Concursos Abertos Concursos 2023

Concurso AFT: ministro diz apoiar pauta de novo certame

Juliane Freitas Juliane Freitas comentários
05/08/2022, às 15:32 • 1 semana atrás

Um novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) vem sendo solicitado há algum tempo, tendo em vista a grande defasagem no quadro de Auditores em atividade atualmente.

O presidente do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Bob Machado, esteve reunido na última terça-feira, 2 de agosto, com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o secretário do Trabalho, Mauro Rodrigues de Souza, e o chefe de gabinete do ministro, Omar Mohamed. Entre as pautas discutidas, esteve a realização de um novo certame para a área.

“A carreira conta hoje com 1.993 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa, registrando um total de 1.651 cargos vagos. Uma das principais razões desse déficit é que, por lei, a carreira com 3.644 cargos, registra em média, todos os anos, a aposentadoria de cerca de 130 Auditores. Somado a isso, desde 2013 não é realizado concurso público para preencher esses cargos vagos”, explicou o presidente do sindicato.

De acordo com Bob Machado, a abertura de um novo edital se faz necessária para que as ações na carreira, em várias frentes, não sejam agravadas, como, por exemplo, “no combate ao trabalho escravo e infantil, inclusão do jovem aprendiz no mercado de trabalho, fiscalização da legislação trabalhista e de segurança e saúde no trabalho, no incremento da receita do governo federal ao fiscalizar o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cujos recursos financiam obras de saneamento, habitação e mobilidade urbana, gerando milhares de empregos para o Brasil”.

O ministro José Carlos Oliveira expressou apoio a essa e outras demandas do sindicato e informou que pretende fazer gestões sobre os temas apresentados.

Vale lembrar que o pedido por novo concurso AFT vem acontecendo reiteradas vezes, tendo em vista a urgência na recomposição do quadro de servidores. Veja mais detalhes aqui!

senado e mais

Panorama concurso AFT

O último concurso AFT foi realizado há bastante tempo, em 2013. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o edital foi destinado ao preenchimento de 100 vagas pra o cargo de Auditor.

Em relação à remuneração, na época, os aprovados fizeram jus a salários iniciais no valor de R$ 14.280,00. Vale lembrar que o certame aconteceu há quase 10 anos e estes valores estão defasados.

Veja, no quadro abaixo, detalhes a respeito da prova objetiva:

Concurso AFT: provas do último edital

Os candidatos aprovados foram lotados nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.

Resumo do concurso AFT

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 1.524 (solicitadas)
  • Cargos: Auditor e motorista oficial
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Remuneração: iniciais de R$ 14.280,00
  • Link do último edital

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

SUPER SEMANA ILIMITADA!

A primeira colocada no concurso TCU rasgou elogios ao material do Direção Concursos. Além dela, a 01 da PCDF e o 01 da PRF também contaram com o melhor material do mundo dos concursos.

É hora de elevar o nível dos seus estudos e estudar com o melhor material disponível no mercado. É hora de dar um passo rumo à aprovação.

Estamos com uma promoção imperdível na Super Semana Ilimitada. Quem não clicar vai se arrepender.

NÃO QUERO ME ARREPENDER

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.