físicas contendo os itens de configuração de alguns softwares, bem como suas licenças e documentação, cuja fonte fosse uma versão definitiva, autorizada e estivesse armazenada de modo seguro. Conhecedor da ITIL v3 adotada na organização, ele localizou facilmente essas informações em um ambiente específico denominado

(A) biblioteca de mídia definitiva.

(B) portfólio de projeto.

(C) catálogo de serviços.

(D) base de conhecimento.

(E) funil de serviço.

Comentários: Na ITIL, a Biblioteca de Mídia Definitiva é ” uma ou mais localidades em que as versões definitivas e autorizadas de todos os itens de configuração de software são armazenadas de maneira segura. A biblioteca de mídia definitiva também pode conter itens de configuração associados, como licenças e documentação. Ela é uma área única de armazenamento lógico, mesmo que existam diversas localidades. A biblioteca de mídia definitiva é controlada pelo gerenciamento de configuração e ativo de serviço e é registrada no sistema de gerenciamento de configuração. ” Resposta certa, alternativa a).

37. Suponha que um Analista do Tribunal Regional Federal da 4a Região – TRF4 esteja atuando na gestão da melhoria contínua de serviços. A fim de executar uma gestão que garanta o sucesso, a manutenção e a evolução positiva das melhorias conquistadas, ele vem realizando periodicamente uma atividade que deve ser praticada constantemente na ITIL v3. Essa atividade, que aborda o estudo e meios de prevenção das ameaças e oportunidades externas, bem como a verificação de medidas corretivas possíveis dos pontos fortes e fracos internos do Tribunal, é conhecida como

(A) gestão de tendência.

(B) abordagem custo/benefício.

(C) gestão de impacto no negócio.

(D) análise SWOT.

(E) análise AIFC.

Comentários: A análise SWOT é ferramenta não somente da ITIL, mas também do Planejamento Estratégico de TI e da Administração. Nela, a organização avalia os seus pontos fortes (S – strengths), pontos fracos (W – weaknesses), oportunidades (O – opportunities) e ameaças (T – threats) externas à organização. Resposta certa, alternativa d).

Considerações finais: Verdade seja dita, as questões de governança não foram difíceis. Em PMBOK, sequer tivemos questões envolvendo os processos do Guia, assim como não houve perguntas mais técnicas na ITIL acerca dos processos.

E você, concorda ou discorda? Comente aqui ou no meu Instagram!

Confira mais questões de TI!

Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)?

Gabarito Banco de Dados – Técnico Judiciário

Gabarito Banco de Dados – Analista Judiciário

Gabarito Desenvolvimento de Sistemas – Técnico Judiciário

Concurso TRF 4Tecnologia da InformaçãoTRF 4Analistagabarito trf 4gabarito trf4Sistemas de Informaçãotecnologia da informação
Victor Dalton

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.