
Olá, pessoal!
Confira, a seguir, uma sugestão de recurso para a prova de Criminalística do concurso PC GO, cargo de Agente de Polícia:
PC GO – Questão 67 (tipo 04) – Noções de Criminalística

Resposta da banca: D
Sugestão de recurso
Prezada Banca Examinadora,
Solicito encarecidamente a anulação da questão de número 67 da prova aplicada na data de ontem, dia 11/12/2022. A questão está amplamente fora das classificações mais conhecidas de Criminalística.
Não há obras de conceito, explicando com certeza jurídica o que seja Local Referido. Não há nada escrito que afirme com certeza essa classificação.
A questão está completamente errada e não apresenta alternativa correta a ser marcada.
Dessa forma, não há outra opção a não ser a sua anulação, até mesmo porque os itens considerados corretos são escritos de maneira truncada e sem qualquer razoabilidade.
Vejamos:
Espindola (2012) descreve bem o que é cada um dos locais: Local imediato é aquele onde está o cadáver e a maioria dos vestígios que se observam numa primeira visualização. Em muitas situações todos os vestígios que irão esclarecer os fatos compreendidos somente no local imediato. […] É no local imediato, portanto, que devemos concentrar a nossa maior atenção, cuidado e metodologia pericial, para podermos buscar todos os vestígios que foram ali produzidos, sem corrermos riscos de comprometer a integridade do espaço original antes do exame. Local mediato é toda a área ou lugar circundante ao local imediato (sem interrupção geográfica) e que possa conter outros vestígios relacionados com a perícia que estamos realizando. Ou seja, é a área adjacente ao local imediato. Local relacionado é qualquer outro local, sem ligação geográfica direta com o local imediato/mediato, e que possa conter algum vestígio ou informação que propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial. (ESPINDULA, 2012. p. 283-284)
Dessa forma, não há outra saída a não ser a anulação.
ESPINDULA, A. ManualLocal de Crime: Isolamento e Preservação,Exames Pericias e Investigação Criminal. 1º. ed. Brasília-DF: [s.n.], 2002. 7-8-9-10 p. ESPINDULA, A. Manual Local de Crime. 2º. ed. Brasília-DF: [s.n.], 2003. 5 p. ESPINDULA, A. Curso Preservação de Local de Crime. [S.l.]: Fábrica de Cursos. MJSENASP, 2009. 18-19-27 p. ESPINDULA, A. Criminalística para Concursos. 1º. ed. Campinas-SP: Millennium, 2012. 218-283-284-287-288 p. ESPINDULA, A.; GEISER, G. C.; VELHO, J. A. Ciências Forenses: Uma Introdução ás Principais áreas da Criminalística Moderna. 1º. ed. Campinas-SP: Millennuim, 2012. 19-20 p.
Professor Rafael de Oliveira