Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Redação para concursos: explorando Agenda 2030 na redação!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Heitor Ferreira11/03/2023

11/03/2023

A Agenda 2030 é um plano global de ação adotado em setembro de 2015 por 193 países-membros das Nações Unidas, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até o ano de 2030. Esses objetivos têm como objetivo promover a prosperidade econômica, a proteção ambiental e o bem-estar social em todo o mundo, de forma integrada e equilibrada.

Os 17 ODS da Agenda 2030 são os seguintes:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção sustentáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Cada objetivo é composto por metas específicas a serem alcançadas até 2030, e sua implementação depende de esforços conjuntos dos governos, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais. A Agenda 2030 tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, incluindo o crescimento econômico, a proteção ambiental e a inclusão social, de forma que nenhum país e nenhuma pessoa seja deixado para trás.

Agenda 2030 na redação

A Agenda 2030 é um tema importante e relevante para se discutir em uma redação, especialmente porque é uma iniciativa global que busca promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões. Para usar a Agenda 2030 em uma redação, é preciso conhecer bem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas específicas, bem como entender como eles se relacionam com o tema proposto.

Por exemplo, se o tema da redação for “Meios de combater as mudanças climáticas”, pode-se usar a Agenda 2030 como uma referência para a construção do texto, destacando como os objetivos relacionados à mudança climática (ODS 7, 11, 12 e 13) são fundamentais para se atingir esse objetivo. Pode-se discutir como o setor privado, governos e a sociedade civil podem trabalhar juntos para atingir essas metas e quais as ações práticas que podem ser tomadas para combater as mudanças climáticas.

Outro exemplo seria o tema “Desigualdade social no Brasil”. Neste caso, pode-se usar a Agenda 2030 para discutir como os objetivos relacionados à desigualdade (ODS 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10 e 17) podem ser aplicados no contexto brasileiro para se combater a desigualdade social. Pode-se destacar a importância da educação de qualidade (ODS 4) e do trabalho decente (ODS 8) na redução da desigualdade, bem como a necessidade de parcerias entre os diversos setores da sociedade para se atingir esse objetivo.

Em resumo, para usar a Agenda 2030 em uma redação, é importante ter um conhecimento sólido dos objetivos e metas que compõem essa iniciativa global, e aplicá-los de forma coerente e relevante ao tema proposto. Além disso, é importante destacar a necessidade de parcerias e ações práticas para se atingir esses objetivos e promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

Para concluir…

A Agenda 2030 é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, ela representa uma iniciativa global sem precedentes que visa promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões – econômica, social e ambiental – em todo o mundo. Isso significa que ela se preocupa não apenas com a prosperidade econômica, mas também com a inclusão social, a proteção ambiental e a promoção da paz e da justiça.

Dito isso, por hoje é só, siga nossas redes sociais (@direcaoconcursos e @perguntaproheitor). Por fim, bora produzir…

Um grande abraço!

Conheça nossos cursos e entre para meu canal no telegram!

Heitor Ferreira

Heitor Ferreira

Professor e coordenador de discursivas no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.