
Se há algo que praticamente todos se recordam dos estudos escolares é que substantivos próprios devem ser escritos com inicial maiúscula. Mas, de fato, o que é substantivo próprio?
Será que há outros aspectos importantes quando se trata dos substantivos próprios? Confira, em detalhes, neste artigo!
O que é substantivo próprio?
O estudo dos substantivos pode ser organizado a partir de três pontos de vista: o semântico, o morfológico e o sintático. Mas vamos nos atentar para a semântica:
É por meio desta questão que compreendemos o papel dos substantivos enquanto palavras capazes de designar seres em geral.
Isso significa que a palavra nomeará aquilo que é vivo, não vivo, que é concreto, abstrato, sentimentos, ações, processos, enfim, tudo que existe ou pode existir.
Nesse contexto, os substantivos próprios são aqueles que nomeiam seres individualizados. É o que justifica a necessidade de inicial capitular.
As provas elaboradas pelas diferentes bancas de concursos dificilmente cobram esse aspecto conceitual. No entanto, trata-se de um importante ponto na atribuição de nota em questões discursivas.
Portanto, não se esqueça da regra: nome próprio, letra maiúscula!
Mas e se fosse aparecer em alguma questão objetiva tal conceito, como poderia ser? Uma possibilidade seria em questões com a solicitação de identificação de aspectos gerais de norma padrão. Assim, uma palavra que deveria ser grafada com letra maiúscula poderia aparecer com letra minúscula e, assim, tornar incorreta – gramaticalmente falando – a afirmação.
Por fim, falaremos sobre o substantivo próprio em textos, a fim de facilitar a vida de quem se prepara para um concurso público, especialmente nas questões interpretativas.
Nãos se esqueça de que a presença de um substantivo próprio indica seres individualizados. É relevante pensar que, em versos renascentistas (aqueles que fazem parte, por exemplo, de sonetos camonianos) um substantivo, geralmente comum, aparecer grafado com inicial capitular sem ser início de período, é sinal de personificação.
Ou seja, aquele termo passou a assumir outra significação, naquele contexto, mais específica, direcionada e única.
Exemplos em provas
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023

FURB, 2019

IBFC, 2023

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão: