Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

O que é adjetivo? Veja tipos e exemplos!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Daniela Tatarin17/03/2023

17/03/2023

De maneira resumida: o que é adjetivo? Vamos falar de palavras elogiosas, amplamente utilizadas para caracterizar situações, pessoas ou lugares?

Tais palavras são categorizadas como adjetivos, termos caracterizadores. Trata-se de uma das classes gramaticais variáveis, objeto de estudo da Morfologia.


O estudo dos adjetivos pode ser feito a partir de três importantes focos, sendo eles:

  • Semântico: aquele em que se busca o sentido da palavra empregada;
  • Morfológico: aquele em a palavra, em seu plano formal, aponta informações referentes a flexão de gênero, número e grau;
  • Sintático: aquele em que compreendemos as funções desempenhadas pelos adjetivos nos sintagmas, que podem ser nucleares ou acessórias.

Vamos entender mais sobre eles abaixo?

O estudo de adjetivo

Aspecto semântico


Pelo foco semântico, compreende-se que o adjetivo é a palavra pela qual se atribui, a um substantivo, características em geral.

No sintagma “meninos espertos”, o adjetivo “esperto” se refere ao substantivo “meninos”.

Aspecto morfológico


Pelo foco morfológico, percebem-se as possibilidades de ajuste de um adjetivo, também em função de um substantivo de gênero e número específicos.

Quanto ao grau, a adjetivação pode ser comparativa ou exclusiva. Entenda:

  • grau comparativo é aquele em que a adjetivação ocorre estabelecendo vínculo entre diferentes substantivos, de forma a apontar inferioridade, igualdade ou superioridade.
  • grau superlativo é aquele em que adjetivação ocorre sem o estabelecimento de vínculo, é exclusivamente a um único substantivo, de forma absoluta ou relativa.
  • absoluto, por sua vez, pressupõe qualificar com intensificador (muito) ou por sufixação (geralmente o sufixo -íssimo).
  • relativo faz uso dos termos mais e menos junto ao adjetivo.

Aspecto sintático


Pelo foco sintático, o adjetivo será palavra nuclear ou acessória. Observe:

  • Quando nuclear, apresenta função predicativa
  • Quando acessório, é adjunto adnominal

Por exemplo, na sentença “O jovem jornalista mostrou-se preocupado com a entrevista.”, o adjetivo “jovem” é adjunto adnominal do substantivo “jornalista”.

Perceba que as duas palavras pertencem ao mesmo sintagma. No entanto, o adjetivo “preocupado” também se refere ao substantivo “jornalista”, exercendo uma função predicativa. Desta vez, o adjetivo está em um sintagma diferente em relação ao substantivo que qualifica.


Mas o que isso tudo significa para quem se prepara para um concurso público? Muita coisa.

Cada banca tem um perfil, o que faz com que percebamos diferentes abordagens da norma padrão. Seja de forma direta, em questões objetivas, ou de forma indireta, visto que aspectos normativos se fazem presentes nas provas discursivas, é um conteúdo que “vira e mexe” aparece. Por exemplo, questões que exploram o adjetivo a partir da sintaxe de concordância são bem recorrentes.

A Cesgranrio já explorou o tema por diferentes perspectivas. Em uma de suas questões, aplicada em 2022, cobrou-se conhecimento sintático quanto à flexão dos adjetivos e palavras adjetivadas. A questão pedia que se identificasse o emprego correto de um termo, considerando a concordância nominal. Ou seja, se os adjetivos e demais termos nominais estavam de acordo, quanto ao gênero e número, com o substantivo a que se relacionavam.

Pensando em nível de dificuldade, geralmente são questões medianas a fáceis. Um olhar bem atento à palavra, identificando elementos estruturais e relações estabelecidas, certamente resultará em acerto na questão.

Exemplo de adjetivos em prova

Confira abaixo algumas questões cobradas em concurso público:

Instituto Consulplan – 2023

Instituto Consulplan – 2022

Banca IESES – 2018

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

 Concursos Públicosadjetivoo que é adjetivo
Daniela Tatarin

Daniela Tatarin

Formada em Letras, atua em cursos preparatórios há dez anos. Leciona para seleções da OAB, concursos nível superior, preparatório vestibular Medicina e educação básica.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.