Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Redação para concursos: saiba como e quando usar citações!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Heitor Ferreira16/12/2022

16/12/2022

Salve concurseiro, tudo certo? Meu nome é Heitor Ferreira, sou professor de Discursiva aqui no Direção Concursos. Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre redação para concursos! Bora lá?

Como andam os estudos? Sua produção de textos está fluindo? Bom, espero que sim!

Mas hoje, para ajudar você nessa batalha, vamos entender como usar algumas citações coringas no seu repertório de redação para concursos, afinal, isso vai dar um upgrade na sua preparação, além de garantir uma evolução na sua dissertação.

Um grande CORINGA para sua redação, é buscar mesclar repertório sociocultural com a proposta de texto fornecida pela banca, contudo, para isso ser em feito, é necessário conhecer alguns bons autores que irão proporcionar um elo entre as coisas, e assim, deixando o texto fluir com mais naturalidade.

Citações chaves em redação para concursos

Umas das citações mais fácil de se enquadrar na sua produção, é do teórico Nicolau Maquiavel, quando falamos das faces do governante e do processo de governabilidade, é muita tranquilo utilizar a ideia de que “Os fins, justificam os meios”, podendo ser aplicado em textos de cunho político, social, econômico, dentre outros.

Outro grande nome para citações, é Émile Durkheim, esse autor pensou/escreveu sobre o fato social e o corpo social do estado, deste modo, trazer ele em temas comportamentais, ou então, que se referem as mazelas do estado, sempre é uma boa opção.

Além dos dois autores mencionados acima, podemos apresentar a contemplação platônica para fundamentar um bom texto, Platão, construiu um debate em torno de sua Cidade Ideal ou Bela, como ele assim a denominou, o uso dessas ideias, podem se encaixar em temas políticos, de desigualdade social e até mesmo de corrupção.

Autores queridinhos na redação

Nos últimos anos, alguns autores ganharam muito espaço na fundamentação de redações, entre eles estão:

  • Zygmunt Bauman;
  • Karl Marx; e
  • Theodor Adorno.

Esses três autores, são os mais citados pelos alunos em suas redações, deste modo, vamos dar uma atenção mais especial para eles. As teorias de Bauman são muitas, mas ele aparece muito quando citamos a ideia de Modernidade Líquida, onde as relações são frágeis e perdem o interesse muito rápido, além disso, podemos usar essa concepção para ilustrar o crescimento e estímulo do capitalismo, das coisas supérfluas, entre outras. Quando pensamos em Marx, o autor é muito utilizado para ilustração nas lutas de classe, movimentos sociais e a formação da consciência de classe. Porém, não podemos esquecer, que ele é muito citado em teorias para desconstrução do capitalismo, mostrando a desigualdade entre as classes, e assim por diante. Por fim, Adorno caiu nas graças dos estudantes, pois a indústria cultural é sempre contemporânea e atual para os concurseiros ilustrarem a sociedade da atualidade, deixando claro o quanto somos influenciados e seguimos o pensamento dominante, gerando assim, uma alienação coletiva em muitos casos, por isso, quase sempre é uma citação cabível.

Para concluir…

Sabendo um pouco desses autores e suas citações, você estará um pouco mais preparado para as batalhas em busca da sua aprovação, no mais, por hoje é só, mas acompanhe aqui e nas nossas redes sociais (@direcaoconcursos e @perguntaproheitor) que logo teremos muitas novidades. Portanto, agora vamos praticar, selecione uma proposta de texto antiga, ou nova, como preferir, e busque enquadrar as teorias desses autores no seu texto, para ajudar, segue abaixo o link de uma aula onde passo mais algumas instruções, vamos escrever, porque só escreve bem quem escreve sempre…

Um grande abraço, e bora pra cima!

Conheça nossos cursos e entre para meu canal no telegram!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Heitor Ferreira

Heitor Ferreira

Professor e coordenador de discursivas no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.