
Um fiasco na organização marcou a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), conhecida como “CNU dos Professores“, nesse domingo (26/10), em São Luís.
Mais de 60 candidatos não conseguiram realizar o exame no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no bairro do Anil, devido à escassez de carteiras nas salas de aplicação. O incidente gerou revolta entre os participantes, que passaram horas aguardando uma solução da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Os portões foram abertos ao meio-dia, conforme o cronograma oficial, com o fechamento previsto para as 13h e o início da prova às 13h30. No entanto, ao chegarem às salas, muitos inscritos se depararam com a ausência de assentos suficientes.
Para amenizar o transtorno, os candidatos foram remanejados temporariamente para a biblioteca da escola, onde esperaram por orientações da organização. Por volta das 15h, uma van foi enviada ao local para transportar os afetados a outro prédio, mas a alternativa foi considerada inviável pelos participantes, que relataram falta de condições adequadas para a aplicação do exame.
Após longas horas de espera e sem resolução efetiva, os candidatos registraram o ocorrido em uma ata notarial, documento que pode servir de base para futuras ações judiciais ou reclamações formais.
O caso não foi isolado: relatos semelhantes surgiram em Timon, a 500 km de São Luís, onde inscritos afirmaram não ter conseguido realizar o exame em duas escolas do município. Lá, a insatisfação levou os afetados a procurarem a delegacia local para registrar boletim de ocorrência.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o CNU dos Professores registrou 1.086.914 inscrições. A prova avaliou 17 áreas da licenciatura.
Tenha a rotina de um aprovado!
O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!
Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!
Etapas e provas do CNU dos Professores
As provas do CNU dos Professores foram aplicadas para 17 licenciaturas diferentes, que cobrem todas as quatro grandes áreas de conhecimento:
- biologia;
- ciências sociais;
- computação;
- educação física;
- filosofia;
- física;
- geografia;
- história;
- letras (português);
- letras (português e espanhol);
- letras (inglês);
- matemática;
- pedagogia;
- e química.
A realização da PND abrangeu a aplicação dos seguintes instrumentos:
- Prova teórica: destinada a aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
- Questionário para o participante habilitado para a realização do Enade das Licenciaturas 2025: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do estudante e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES.
- Questionário Contextual: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos.
- Questionário de Percepção de Prova: destinado a coletar informações que permitam aferir a percepção dos participantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados.
A prova, com duração total de 5h30, é composta por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.
A parte de Formação Geral Docente, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 30 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.
A parte de Componente Específico de cada área de avaliação da PND terá 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Mantenha-se informado!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Resumo
- Inscrição: 14 a 30/7/2025
- Taxa: R$ 85,00
- Aplicação: 26/10/2025
- Resultado final: 10/12/2025
- Edital
O maior desconto do ano na sua assinatura
A data mais esperada do ano chegou! É a sua chance de garantir o acesso à plataforma que vai turbinar seus estudos para concursos públicos com um super desconto e condições que só aparecem uma vez.
🔥 OFERTA RELÂMPAGO: ATÉ 80% DE DESCONTO!
🔥 Vitalícia: a partir de 12x de R$ 104,90
🔥 Pagamento no PIX: 10% de Desconto Extra
🎁 BÔNUS EXCLUSIVO: 3 meses de Programa Passe!
Esta condição especial é válida por pouquíssimos dias e não se repetirá em nenhum outro lugar. Se você perder, só vai encontrar uma oportunidade assim no ano que vem, e provavelmente sem este preço incrível.
Invista no seu futuro sem pesar no seu bolso. Aproveite a Black Friday Direção Concursos e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
