Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Agepen MG: COMISSÃO FORMADA!

Concurso Agepen MG: COMISSÃO FORMADA!

Os preparativos para o próximo concurso Agepen MG continuam em andamento mesmo em período de pandemia. A comissão de servidores que acompanhará a organização do certame foi definida nesta terça-feira (26/5). Ao todo, estão previstas 2.420 vagas para Agente Penitenciário e o certame ofertará também vagas para os cargos de Agente Socioeducativo e Assistente Executivo de Defesa Nacional. Nesta matéria, você terá detalhes sobre a previsão exata de vagas e sobre quais os próximos passos a partir de agora.

Veja a publicação no Diário Oficial do estado que oficializa a formação da comissão:


Concursos de cabeça para baixo

O Direção e o QConcursos vão VIRAR DE CABEÇA PARA BAIXO o mundo dos concursos. Será uma oportunidade única de ter acesso a materiais de altíssima qualidade de uma forma nunca antes oferecida! Além disso, haverá sorteio de 30 assinaturas ilimitadas! Para participar, inscreva-se clicando no banner abaixo:


De acordo com a resolução que monta o grupo de servidores, há o prazo de 10 dias úteis para a elaboração do cronograma do concurso público. Além disto, a comissão será responsável por:

  • I – elaborar cronograma de trabalho no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados da data de publicação desta Resolução, que servirá como instrumento de direcionamento para suas atividades;
  • II – realizar estudo preliminar contemplando análise dos cargos abordados no concurso público iniciado no ano de 2020 quanto às atribuições,direcionamento, apuração de vagas,curso de formação e disposições gerais;
  • III – acompanhar todas as etapas do Concurso;
  • IV – elaborar o termo de referência e outros documentos necessários para instrução do processo de contratação de empresa executora ou para realização do certame;
  • V – definir as etapas que irão compor o Concurso Público;
  • VI – apresentar conteúdos programáticos para as provas, bem como referências bibliográficas para os candidatos;
  • VII – realizar o processo de escolha da instituição executora do concurso;
  • VIII – planejar e monitorar as atividades de execução do concurso, bem como solicitar relatórios a instituição executora para acompanhamento do processo;
  • IX – acompanhar a execução do contrato com a empresa contratada para realização do serviço, formalizando em processo eletrônico todas as ocorrências relacionadas com a execução dos serviços e determinando as providências cabíveis;
  • X – validar, no que couber, os documentos e ações programadas pela empresa executora contratada no tocante à realização das etapas do Concurso Público;
  • XI – avaliar casos excepcionais que não estejam previstos em Edital;
  • XII – emitir relatórios periódicos sobre o andamento do processo concursal

Cargos e vagas previstos no concurso Agepen MG

A previsão inicial é de que o concurso Agepen MG englobe três cargos: Agente Penitenciário, Agente Socioeducativo e Assistente Executivo de Defesa Nacional.

Além disso, de acordo com um ofício da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, são estimadas 3.117 vagas ao todo que serão distribuídas entre os três. Segundo o documento, a divisão será a seguinte:

  • 2.420 para Agente Penitenciário
  • 270 para Agente Socioeducativo
  • e 427 para Assistente Executivo de Defesa Nacional
agepen mg 1

Outro documento, obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, mostrava que a secretaria visitaria a Escola de Sargentos das Armas, em busca de referências para organizar o próximo concurso público.

Na época, o ofício dizia que a secretaria desejava “referências em organizações de concursos nas Instituições com suficiente maturidade para replicação de boas práticas”.

Agora, é uma boa época para começar a se preparar. Confira os pacotes completos do Direção Concursos para o concurso Agepen MG:

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Quando será publicado o edital?

Não há previsão de quando será publicado o edital, especialmente em tempos de pandemia do coronavírus. No entanto, com a comissão formada, é possível definir quais serão os próximos passos para a realização do concurso Agepen MG até a publicação do edital.

Agora, a comissão elaborará um documento com todas informações essenciais e básicas para a realização do concurso Agepen MG, como vagas, cargos e etapas. O projeto básico será enviado às empresa organizadoras e, delas, uma será escolhida como banca do concurso.

Assim que o extrato de contratação com a banca for publicado, há um período de 30 a 60 dias para a divulgação do edital.

Para entender com mais detalhes a organização do concurso público, clique aqui e leia o artigo explicativo.

Como foi o último concurso Agepen MG?

O último concurso ocorreu em 2018 e foi organizado pela IBFC. Na época, foram ofertadas 4 mil vagas. O cargo de Agente Penitenciário exigia nível médio completo. A remuneração inicial do cargo era de R$ 4.098,45.

No entanto, o órgão não conseguiu suprir a necessidade de novos servidores. Em 2019, o número do déficit de Agentes Penitenciários chegou a 1.100 e de Agentes Socioeducativos a 500.

Último concurso Agepen MG

  • Banca organizadora: IBFC
  • Cargo: Agente de Segurança Penitenciário
  • Escolaridade: nível médio
  • Número de vagas: 4 mil (cadastro de reserva)
  • Remuneração: R$ 4.098,45
  • Data da prova: 18 de novembro de 2018
  • Link do edital anterioraqui
Materiais do Direção + questões do QConcursos!
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.