
Prezados Alunos,
Foi divulgado o gabarito preliminar da PC PB, para o cargo de Agente.
Nosso gabarito extraoficial, publicado em vídeo no domingo, dia 20/02, divergiu em apenas 1(uma) questão.
Mesmo assim, proponho recursos para duas questões.
A seguir minha sugestão de redação para esse pedido de revisão do gabarito preliminar.
É muito importante que você não o copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Preliminar: Letra D
Sugestão de Recurso:
Entendo haver duas respostas possíveis.
De fato, a parceria entre polícia e comunidade contribui para a segurança pública de forma eficaz. Isso valida a letra D.
No entanto, a letra A também traz uma verdade.
Note a leitura do seguinte trecho: “O estreitamento das relações entre instituições policiais e comunidade como um todo, em determinado espaço geográfico, se coloca como uma forma eficaz de enfrentamento do sentimento generalizado de medo, de insegurança e de descrédito em relação à segurança pessoal e coletiva”.
Se a parceria entre polícia e comunidade atua de forma eficaz no enfrentamento da segurança, significa dizer que essa parceria fortalece (potencializa) a sensação de segurança entendida aqui de forma ampla (geral), pois abrange a segurança individual e coletiva. Isso, portanto, valida a letra A.
Dessa forma, por haver duas respostas possíveis, proponho a ANULAÇÃO do item.

Gabarito Preliminar: Letra A
Sugestão de Recurso:
Não há dúvidas quanto à correção da letra A.
No entanto, a letra D também satisfaz nossa questão.
Leiamos o seguinte trecho: “Podemos definir a polícia comunitária como um processo pelo qual a comunidade e a polícia compartilham informações e valores de maneiras mais intensas, objetivando promover maior segurança e o bem-estar da coletividade”.
Se substituirmos “objetivando” por “que objetiva”, obteremos: “Podemos definir a polícia comunitária como um processo pelo qual a comunidade e a polícia compartilham informações e valores de maneiras mais intensas, que objetiva promover maior segurança e o bem-estar da coletividade”.
Nessa redação, nada impede que o relativo “que” retome o antecedente “processo”.
No texto original, temos que esse processo denominado polícia comunitária tem o objetivo de promover o bem-estar coletivo, sentido que permanece com a redação proposta na letra D.
Isso posto, solicito a ANULAÇÃO do referido item, por haver duas respostas possíveis.