Sergio Varella • 03/01/2020
03/01/2020Antes de mais nada vamos desmistificar a lenda de que a FCC não concede os recursos. Realmente é uma banca que muitas vezes é difícil de convencê-la, mas não quer dizer impossível. Trago abaixo exemplo do concurso para TCE-AM feito pela banca FCC, no qual ganhei 3 pontos em um dos quesitos.
Cada vez mais, as bancas têm liberado espelhos padrões de resposta (muito comum no Cespe). A FCC, em redações de tema aberto, ainda não tem implementado essa técnica, mas já o faz nas questões mais técnicas, como estudos de casos e peças técnicas.
Aqui temos duas estratégias:
a) Com espelho padrão
Nesse caso, só resta a você apontar para o avaliador que realmente abordou os pontos presentes no espelho da banca. Nem que o tenha feito usando outras palavras, em outra ordem. O importante é demonstrar de forma clara e objetiva para o avaliador que você realmente abordou o item solicitado pela banca.
b) Sem espelho padrão
Nessa situação, como não existe uma única resposta correta, você deve demonstrar que os argumentos apresentados atendem aos critérios avaliados pela banca. Pode até apresentar argumentos de autoridade que sirvam para embasar a posição adotada por você em seu texto. Aqui informações externas são bem vindas, principalmente em questões técnicas.
Como escrever o seu recurso?
1) Vocativo
A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.
Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…
2) Objeto do recurso.
Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.
3) Argumentos
Aqui você demonstrará que sua resposta está de acordo com a resposta padrão da banca (quando existe) ou indicar que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital (quando não tem espelho padrão).
Você deve ser objetivo e sucinto. Sempre que você precisar de muita informação, dar voltas para explicar algo, já é um indicativo que você pode estar forçando a barra. Quando a resposta está correta, normalmente, com poucas palavras e pouco esforço é possível demonstrar para o avaliador o seu ponto de vista e convencê-lo de alterar a nota.
4) Conclusão
No final sempre retome o seu pedido e se possível já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.
“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.
Resumo da ópera
Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.
Se contratará um especialista ou se fará sozinho é um decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.
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Caso avaliemos e não vejamos possibilidade de recurso, o valor será integralmente devolvido.
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Sergio Varella
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