Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

SEFAZ/AP: como estudar Contabilidade Geral para provas da FCC?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Igor Cintra07/06/2022

07/06/2022

O objetivo deste artigo é falar sobre o estudo da Contabilidade Geral e Avançada para o cargo de Auditor Fiscal da SEFAZ/AP, cuja banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Particularmente tenho grande experiência em provas desta banca, tanto como concurseiro, pois fui aprovado nas provas de Auditor Fiscal do Município São Paulo/SP (ISS/SP) e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS/SP), cujas provas foram aplicadas pela FCC.

Além disso, desde 2013 tenho ajudado estudantes do Brasil inteiro a superarem as provas desta banca, como aconteceu nas provas da SEFAZ/PI, SEFAZ/MA, SEFAZ/GO, SEFAZ/SC e SEFAZ/BA.

Segue abaixo comentários de alguns alunos meus que foram aprovados em provas aplicadas pela Fundação Carlos Chagas.

Vamos, então, fazer como os aprovados acima e aprender a estudar Contabilidade Geral e Avançada em provas da FCC?

Característica das Provas de Contabilidade Geral da FCC

As provas da FCC da área fiscal costumam cobrar conceitos práticos relacionados à Contabilidade Avançada. Estudantes que se preparam através de questões de outras bancas costumam considerar as questões da FCC como difíceis, pois não estão acostumados com seu tipo de abordagem.

No entanto, é importante mencionar que em provas da área fiscal as questões cobradas possuem uma característica bastante conhecida. Muitas questões são idênticas às cobradas em provas passadas e o examinador apenas altera os dados fornecidos.

Em função desta característica é bastante comum verificar que aprovados em provas da área fiscal gabaritam as questões de Contabilidade Geral e Avançada (ou chegam muito próximo a isso).

Os seguinte tópicos, por exempo, quase sempre estão presentes em provas desta área:

  • CPC 01
  • CPC 03
  • CPC 08
  • CPC 09
  • CPC 15
  • CPC 16
  • CPC 18
  • CPC 25
  • CPC 27
  • CPC 48

Como testar seu nível de conhecimento?

Se você quer brigar de igual pra igual com os melhores concurseiros(as) da área fiscal é essencial mensurar seu nível de conhecimento em cada uma das disciplinas. Depois disso você precisa atacar seus pontos fracos, desde que eles sejam relevantes em provas da FCC.

Para testar seu conhecimento em Contabilidade Geral e Avançada criei um simulado com 20 questões aplicadas na área fiscal recentemente.

Separe no mínimo uma hora do seu dia para resolver estas questões. Para mensurar seu conhecimento é absolutamente necessário que você não utilize qualquer material de apoio. Em resumo: simule o dia de sua prova!

Para acessar o simulado clique no link abaixo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SIMULADO

Grande abraço e bons estudos!

contabilidadefccProvas e questões resolvidascomo estudar contabilidadecomo estudar para concursoscontabilidadecontabilidade avançadacontabilidade fcccontabilidade geralcontabilidade para concursosFCCfcc concursosprovas fcc
Igor Cintra

Igor Cintra

Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.