Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Redação para concursos: como usar o repertório sociocultural!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Heitor Ferreira26/12/2022

26/12/2022

Salve concurseiro, tudo certo? Meu nome é Heitor Ferreira, sou coordenador e professor de Discursiva aqui no Direção Concursos. Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre redação para concursos e a importância de ter uma repertório sociocultural na sua produção de texto! Bora lá?

Sem mais delongas, hoje vamos entender como usar o repertório sociocultural (séries, músicas, poemas, documentários e filmes) na sua redação, para isso, vamos compreender alguns pontos:

  • Busque relações com o cotidiano dentro do corpo da obra;
  • Encaixe alguns elementos históricos para produzir uma periodização mais consistente ao corretor;
  • Faça relações com autores da filosofia, isso vai dar mais credibilidade a sua obra; e
  • Busque introduzir o pensamento sociológico no interior do filme/série para mostrar domínio sobre o tema e a relação que está sendo feito.

Utilizando os elementos acima, o seu texto vai ter um grande crescimento na qualidade, logo, o corretor quando for analisar sua escrita, vai perceber que você tem um forte potencial para relacionar eventos e seguir uma linha de texto diferenciada.

Contudo, preste muito atenção nas informações a seguir, elas serão vitais para você mandar bem no texto e nas suas citações de repertório sociocultural:

  • Você não pode forçar a qualquer custo o uso de uma série ou filme;
  • Evite aplicar uma série ou filme aleatório dentro do texto;
  • O uso da citação POP, deve ocorrer de forma natural; e
  • Cuidado para não errar suas correlações.

Portanto, quando for encaixar o repertório sociocultural, construa em uma linha bem organizada para apresentar suas ideias sem atropelar informações, pois o repertório deve ser uma construção de sólida, ancorada em suas ideias e relacionando os eventos destacados de forma mais consistente.

Para concluir…

Ao explorar o repertório sociocultural, sua produção vai ganhar uma amplitude e solidez muito grande, uma vez que, esses recursos são extremamente diferenciados, e com isso, vai elevar seu nível produtivo. a partir disso, explore todos os recursos que você consiga encaixar de forma natural no seu texto. No mais, por hoje é só, mas acompanhe aqui e nas nossas redes sociais (@direcaoconcursos e @perguntaproheitor) que logo teremos muitas novidades. Portanto, agora vamos praticar, selecione uma proposta de texto antiga, ou nova, como preferir, e busque enquadrar o repertório sociocultural na sua produção.

Um grande abraço, e bora pra cima!

Conheça nossos cursos e entre para meu canal no telegram!

Heitor Ferreira

Heitor Ferreira

Professor e coordenador de discursivas no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.