Leia a discursiva do seu concurso ANTES de começar a prova!

Conhecer o seu cérebro pode te ajudar a fazer uma prova discursiva melhor! Você já fez alguma prova de concurso público em que você pensou o seguinte: “primeiro eu vou fazer toda a prova objetiva e depois eu foco na discursiva, que assim eu vou conseguir ficar bastante focado na elaboração do meu texto”? Você ...

Por

Victor Dalton
Compartilhe este artigo
Imagem - Leia a discursiva do seu concurso ANTES de começar a prova!

Conhecer o seu cérebro pode te ajudar a fazer uma prova discursiva melhor!

Você já fez alguma prova de concurso público em que você pensou o seguinte: “primeiro eu vou fazer toda a prova objetiva e depois eu foco na discursiva, que assim eu vou conseguir ficar bastante focado na elaboração do meu texto”?

Você sabia que essa é uma das PIORES estratégiais possíveis para a realização do seu concurso público?

Calma. Eu vou explicar.

Concurseiro, o nosso cérebro possui dois modos de atuação: o modo focado e o modo difuso.

O modo focado é aquele que você liga enquanto está concentrado, resolvendo problemas, lendo as questões, respondendo-as…

O modo difuso é o outro modo, de quando você NÃO está focado em algo.

A vantagem é que o modo difuso atua em segundo plano, ou seja…

Ao ler a discursiva PRIMEIRO, você garante que vai estar focado na objetiva o seu cérebro vai estar ali, trabalhando na prova discursiva sem você se esforçar ativamente para isso.

Ou seja: você otimiza o seu tempo.

Como funciona na prática?

  1. Você lê a sua prova discursiva.
  2. Pensa um pouquinho…
  3. Vai fazer a prova objetiva.

No meio da prova objetiva, vai “surgir” uma ideia na sua cabeça ( resultado do modo difuso do seu cérebro).

Você vai lá e anota essa ideia, em tópicos, no seu rascunho.

E é preferível fazer assim ao invés do rascunho tradicional, porque você corre o risco de perder muito tempo escrevendo o rascunho e passando a limpo depois, o que compromete o seu desempenho na prova objetiva.

Acabou a objetiva? Agora você está pronto para a prova discursiva, com várias (senão todas) ideias importantes já anotadas. E você, de forma indireta, já usou HORAS do seu cérebro para ajudar a resolver a discursiva, quem sabe até mesmo escrevendo na folha oficial, ao invés de iniciar pelo rascunho.

Foi assim que funcionou para mim, no meu concurso da Câmara dos Deputados, e é assim que eu recomendo aos meus alunos para realizarem suas provas que contém objetiva e discursiva no mesmo dia.

Nós tratamos desse e de outros temas relacionados à performance em concursos públicos nas nossas mentorias, e principalmente na Mentoria do Senado Federal, que está com edital aberto!

Que tal conferir como funciona a nossa Mentoria?

Basta tocar no botão abaixo e realizar a sua aplicação para a Mentoria Senado Federal

QUERO CONHECER A MENTORIA

Confira um trecho da dica do professor Victor Dalton no instagram do Direção Concursos:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Compartilhe este artigo
Concurso publico
discursiva concurso publico
Victor Dalton

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.