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Propostas de Recurso – Português – PC RJ – Cargo: Inspetor

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José Maria01/02/2022

01/02/2022

Prezados Alunos,

Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em 4(quatro) questões.

A seguir estão minhas sugestões de redação para esses pedidos de revisão do gabarito preliminar.

É muito importante que você não os copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Q.14 (Prova Tipo 1) Todas as frases abaixo se iniciam por um termo preposicionado; a frase modificada, de forma a suprimir esse termo, que altera o sentido da frase original é:

(A)Neste jornal há notícias apavorantes / Este jornal publica notícias apavorantes;
(B)Em sua irritação, disse coisas inconvenientes / Sua irritação levou-o a dizer coisas inconvenientes;
(C)Em suas cartas, revela-se toda a sua generosidade / Suas cartas comprovam toda a sua generosidade;
(D)Numa gruta, achamos abrigo durante a tempestade / A gruta protegeu-nos durante a tempestade;
(E)Nesta região, há cinco povoados importantes / Esta região compõe-se de cinco povoados importantes.

Proposta de Recurso

Gabarito Preliminar: Letra E

Na letra E, gabarito da questão segundo a banca organizadora, não há alteração de sentido com a proposta de reescrita. Ocorre uma equivalência entre as construções apresentadas, que explico a seguir.

A banca organizadora provavelmente entendeu que, ao se dizer “há cinco povoados importantes”, ficou subentendido que outros povoados existiam, além dos citados. Essa interpretação é de fato  inconteste.

E, provavelmente, a banca organizadora também entendeu que, ao se dizer “compõe-se de cinco povoados importantes”, ficou subentendido que existiam apenas os cinco povoados citados. Essa interpretação, com a devida vênia, não é correta.

A presença do adjetivo restritivo “importantes” nas duas construções já nos permite concluir que há outros povoados, não tão importantes como os cinco citados. A construção “há cinco povoados importantes” equivale a “existem cinco povoados importantes”, sendo possível inferir que outros povoados não tão importantes também componham a região.


Da mesma forma, a construção “compõe-se de cinco povoados importantes” nos permite inferir que outros povoados não tão importantes também componham a região.

Reforçando o entendimento aqui apresentado com outro exemplo: quando dizemos que, no corpo humano, há células especializadas em armazenar gordura significa dizer que essa células compõem nosso corpo, ou seja, nosso corpo é composto dessas células.


Isso posto, não havendo resposta satisfatória entre as opções apresentadas, solicito a ANULAÇÃO da questão. 

Q.20 (Prova Tipo 1) Todas as frases abaixo têm valor informativo; a opção em que foi proposta uma modificação de modo a tornar a frase menos objetiva é:

(A)Decidimos modificar esta lei / Decidiu-se modificar a lei;
(B)Os produtores de vinho vendem o produto mais caro este ano / O vinho é vendido mais caro este ano;
(C)O colégio recusou a matrícula de meu filho / Recusaram a matrícula do meu filho;
(D)Nossa editora só considerará as demandas de autores portadores de diplomas universitários / Só serão consideradas as demandas de autores portadores de diplomas universitários;
(E)Consertou-se o carro dele e o conserto foi caro / O conserto do carro dele foi caro.

Proposta de Recurso

Gabarito Preliminar: Letra C

Entendo que a banca, com a devida vênia, tratou, de forma muito genérica, o adjetivo “objetivo”.
Tal adjetivo pode sinalizar desde algo imparcial, ou seja, isento de subjetividade, até algo direto, dito de forma clara, sem rodeios.


O gabarito preliminar, de letra C, é condizente com a definição associada a “ser direto”. Percebe-se isso, pois houve, na proposta de reescrita, a omissão do agente da ação “recusar” – no caso, o colégio. Ao se empregar a construção de sujeito indeterminado “Recusaram”, comprometemos a objetividade, pois não se diz agora quem recusou. Não se tem uma resposta direta para o questionamento “Quem recusou a matrícula?”.

No entanto, se adotarmos esse critério, as letras A, B e D seriam também possíveis respostas, pois, nelas, a reescrita proposta não determina o agente da ação. Compromete-se, assim, a objetividade nessas redações, pois resta em todas a pergunta: quem fez? Não há uma resposta direta (objetiva) para esse questionamento.


Por outro lado, associando-se “objetivo” a “imparcial”, devemos buscar a redação que mais se afastou do teor informativo e se aproximou do teor subjetivo, preso a um juízo particular de valor. As letras A, C e D não seriam gabaritos possíveis, pois se restringem ao conteúdo informativo. Nelas, não se pode dizer que a objetividade foi reduzida.

Ficamos, assim, divididos entre letras B e E.

Note que, na letra B, a reescrita faz um comparativo – neste ano o vinho está mais caro do que em anos anteriores. Trata-se de algo objetivo, desprovido de subjetividade, pois se baseia não em juízo de valor, mas sim numa medição objetiva.

Analisemos a letra E: no texto original, faz-se menção ao fato – “alguém consertou o carro” e a um juízo de valor – “o conserto foi caro”; já na reescrita, temos apenas o juízo de valor. Note que “caro” não é um adjetivo objetivo, e sim subjetivo, pois se baseia não numa medida objetiva, mas sim numa avaliação do indivíduo – o que é caro para uns não o é para outros.

Tendo em vista o exposto, solicito a ANULAÇÃO do item, pois o julgamento objetivo por parte do candidato ficou comprometido.

Q.23 (Prova Tipo 1) Observe o texto a seguir. “A corrida sempre esteve muito presente na minha vida, mas no começo dessa pandemia fui forçado a parar de fazer o que amo. Quando meu médico me liberou para praticar novamente, isolado, senti um desconforto no joelho e fui forçado a dar uma pausa… Não pude acreditar que isso estava acontecendo comigo, não podia aceitar que nunca mais ia praticar o esporte da minha vida. Eu pesquisei em tudo que podia, tentei tomar remédio para dor e até mesmo voltei ao meu médico. Mas só depois de tanto pesquisar, pude achar um blog onde um cara passou pela mesma coisa que eu, e a única coisa que ajudou ele a resolver a dor foi a joelheira Ultra K.”

A finalidade essencial desse texto é:

(A)dar um depoimento pessoal;
(B)incentivar pessoas a praticar esportes;
(C)divulgar um produto comercial;
(D)ajudar pessoas a enfrentar problemas;
(E)promover a necessidade de consultas médicas.

Proposta de Recurso

Gabarito Preliminar: Letra C

Devemos nos questionar se, no texto, mais se fala sobre o indivíduo ou mais se fala sobre o produto.

Note que, ao longo de quase todo o texto, o autor fala sobre suas experiências, entre elas o uso da joelheira Ultra K e como esta resolveu o seu problema.

Entendo que houve sim a promoção de um produto, mas isso ocorreu dentro de um relato pessoal. O texto concentra sua atenção no detalhamento da experiência vivida por parte do indivíduo, e não no produto em si.

Dessa forma, solicito a mudança de gabarito de letra C (divulgar um produto comercial) para letra A (dar um depoimento pessoal) .

Q.27 (Prova Tipo I) Todas as frases abaixo mostram linguagem figurada; a que mostra uma expansão da figura inicial, com o emprego de outra expressão figurada, é:

(A)Felicidade é um lugar onde você pode pousar, mas não pode fazer seu ninho;
(B)Felicidade é como um beijo: você deve compartilhar para aproveitá-lo;
(C)Felicidade é uma escrivaninha muito pequena e uma grande cesta de lixo;
(D)Felicidade é um fluxo de caixa positivo;
(E)A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.

Proposta de Recurso

Gabarito Preliminar: Letra A

Com a devida vênia, o enunciado da questão permite duas interpretações plausíveis.

Vamos à primeira interpretação, que parece ser a adotada pela banca.

Ao se dizer “uma expansão da figura inicial, com o emprego de outra expressão figurada”, é possível entender que há duas figuras de linguagem: uma inicial e outra final. A primeira figura se expande, assim, para uma outra (diferente) figura.

Por esse entendimento, é plausível a letra A como gabarito. Temos uma metáfora (Felicidade é um lugar) e uma antítese (se pode pousar, mas não se pode fazer seu ninho).

Vamos à segunda interpretação, aparentemente não percebida pela banca.

Ao se dizer “uma expansão da figura inicial, com o emprego de outra expressão figurada”, é possível entender que há dois trechos com linguagem figurada. Nessa situação, podemos ter dois trechos fazendo uso da mesma figura de linguagem, ou dois trechos fazendo uso de figuras distintas.

Além disso, podemos interpretar que a expansão citada no enunciado diz respeito a tamanho, ou melhor, a uma percepção visual de tamanho – algo pequeno que é transformado em algo grande, por exemplo. 

Por essa linha de raciocínio, nosso gabarito seria a letra D. Temos duas metáforas – “A felicidade é uma pequena escrivaninha” e “A felicidade é uma grande cesta de lixo”. Note que expandimos algo pequeno – a escrivaninha – para algo grande – a cesta de lixo. As duas figuras apelam para uma expansão de tamanhos.

Diante do exposto, solicito a ANULAÇÃO do item, pois o julgamento objetivo por parte do candidato foi prejudicado.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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