
O concurso para Agente Penitenciário de Santa Catarina está cada vez mais próximo. Serão, conforme anunciado pelo governador Carlos Moisés, 600 vagas imediatas em edital.
Resumo concurso Agente Penitenciário 2019:
- Banca: a ser definida
- Situação: comissão formada
- Escolaridade: nível superior
- Provas: 2019
- Vagas: 600
- Último edital neste link
Como está a situação do concurso para Agente Penitenciário de 2019?
Após o anúncio realizado pelo governador, no dia 20 de maio (2019), foi formada comissão que deverá ser responsável por todos os trâmites do concurso até a publicação de seu edital.

De acordo com o poder público do estado de Santa Catarina, o anúncio do novo concurso está de acordo com a política de segurança pública estadual, a qual visa à redução dos níveis de criminalidade:
“Esse anúncio de mais de 600 vagas para Agentes do Sistema Prisional catarinense supre a demanda para ativação de novas alas, novas unidades prisionais e também futuras unidades que serão construídas. Esses agentes vêm para que a gente possa atuar nas unidades de forma adequada com segurança para os agentes e também garantir um tratamento adequado aos internos do sistema prisional do estado”, disse o governador à época.
Como será a distribuição de vagas para candidatos PCD?
O Tribunal de Justiça catarinense acolheu ação proposta pelo Ministério Público, que questionava o edital de 2013.
O questionamento referia-se a não observação da reserva de vagas para candidatos com deficiência.
Desse modo, o próximo concurso trará, além dos 5% de vagas reservadas aos candidatos com deficiência, mais 15 vagas exclusivas para essa categoria de candidatos.
A decisão foi determinada pelo órgão judiciário catarinense.
Qual a justificativa do órgão?
Ao se defender da acusação de exclusão de candidatos PCD, o órgão disse terem, os cargos, exigência de aptidão física plena, o que iria de encontro à disponibilidade de vagas para deficientes.
No entanto, o relator do caso, desembargador Paulo Henrique Moritz da Silva, disse ser incompatível com nosso ordenamento jurídico a presunção de que nenhuma das atividades do caro possa ser desempenhada por pessoas nessa qualidade.
Como foi o último concurso para Agente Penitenciário de SC?
Realizado em 2013, o concurso teve a bana Fepese como organizadora e contou com cerca de 320 vagas na seguinte disposição:


As vagas foram distribuídas pelas seguintes localidades:

Salários, carga horária e escolaridade
De acordo com anexo IV da lei do órgão, os servidores deverão possuir ensino superior completo para exercer suas funções em uma carga horária de 40 horas semanais e com salários de acordo com a tabela abaixo:

Como foram as etapas do concurso Agente Penitenciário 2013?
O concurso de 2013 teve cinco (5) etapas:
- Provas objetivas;
- Capacidade Física;
- Avaliação Psicológica;
- Exames Toxicológicos;
- Investigação Social.
Confira as disciplinas cobradas na prova objetiva
AGENTE PENITENCIÁRIO

AGENTE SOCIOEDUCATIVO


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: