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Concurso PF: edital de 2004 de Técnico em Assuntos Educacionais

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Jaqueline Santos12/05/2023

12/05/2023

Olá, galera!!!

Tudo bem com você? Eu sou a Professora Jaqueline Santos, Coordenadora Pedagógica e Professora de Conhecimentos Pedagógicos do Direção Concursos e já fui aprovada, nomeada em vários cargos da educação e estou aqui em mais um artigo para ajudar você também a ser aprovado.

Recebi várias solicitações e dúvidas em meu Instagram sobre o novo concurso de nível médio e superior, da Polícia Federal – Administrativo, especificamente para os cargos da área educacional: Auxiliar de Assuntos Educacionais e Técnico em Assuntos Educacionais, principalmente. E por conta disso, resolvi escrever esse artigo trazendo todas as informações mais pertinentes do último edital. Então, vamos nessa com todas as informações para você começar hoje os seus estudos para esse grande concurso.

Saiba que no dia 11 de maio de 2023, foi solicitado a realização do Concurso para o Ministério da Justiça. Então, pra ontem, você precisa de todas as informações desse edital para começar a estudar!!!

No último edital, realizado no ano de 2004, foram ofertadas 18 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais distribuídas entre as licenciaturas: Educação Física, Filosofia, Sociologia, Pedagogia. Para o nível intermediário, na área de educação foram 4 vagas para o cargo de Auxiliar de Assuntos Educacionais. Logo, foram 4 cargos ofertados para as Licenciaturas e 1 para nível médio. Vamos falar sobre os requisitos para você, que aspira uma das futuras vagas desse edital?

Informações Essenciais

  • Última Banca: Cebraspe (não temos banca definida ainda para o novo edital!)
  • Vagas do último concurso: 14 – vagas nível superior e 4 – nível médio.
  • Vagas no pedido para o novo concurso: 13 vagas.
  • Áreas do Concurso – Área Educacional: Educação Física, Filosofia, Sociologia e Pedagogia e Ensino Médio.
  • Tipo de Prova: Certo – Errado.

Observação: Prova sem Teste Físico, por se tratar de carreira administrativa.

Requisitos para o Cargo – Técnico em Assuntos Educacionais – Polícia Federal – Área: Administrativa.

  • Nível Superior

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Educação Física, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: FILOSOFIA

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Filosofia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: SOCIOLOGIA

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Sociais, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: PEDAGOGIA

  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

Atribuições para o Cargo – Técnico em Assuntos Educacionais – Polícia Federal – Área: Administrativa.

  • atividades de supervisão;
  • coordenação;
  • programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos;
  • visa à solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Nível Intermediário

Requisitos para o Cargo – Técnico em Assuntos Educacionais – Polícia Federal – Área: Administrativa.

CARGO: AUXILIAR DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS

  • REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições para o Cargo – Auxiliar de Assuntos Educacionais – Polícia Federal – Área: Administrativa.

  • atividades de nível médio, de natureza pouco repetitiva, envolvendo execução, sob supervisão e orientação de trabalhos relacionados com assistência e orientação educacional, com a aplicação de recursos audiovisuais na educação e, ainda, com a supervisão, administração e inspeção do ensino.

JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho para todos os cargos será de 40 horas semanais.

REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

  • Ter sido aprovado no concurso.
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1.º, artigo 12, da Constituição da República.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Possuir carteira de identidade civil.
  • Comprovar o nível de escolaridade e os demais requisitos exigidos para o exercício do cargo.
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos, na data da posse
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal.
  • Cumprir as determinações do edital.

EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS

A seleção será composta de exame de habilidades e conhecimentos, aferidos por meio de aplicação de provas objetivas.

DURAÇÃO DA PROVA

As provas objetivas para os cargos de nível superior e intermediário tiveram a duração total de 3 horas e 30 minutos no turno matutino – Nível Superior e vespertino – Nível Intermediário.

PROVAS OBJETIVAS

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que devem ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Importante: um item errado anula um certo, segundo o padrão de correção da banca CEBRASPE.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1);
  • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2);
  • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas;

OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)

HABILIDADES

Os itens das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio.  Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento.

CONHECIMENTOS

Nas provas objetivas serão avaliados, além de habilidades, conhecimentos, conforme especificação a seguir.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas:

1 Tipologia textual.

2 Paráfrase, perífrase, síntese e resumo.

3 Significação literal e contextual de vocábulos.

4 Processos de coesão textual.

5 Coordenação e subordinação.

6 Emprego das classes de palavras.

7 Concordância.

8 Regência.

9 Estrutura, formação e representação das palavras.

10 Ortografia oficial.

11 Pontuação.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1 Sistema operacional Windows.

2 Word 2000 e Word 2002.

3 Excel 2000 e Excel 2002.

4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico.

5 Internet Explorer e Outlook Express.

6 Noções de hardware e de software.

ATUALIDADES

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como:

– política;

– economia;

– sociedade;

– educação;

– tecnologia;

– energia

– relações internacionais;

– desenvolvimento sustentável;

– segurança

– artes e literatura, e suas vinculações históricas.

Observação: Como se trata de um edital de 2004. Logo, podemos ter mais conteúdos programáticos como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Redação Discursiva, entre outros pontos, que são cobrados pelas bancas examinadoras na atualidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA


1 As concepções de corpo presentes na cultura.

2 Os conteúdos de ensino reconhecidos pela área de conhecimento da Educação Física.

3 O Jogo e as dimensões metodológicas, recreativa e desportiva.

4 A Dança como expressão e comunicação humana; como objeto de apreciação significativa e como produção cultural e histórica.

5 A Ginástica e suas características de acordo com as finalidades educativas, recreativas, lazer e saúde.

6 O Esporte: sua forma, intenção e organização. O esporte compreendido como fenômeno social e o conhecimento construído e acumulado historicamente nas suas diferentes dimensões: espetáculos, trabalho e lazer.

7 Problematização e tematização em aulas de Educação Física: o conteúdo como fim e/ou meio.

8 Retrospectiva histórica do uso terapêutico da educação física em pacientes psiquiátricos.

9 Avaliação orientação e prescrição de atividades físicas.

10 Educação física adaptada: Recreação voltada ao paciente especial.

11 Socorros urgentes: Noções de primeiros socorros.

12 Introdução à psicologia.

13 Gerência de integração e escopo de projetos.

12.Educação física na promoção da saúde.

14 Psicomotricidade aplicada à educação física.

CARGO 25: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: FILOSOFIA

1 A Filosofia: mito e filosofia.

2 A filosofia na antiga Grécia.

3 O pensamento filosófico: suas características.

4 Ceticismo e dogmatismo em Filosofia e ideologia.

5 Filosofia e educação.

6 O conhecimento: lógica formal. Lógica dialética.

7 Teoria de conhecimento, da antiguidade aos tempos atuais.

8 Conhecimento filosófico e conhecimento científico-tecnológico.

9 O Homem: visões e teorias: racionalismo e empirismo.

10 Idealismo e materialismo dialético.

11 Positivismo.

12 Existencialismo.

13 Fenomenologia.

14 Ética e política: concepções, liberalismo e neoliberalismo.

15 Estado, socialismo, democracia, autoritarismo e cidadania, moral, liberdade e determinismo.

16 Estética: concepções.

17 Arte e pensamento.

18 Funções da arte.

19 Arte de elite e arte popular.

20 Arte e educação.

CARGO 26: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: SOCIOLOGIA

1 Fundamentos teórico-metodológicos:

– fato social e ação social; explicação e compreensão; positivismo e interpretação do sentido;

– História: evolução, progresso e desenvolvimento.

2 Principais conceitos:

– sociedade e indivíduo;

– estrutura e função;
 

-diferenciação social;

– divisão social do trabalho;

– estratificação social;

– dominação social;

– conflito e mudança social;

– educação; linguagem;

– cultura:

– valores,

– ideias e ideologias;

– instituições; comportamento;

– racionalidade e irracionalidade: lei e moral;

– carisma: tradição e modernidade; urbanização.

3 Principais correntes de pensamento sociológico:

– funcionalismo;

– marxismo;

– sociologia compreensiva;

– teoria crítica da sociedade.

4 Sociologia no Brasil – principais temas:

– cultura brasileira;

Identidade nacional:

– Estado e poder;

– estratificação social,

– dependência e desenvolvimento;

– movimentos sociais;

– Estado, sociedade e Educação.

CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – ÁREA: PEDAGOGIA

1 Fundamentos da educação.

1.1 A relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica.

1.2 Base legais da educação nacional:

– Constituição da República

– LDB (Lei n.º 9.394/96);

– Parâmetros curriculares nacionais.

1.3 Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas.

2 A supervisão: concepção e prática.

2.1 Funções e responsabilidades do supervisor escolar:

– pedagógicas,

– administrativas,

– técnicas e

– político-sociais.

2.2 Liderança e relações humanas no trabalho:

– tipos de liderança,

– mecanismos de participação;


– normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal.

2.3 Organização do trabalho na escola pública:

– articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

2.4 A pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender.

3 O papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.

3.1 A função sociocultural da escola.

3.2 A escola: a comunidade escolar e o contexto institucional e sociocultural.

3.3 O processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis.

3.4 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.

A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico.

3.5 Planejamento participativo:

– concepção;

– construção;

– acompanhamento e 

– avaliação.

3.6 A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento:

– constituição de equipes,

– encontros e avaliações sistemáticas,

– capacitação de pessoal para o planejamento,

– constituição de grupos de estudo,

– aplicação de critérios na distribuição de tarefas,

– articulação com outros grupos sociais.

4 O currículo e a construção do conhecimento.

5 O processo de ensino-aprendizagem.

5.1 Relação professor-aluno.

5.2 Bases psicológicas da aprendizagem.

5.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos:

– objetivos e conteúdos de ensino;

– métodos e técnicas e a multimídia educativa e a

– avaliação educacional.

5.4 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática.

– Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

5.5 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta.

5.6 Educação continuada dos profissionais da escola.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas.

1 Tipologia textual.

2 Paráfrase, perífrase, síntese e resumo.

3 Significação literal e contextual de vocábulos.

4 Processos coesivos de referência.

5 Coordenação e subordinação.

6 Emprego das classes de palavras.

7 Estrutura, formação e representação das palavras.

8 Ortografia oficial.

9 Pontuação.

10 Concordância.

11 Regência.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1 Sistema operacional Windows.

2 Word 2000 e Word 2002.

3 Excel 2000 e Excel 2002.

4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico.

5 Internet Explorer e Outlook Express.

6 Noções de hardware e de software.

ATUALIDADES

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como:

– política;

– economia;

– sociedade;

– educação;

– tecnologia;

– energia

– relações internacionais;

– desenvolvimento sustentável;

– segurança

– artes e literatura, e suas vinculações históricas.

Observação: Como se trata de um edital de 2004. Logo, podemos ter mais conteúdos programáticos como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Redação Discursiva, entre outros pontos, que são cobrados pelas bancas examinadoras na atualidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO

CARGO: AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

1 Ciências naturais.

1.1 Física.

1.2 Química.

1.3 biologia.

2 História das comunidades primitivas às sociedades modernas.

3 Conceitos básicos da ciência linguística:

– o signo, significante e significado;

– sincronia e diacronia;

– sintagma e paradigma; sistema, norma e uso;

– variação linguística;

– modalidades falada e escrita;

– a noção de erro; funções da linguagem.

4 Estrutura e organização dos diversos tipos de texto escrito:

– compreensão textual; domínio da modalidade escrita e da norma culta da Língua Portuguesa;

– coesão e coerência;

– intertextualidade.

5 Uso, descrição e análise de estruturas da Língua Portuguesa:

– fonética e fonologia;

– morfossintaxe;

– semântica;

– léxico;

– ortografia;

– pontuação.

6 Geografia do Brasil:

– características físicas gerais do espaço brasileiro;

– evolução do espaço brasileiro;

– divisão do espaço brasileiro e sua organização;

– população brasileira: dinâmica demográfica,

– estrutura, migrações, ocupação urbana e rural;

Atividades econômicas:

– relações de produção,

– estrutura fundiária,

– distribuição de renda,

– internacionalização da produção agrária,

– indústria,

– comércio e transportes;

– situação econômica atual no contexto internacional.

7 Ensino de Arte:

– fundamentos;

– história;

– objetivos.

8 Conjuntos:

– noções de conjunto;

– operações; subconjuntos;

– conjunto das partes de um conjunto;

– relação.

9 Números naturais e inteiros:

– divisibilidade,

– fatoração,

– MDC,

– MMC e congruências.

10 Números racionais:

– razões e proporções.

11 Números reais:

– representação de números por pontos na reta,

– representação decimal,

– potenciação e radiciação,

– porcentagens

– regras de três simples e composta.

12 Números complexos:

– conceituação,

– operações,

– forma trigonométrica,

– potências e raízes.

13 Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Essas são as informações mais importantes acerca do seu edital. Aproveite todas as informações colocadas aqui e já monte o seu ciclo de estudos da aprovação. Eu sei que posso te ajudar muito bem em todo o seu processo para a sua aprovação!!! Pega o embalo e leia os demais artigos feitos por mim aqui para o blog do direção concursos!

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Jaqueline Santos

Jaqueline Santos

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.

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