Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Agepen MG: mais de 6 mil nomeações no último edital; veja!

Concurso Agepen MG: mais de 6 mil nomeações no último edital; veja!

Um novo concurso para a carreira de Agente Penitenciário no estado de Minas Gerais (clique no nome e saiba mais sobre o concurso Agepen MG) deve ser realizado ainda em 2020. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento do estado, os estudos para o cronograma do novo edital já foram iniciados.

Foram autorizadas 3.117 vagas, sendo 2.420 são para o cargo de Agente Penitenciário (Policial Penal) e 270 para Agente de Segurança Socioeducativo, ambos exigem certificado de nível médio. A expectativa é de que o novo edital seja publicado ainda em 2020.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

O número de vagas é bastante atrativo, mas o número de nomeações pode ser ainda maior. Tendo como parâmetro o último edital do concurso Agepen MG, realizado em 2013, o número de candidatos nomeados pode ser quase o dobro das vagas ofertadas.

Concurso Agepen MG: nomeações do último edital

O último edital Agepen MG foi organizado pela banca IBFC. Na ocasião, foram ofertadas 3.535 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Desse total, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento do estado de Minas Gerais, foram nomeados 6.438 candidatos, número correspondente a todas as aprovações do concurso.

Foram registrados no total 20.200 inscritos, sendo Belo Horizonte a localidade com maior procura. As vagas foram distribuídas da seguinte forma:

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  1. Prova Objetiva e Redação (eliminatório e classificatório);
  2. Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos (eliminatório);
  3. Exames Psicológicos (eliminatório);
  4. Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (eliminatório);
  5. Exames Médicos (eliminatório);
  6. Curso de Formação Técnico-Profissional (eliminatório e classificatório).

As provas objetivas foram compostas por 50 questões de múltipla escolha subdivididas entre as seguintes disciplinas:

Concurso Agepen MG: provas objetivas

Conteúdo programático

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia, acentuação e pontuação. Processo de formação de palavras. Emprego das classes de palavras. Sintaxe de concordância e de regência. Uso e colocação do pronome. Uso dos tempos e modos verbais. Estrutura do período e da oração. Redação (domínio da expressão escrita) – Variação linguística: modalidades do uso da língua e adequação linguística. Tópicos de língua portuguesa padrão. Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores: Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização PolíticoAdministrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Lei Estadual nº 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais; Lei Federal n.º 7.210, de 11 de Julho de 1984 (Institui a Lei de Execução Penal) e alterações posteriores; Lei Federal n.º 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e alterações posteriores; Lei Estadual n.º 11.404, de 25 de Janeiro de 1994 (Contém Normas de Execução Penal); Lei Estadual nº 14.695, de 30 de julho de 2.003, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Penitenciário; Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n° 2.848/40 e suas alterações posteriores). Parte Especial – Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública, Capítulo I. Dos crimes praticados por funcionário público contra administração em geral; Regulamento Disciplinar Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (REDIPRI).

Concurso Depen

Interessados no certame de Agepen MG podem também olhar com bons olhos para a chance no Depen. As inscrições ficam abertas até 5 de junho e são 294 vagas apenas para nível médio.

Até o momento, as provas estão marcadas para 6 de setembro, mas como trata-se de um concurso com provas em todo território nacional, a data pode ser postergada, tudo de acordo com a evolução do cenário da pandemia do novo coronavírus.

Para saber tudo sobre o concurso Depen, clique aqui!

Assinatura Ilimitada: prepare-se para os concursos públicos

Você encontra a melhor preparação para concursos públicos com a Assinatura Ilimitada. Nela, você encontra pacotes de cursos completos para diversos concursos públicos, inclusive para as prefeituras. A Assinatura Ilimitada utilizada o PDF 2.0, uma ferramenta inovadora que soluciona todos os problemas do concurseiro. Confira:

concursos públicos 2
Materiais do Direção + questões do QConcursos! CUPONS POR TEMPO LIMITADO!
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.