Daniel Negreiros • 22/02/2021
22/02/2021Olá pessoal, tudo bem?
Espero que sim, e mais ainda torcendo para que vocês tenham feito uma excelente prova para o Tribunal de Contas do Distrito Federal!
Falando de forma breve sobre a prova de Análise das Demonstrações Contábeis, vale ressaltar que ela representou cerca de 57,1% do total de questões de Contabilidade Geral + Análise (foram 8 questões das 14 reservadas para esse grupo).
Isso demonstra mais uma vez a importância que essa matéria vem ganhando nos últimos anos, tanto em concursos da área fiscal como da área de controle.
E como sempre falo para os meus alunos: é uma matéria com excelente custo-benefício! Você gasta menos energia para aprendê-la do que despenderia em outras disciplinas, pois é uma ementa mais curta (em 5 aulas teóricas a gente “mata” todo o conteúdo).
Sobre as questões, considero que tiveram grau de dificuldade dentro do esperado (lembre-se que comentei que não seria muito fácil hein? Rsrs). Felizmente falamos sobre todas as questões nas nossas aulas, incluindo a que envolveu um indicador que o CESPE não cobrava e passou a cobrar (FLUXO SOBRE LUCRO). Inclusive nossa revisão de véspera falou sobre esse indicador!!!
A prova de Análise das Demonstrações Contábeis apresentou questões teóricas de nível acessível para você que estudou pelo nosso material, e questões numéricas que necessitaram de cálculos aritméticos relativamente simples, porém bem trabalhosos, como os da questão que envolveu DRE. Ou seja, estou confiante de que você realmente aproveitou e acertou muita coisa!!!!!!
Já a parte de Finanças Corporativas foi menos difícil do que eu esperava (apenas 2 itens de CAPM, os quais falamos muito em nossa aula): uma de aplicação da fórmula do CAPM e outra associando o valor do beta do ativo com o risco daquele papel. Assim, creio que você acertou esses dois itens (tomara!!!)
A seguir apresento os comentários das questões, assim como os gabaritos extraoficiais (gabarito do professor). Não houve nada muito polêmico nessa prova, e as pequenas possíveis incoerências estão na resolução.
Clique aqui para ter acesso às questões comentadas!
Qualquer dúvida, mandem um direct para o meu instagram (@prof.danielnegreiros)! Um grande abraço!
Daniel Negreiros
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Gestão em Controladoria Governamental e Auditoria Financeira pela Unb. Há 11 anos, é Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde trabalhou seis anos na área de auditoria de instituições financeiras. Há nove anos, leciona Contabilidade Geral, Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade de Custos para concursos em Brasília-DF e Porto Alegre-RS.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Juntamente com o professor Douglas Oliveira, discutimos em uma live alguns passos essenciais para estabelecer uma rotina de estudos eficiente e alcançar a aprovação. Se você não viu a live, vou deixar o link aqui para você assistir: Neste artigo, vou […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que faz diferença na Hora de estudar para um concurso Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha trajetória como estudante e depois como professor, notei que existem elementos fundamentais que separam os aprovados dos demais. Esses elementos, que chamo de os 4 pilares da aprovação, […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que você precisa saber para passar Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha jornada como concurseiro e depois como professor, compreendi que a aprovação em concursos públicos exige muito mais do que simples dedicação. Existe uma estrutura indispensável que costumo chamar de os 4 pilares […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.