Wanessa Alves • 22/09/2023
Alô, concurseiro, temos novidades! Por meio de um ofício, enviado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a secretária-geral (Advocacia Geral da União), Clarice Calixto, confirmou a previsão de um novo concurso AGU com 400 vagas. Segundo o documento, a autorização do certame está iminente.
Desde o primeiro semestre deste ano, a AGU vem sinalizando ao Governo Federal a urgência de um novo certame, devido a quantidade de vacância na instituição.
Ao todo, segundo a AGU, são 221 postos vagos que estavam sendo redistribuído. No entanto, com a previsão de um novo certame, o órgão decidiu integrar as vagas ao total de 400 oportunidade que serão ofertadas para o quadro de servidores administrativos no próximo edital.
Confira o óficio:
Antes de prosseguir, veja o material mais completo do mercado e o time de professores mais qualificado para te ajudar a conquistar seu cargo dos sonhos. Clique no botão abaixo:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em maio, a AGU enviou ao MGI a solicitação de autorização para um novo concurso com 2.300 vagas. De acordo com a nota técnica da instituição, as oportunidades seriam segmentadas entre os seguintes cargos:
Sem concurso desde 2017, o Ofício, enviado em maio, lembra que a AGU recebeu apenas 112 novos servidores, o que, para o órgão, é especialmente grave quando observado o quadro técnico atual, composto por 70% de pessoas requisitadas, com remuneração média quase duas vezes superior à média recebida pelos servidores do quadro próprio.
O texto alerta que 27% da força de trabalho técnica total (somando servidores do quadro próprio e
terceirizados) é de empregados requisitados de uma única empresa, a Infraero, que está com Plano de Demissão Voluntária – PDV aberto até 31 de agosto.
Neste sentido, a AGU adverte que o risco enfrentado na gestão de pessoas é bastante significativo já que, apenas em junho de 2023, 23 requisitados da INFRAERO se desligaram da AGU porque aderiram ao referido PDV.
Ainda segundo o documento, dados dão conta de que 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, e com isso, estão cada vez mais próximos da aposentadoria.
Veja a íntegra do ofício enviado em julho!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.