Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Matriz GUT, ferramenta muito cobrada em concursos públicos.

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares09/05/2022

09/05/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.

Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.

Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a Matriz GUT

A Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência ou simplesmente Matriz GUT é uma ferramenta muito utilizada dentro da Administração. Você verá essa ferramenta dentro dos estudos de Administração da Qualidade, dentro do processo de decisão e aqui como uma forma de resolver os problemas que surgem ao colocar em prática a estratégia.

Trata-se de uma ferramenta muito simples que serve para priorizar problemas. Nessa ferramenta utilizam-se três aspectos para quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

▪ Gravidade: nesse aspecto avalia-se o impacto do problema sobre a organização, ou seja, refere-se, em grande medida, ao custo que a empresa perde/perderia com o problema.

▪ Urgência: nesse aspecto consideramos o prazo disponível para agir, bem como o tempo de execução necessário para que a organização consiga intervir no problema.

▪ Tendência: avalia o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução. A tendência pode indicar três situações distintas que podem ocorrer: estabilidade do problema, agravamento, ou mesmo, ainda que raro, a atenuação do problema.

Cada um dos problemas identificados na empresa recebe um valor de 1 a 5 em cada um dos aspectos mensurados dos aspectos (Gravidade, Urgência e Tendência) e, em seguida, esses valores são multiplicados. Quanto maior o resultado obtido, maior será a prioridade daquele problema, vejamos um exemplo abaixo:

No nosso exemplo, o problema “b” é o mais prioritário, em seguida, temos o problema “d” e o problema “c”. Uma vez que já consiga identificar quais são os problemas prioritários a serem combatidos pela organização, resta direcionar os esforços gerenciais para saná-los.

Vamos fixar com algumas questões?

FGV – MPE-AL – Analista do Ministério Público – Gestão Pública- 2018)

Dadas suas características, assinale a opção que apresenta a principal vantagem da Matriz GUT.

a) Orientar a prioridade de projetos ou ações.

b) Identificar as principais ameaças à organização.

c) Acompanhar avanço das diferentes etapas de um projeto.

d) Avaliar as necessidades, uniformizadas, de gente e treinamento.

e) Definir metas balanceadas para a organização.

COMENTÁRIO:

A Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência ou simplesmente Matriz GUT é uma ferramenta muito utilizada dentro da Administração. Trata-se de uma ferramenta muito simples que serve para priorizar problemas. Nessa ferramenta utilizam-se três aspectos para quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

Gravidade: nesse aspecto avalia-se o impacto do problema sobre a organização, ou seja, refere-se, em grande medida, ao custo que a empresa perde/perderia com o problema.

Urgência: nesse aspecto consideramos o prazo disponível para agir, bem como o tempo de execução necessário para que a organização consiga intervir no problema.

Tendência: avalia o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução. A tendência pode indicar três situações distintas que podem ocorrer: estabilidade do problema, agravamento, ou mesmo, ainda que raro, a atenuação do problema.

A principal vantagem da matriz GUT é priorizar problemas utilizando os três aspectos quantitativos: gravidade, urgência e tendência.

Gabarito: A

FCC – Prefeitura de Recife/PE – Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão – 2019)

A Matriz GUT, desenvolvida a partir dos estudos de Kepner e Tregoe, especialistas na resolução de questões organizacionais,

a) é utilizada na identificação de problemas prioritários, enquadrando-os de acordo com gravidade, urgência e tendência

b) lista as forças internas da organização, em um de seus quadrantes, indicando, no outro, as ameaças e oportunidades do ambiente.

c) é focada na análise comparativa dos processos internos da organização com aqueles praticados por organizações de excelência.

d) fornece informação clara e mensurável a respeito das falhas repetitivas nos processos de trabalho, a partir de uma equação composta por 4 variáveis, divididas em quadrantes próprios.

e) diferencia-se da Matriz SWOT apenas pela inclusão de mais uma variável na análise dos problemas, consistente no grau de maturidade da liderança.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Certo. A alternativa apresenta exatamente a finalidade da Matriz GUT.

Alternativa B. Errado. Descreve características da Matriz SWOT.

Alternativa C. Errado. Descreve o conceito de benchmarking

Alternativa D. Errado. Nenhuma relação com a Matriz GUT.

Alternativa E. Errado. A Matriz SWOT é utilizada para o diagnóstico estratégico, finalidade totalmente diferente da Matriz GUT.

Gabarito: A

Quadrix – CFO-DF – Administrador- 2020)

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.

Na matriz GUT, a urgência define o impacto que o negócio pode sofrer se o problema não for solucionado.

COMENTÁRIO:

O impacto o impacto que o negócio pode sofrer se o problema não for solucionado é definido na gravidade.

Portanto, questão errada.

Quer relembrar os três aspectos: Veja:

Gravidade: nesse aspecto avalia-se o impacto do problema sobre a organização, ou seja, refere-se, em grande medida, ao custo que a empresa perde/perderia com o problema.

Urgência: nesse aspecto consideramos o prazo disponível para agir, bem como o tempo de execução necessário para que a organização consiga intervir no problema.

Tendência: avalia o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução. A tendência pode indicar três situações distintas que podem ocorrer: estabilidade do problema, agravamento, ou mesmo, ainda que raro, a atenuação do problema.

Gabarito: Errado.

Quadrix – CRO-PB – Agente Administrativo- 2018)

Com relação ao modelo de excelência gerencial, aos principais teóricos e a suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item.

O elemento U (urgência), em uma matriz GUT, trata do potencial de crescimento do problema, ou seja, da probabilidade de o problema se tornar maior com o passar do tempo.

COMENTÁRIO:

O elemento que trata do potencial do crescimento do problema é a tendência (T).

Gabarito: Errado.

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.