Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso AFT: ministro diz apoiar pauta de novo certame

Concurso AFT: ministro diz apoiar pauta de novo certame

Um novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) vem sendo solicitado há algum tempo, tendo em vista a grande defasagem no quadro de Auditores em atividade atualmente.

O presidente do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Bob Machado, esteve reunido na última terça-feira, 2 de agosto, com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o secretário do Trabalho, Mauro Rodrigues de Souza, e o chefe de gabinete do ministro, Omar Mohamed. Entre as pautas discutidas, esteve a realização de um novo certame para a área.

“A carreira conta hoje com 1.993 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa, registrando um total de 1.651 cargos vagos. Uma das principais razões desse déficit é que, por lei, a carreira com 3.644 cargos, registra em média, todos os anos, a aposentadoria de cerca de 130 Auditores. Somado a isso, desde 2013 não é realizado concurso público para preencher esses cargos vagos”, explicou o presidente do sindicato.

De acordo com Bob Machado, a abertura de um novo edital se faz necessária para que as ações na carreira, em várias frentes, não sejam agravadas, como, por exemplo, “no combate ao trabalho escravo e infantil, inclusão do jovem aprendiz no mercado de trabalho, fiscalização da legislação trabalhista e de segurança e saúde no trabalho, no incremento da receita do governo federal ao fiscalizar o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cujos recursos financiam obras de saneamento, habitação e mobilidade urbana, gerando milhares de empregos para o Brasil”.

O ministro José Carlos Oliveira expressou apoio a essa e outras demandas do sindicato e informou que pretende fazer gestões sobre os temas apresentados.

Vale lembrar que o pedido por novo concurso AFT vem acontecendo reiteradas vezes, tendo em vista a urgência na recomposição do quadro de servidores. Veja mais detalhes aqui!

senado e mais

Panorama concurso AFT

O último concurso AFT foi realizado há bastante tempo, em 2013. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o edital foi destinado ao preenchimento de 100 vagas pra o cargo de Auditor.

Em relação à remuneração, na época, os aprovados fizeram jus a salários iniciais no valor de R$ 14.280,00. Vale lembrar que o certame aconteceu há quase 10 anos e estes valores estão defasados.

Veja, no quadro abaixo, detalhes a respeito da prova objetiva:

Concurso AFT: provas do último edital

Os candidatos aprovados foram lotados nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.

Resumo do concurso AFT

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 1.524 (solicitadas)
  • Cargos: Auditor e motorista oficial
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Remuneração: iniciais de R$ 14.280,00
  • Link do último edital

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.