Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Recurso Sefa PA: Tecnologia da Informação da prova de Fiscal de Receitas Estaduais

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Gabriel Pacheco22/03/2022

22/03/2022

Olá Concurseiros de plantão, em análise que realizei das 20 questões de Tecnologia da Informação da prova de Fiscal de Receitas Estaduais da Sefa PA, realizada no dia 20/03/2022 pude identificar três possibilidades de recursos nas questões da prova.

Como estou utilizando como base a prova do Tipo 2, estou seguindo o mesmo padrão e disponibilizando as questões com a mesma numeração, mas também acompanhadas dos enunciados completos e de todos os respectivos itens, assim os Concurseiros que tiverem estudado conosco aqui no Direção e tenham feito as demais provas também poderão embasar seus recursos de forma apropriada.

Algumas dicas para escrever seu recurso.

  1. Seja gentil e educado com a banca e o avaliador.
  2. Não escreva ou poste recursos idênticos de outras pessoas.
  3. Trabalhe com o embasamento bibliográfico apresentado abaixo na sua explanação.
  4. Não fique dando rodeios, indique exatamente o que precisa ser analisado e a sua solicitação (anulação de questão, mudança de gabarito), afinal de contas o avaliador está com um monte de trabalho para concluir e não vai ficar investindo muito tempo lendo textos enormes.
  5. Revise o seu recurso antes de postar.

Questões que cabem recursos na Sefa PA:

85 (numeração de referência da prova do Tipo 2) – As políticas de segurança da informação devem ser revisadas em intervalos planejados ou se ocorrerem mudanças significativas a fim de assegurar sua contínua conformidade, adequação e eficácia, é o que estabelece a ISO

(A) 27001:2005.

(B) 27001:2013.

(C) 27002:2013.

(D) 27003.

(E) 27005.

Sugestão de Recurso: Nesta questão deverá ser interposto recurso solicitando a sua anulação, visto que o texto apresentado “As políticas de segurança da informação devem ser revisadas em intervalos planejados ou se ocorrerem mudanças significativas  fim de assegurar sua contínua conformidade, adequação e eficácia” é encontrado, ou seja, algo estabelecido tanto na ISO 27.001:2013 – Tabela A.1 – Objetivos e controle e controles – A.5, quanto na ISO 27.002:2013 no seu item 5.1.2, fazendo com que a respectiva questão apresente duas respostas, letras B e C.

—————————————

86 (numeração de referência da prova do Tipo 2) – Considerando os conceitos de sistemas colaborativos, analise as afirmativas a seguir, julgando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Um sistema colaborativo deve se restringir ao comando e controle da realização das tarefas, como é a forma típica de trabalho na linha de montagem industrial clássica.

II. Um sistema colaborativo deve ser condizente com as necessidades das novas gerações, formadas por jovens que desejam colaborar, interagir e compartilhar, sem uma hierarquia rígida, com flexibilidade de horário e lugar, de modo que favoreça a criação e a informalidade.

III. Em um sistema colaborativo não é mais suficiente saber desenvolver um software, é preciso compreender as relações interpessoais, conhecer as características e necessidades do novo ser humano digital, bem como as novas formas de trabalho e organização social.

A sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

(A) I – F; II – V; III – V.

(B) I – V; II – F; III – F.

(C) I – V; II – F; III – V.

(D) I – F; II – V; III – F. (E) I – V; II – V; III – V.

Sugestão de Recurso: Nesta questão deverá ser interposto recurso solicitando a sua anulação, visto que o edital não apresenta em seu conteúdo o item “Sistemas Colaborativos” como parte do conteúdo de Tecnologia da Informação.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Gerência de Projetos: Conceitos básicos. Processos do PMBOK. Planejamento e controle de métricas de projeto. Planejamento e avaliação de iterações. Gestão de Processos de Negócio: Modelagem de processos. Governança de TI: Alinhamento estratégico entre Área de TI e Negócios. Políticas e procedimentos. Análise SWOT. BSC – Balanced Scored. Banco de Dados: Conceitos básicos. Aplicações WEB: Portais corporativos e colaborativos. Segurança da Informação: Conceitos básicos. Certificação digital. Criptografia. Assinatura digital. Redes: Conceito de rede. Acesso remoto e rede Wireless. Business Intelligence (BI): Conceitos de Datawarehouse. Conceitos de DataMining.

Mesmo levando em consideração a solicitação de anulação, o gabarito apresentado pela banca está correto no contexto de Sistemas Colaborativos, letra A, conforme apresentado e já comentado previamente.

————————————

94 (numeração de referência da prova do Tipo 2) – Sobre alinhamento estratégico de Tecnologia da Informação (TI) no contexto da implementação de governança de TI, analise as afirmativas a seguir, julgando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O alinhamento estratégico exige um plano estratégico de negócios formal para a sua realização.

II. O alinhamento estratégico acontece em diferentes momentos da vida de uma empresa, desde quando são definidos os objetivos de negócio de médio e longo prazo, até no dia a dia, quando os clientes demandam novas soluções que mudam os requisitos iniciais.

III. Alinhamento estático é a derivação da estratégia de TI de acordo com o plano estratégico ou de negócios da empresa. Alinhamento dinâmico é a mudança da estratégia de TI em decorrência de mudanças aleatórias da estratégia de negócios da empresa.

A sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

(A) I – V; II – V; III – V.

(B) I – F; II – V; III – F.

(C) I – V; II – F; III – V.

(D) I – F; II – V; III – V.

(E) I – V; II – F; III – F.

Recurso: O recurso a ser interposto diz respeito à alteração de gabarito de A para D, pois é perceptível que o avaliador fundamentou todos os itens desta questão no livro “Implantando a Governança de TI” (4ª edição) do autor Aguinaldo Aragon, mas considerou o item I como correto, sendo que ele está errado.

Logo no início do tópico 3.2.1 da respectiva obra, o autor explicita que “O alinhamento estratégico pode ser realizado com ou sem um plano estratégico de negócios formal”, ou seja, o item I está Falso e não Verdadeiro.

Todos os demais itens são Verdadeiros, sendo assim, o gabarito correto desta questão é a letra D.

Então pessoal, era isso que tínhamos para hoje e espero ter ajudado a todos os Concurseiros que precisavam de uma luz sobre onde e como impetrar seus recursos no concurso Sefa PA.

Lembre-se sempre: seu maior adversário é você!!!

Professor Gabriel Pacheco – Mande um direct se tiver alguma dúvida!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso sefa pasefa pasefa pa
Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.