Vitor Macau • 14/02/2022
14/02/2022Foi publicado o edital do concurso Sefaz AM, prova que será realizada pela FGV. Então, leia o conteúdo abaixo e planeje seu estudo de direito tributário e legislação, Sefaz AM 2022.
Nosso objetivo, hoje, será avaliar os assuntos cobrados pelo edital e elaborar uma orientação de estudo para que você consiga se preparar, com qualidade, para a prova.
Resumo sobre o edital:
Antes de tudo, precisamos organizar os estudos de forma a abranger a doutrina, o estudo da literalidade, a realização de exercícios e as revisões.
Mas como podemos fazer isso?
Primeiro, vamos analisar os assuntos e as fontes destes conteúdos para estudarmos.
Então, com os conteúdos organizados, vamos agora estabelecer um roteiro de estudo, simples e objetivo, para que planeje seu estudo de direito tributário e legislação, Sefaz AM.
Como a matéria de direito tributário e legislação tributária correspondem a cerca de 25% da pontuação total do cargo de auditor fiscal de rendas, o ideal é que você dedique cerca de ¼ do tempo disponível para estas matérias.
Deixo a sugestão de você estudar, pelo menos, 02 turnos de 03 horas cada para direito tributário e também 02 turnos de 03 horas cada para legislação tributária. Assim, seria possível avançar, por semana, dois assuntos de cada uma destas matérias.
Portanto, a organização que iremos sugerir é que em cada turno de estudo você realize a revisão/estudo de um assunto, priorizando a leitura dos artigos de lei, e na seqüência faça uma bateria de questões (algo entre 10 a 20 exercícios) da banca FGV. Após a realização das questões, sem consulta, corrija as questões e separe aquelas questões que você vier a errar para novamente revisar no final de semana.
Caso você não saiba onde realizar questões sobre direito tributário e legislação, deixo a dica para utilizar a plataforma da assinatura ilimitada!
Para iniciar nossa avaliação, avaliando o histórico da banca na área fiscal, dos últimos 10 10 anos, podemos observar a preferência dos seguintes assuntos:
Principais assuntos da banca FGV:
Assim, observamos uma preponderância dos seguintes assuntos
Tomando por base a última prova aplicada pela FGV, Sefaz ES, identificamos uma tendência preponderante de questões interpretativas.
Mas o que seriam as questões interpretativas?
São aquelas questões em que no enunciado existe um caso prático, para você interpretar, e depois, através do conhecimento de direito tributário, você poderá encontrar a alternativa que corresponda a questão em análise.
Vamos, como exemplo, analisar uma destas questões:
Alternativa correta: A
Questões comentadas:
01 – Conforme prevê o CTN, extinguem o crédito tributário a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
E nesta lei do Ente tributante, alguns fatores devem ser levados em conta, como por exemplo a forma de avaliar os imóveis, a forma de incorporação do imóvel ao patrimônio público, entre outros.
Art. 156. Extinguem o crédito tributário:
XI – a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
Alternativa: A
Assim sendo, podemos finalizar o artigo com duas informações chaves para você que irá prestar alguma prova que a FGV irá elaborar:
Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes do estudo e/ou aprofundar o conteúdo, mantenha-se informado sobre as minhas lives e vídeo aulas!
Ademais, caso queira comentar sobre seu planejamento de estudo de direito tributário e legislação, deixe nos comentários.
Vítor Macau – @professorvitormacau
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 12 de maio de 2022
Queridos alunos, apresento a vocês sugestões de recursos para uma questão de Direito Tributário da prova para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos do concurso Sefaz AM. Reforço que essa é apenas uma sugestão e você deve elaborar seu recurso com suas próprias palavras. Confira abaixo: Questão objeto de recurso: Questão nº 54 da prova […]
Igor Cintra • 12 de maio de 2022
Olá, pessoal! No dia 8 de maio de 2022 a banca FGV aplicou a prova para o provimento do cargo de Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (SEFAZ/AM). Julgo que uma das 16 questões aplicadas apresentou duas respostas válidas. Por tal motivo estou apresentando uma proposta de recurso. Utilizem tal proposta […]
Alan Martins • 12 de maio de 2022
E aí? Tudo bem!? Sou o professor Alan Martins e vou apresentar aqui o gabarito extraoficial e as justificativas das respostas da prova de Legislação Tributária Específica do Estado do Amazonas, do concurso Sefaz AM (Secretaria de Fazenda do Amazonas) para o cargo de Auditor Fiscal. Salvo uma questão em que se cobrou o percentual de uma multa […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.