PUBLICIDADE

Concurso AGU: em situação “grave”, órgão quer edital em 2023

Um novo concurso AGU (Advocacia Geral da União) para cargos efetivos do Quadro Técnico-Administrativo foi solicitado em caráter de urgência ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos. É o que informa o Ofício ao qual o Direção Concursos teve acesso. Segundo o documento, a realização de um novo certame “é medida ...

Por

Ricardo Loiola
Compartilhe esta notícia
concurso agu

Um novo concurso AGU (Advocacia Geral da União) para cargos efetivos do Quadro Técnico-Administrativo foi solicitado em caráter de urgência ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos. É o que informa o Ofício ao qual o Direção Concursos teve acesso.

Segundo o documento, a realização de um novo certame “é medida essencial, urgente, para garantir a capacidade institucional mínima.” Confira detalhes ao longo da matéria!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Concurso AGU: edital em 2023

No ofício endereçado ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos, a autarquia lembra que no ano de 2022, não pôde solicitar novo concurso para o ano de 2023, tendo em vista que possuía um concurso vigente até 2023.

Com a lista de excedentes já totalmente esgotada, o órgão solicitou autorização para provimento adicional de 12 vagas em 2023, das quais apenas 7 foram preenchidas. Os demais convocados não tomaram posse.

Em situação de carência de pessoal grave, o órgão solicita que uma autorização de novo concurso público para o quadro técnico da Advocacia-Geral da União seja avaliado não apenas para 2024, mas como demanda presente e prioritária ainda no ano de 2023.

Por fim, a solicitação pede o quantitativo de vagas que for viável do ponto de vista orçamentário, de forma a reduzir os riscos colocados à continuidade dos serviços prestados.

Situação “grave”

Sem concurso desde 2017, o Ofício lembra que a AGU recebeu apenas 112 novos servidores, o que, para o órgão, é especialmente grave quando observado o quadro técnico atual, composto por 70% de pessoas requisitadas, com remuneração média quase duas vezes superior à média recebida pelos servidores do quadro próprio.

O texto alerta que 27% da força de trabalho técnica total (somando servidores do quadro próprio e
terceirizados) é de empregados requisitados de uma única empresa, a Infraero, que está com Plano de Demissão Voluntária – PDV aberto até 31 de agosto.

Neste sentido, a AGU adverte que o risco enfrentado na gestão de pessoas é bastante significativo já que, apenas em junho de 2023, 23 requisitados da INFRAERO se desligaram da AGU porque aderiram ao referido PDV.

Ainda segundo o documento, dados dão conta de que 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, e com isso, estão cada vez mais próximos da aposentadoria.

Veja a íntegra do ofício!

Pedido de autorização

Demos aqui que em nota técnica enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos o órgão solicitou o provimento de 2.300 vagas de nível superior, a serem segmentadas entre os cargos abaixo:

  • Analista Técnico Administrativo: 2.100 vagas;
  • Analista em Tecnologia da Informação: 200 vagas.

De acordo com a publicação, depois de autorizado o certame, a comissão de planejamento deverá enviar o projeto básico e outros levantamentos em até 90 dias.

A banca organizadora deverá ser definida 60 dias após o projeto básico e, por fim, o edital deverá ser publicado nos 60 dias subsequentes.

Dessa forma, a expectativa é que as nomeações sejam realizadas apenas em 2024.

Confira, em detalhes, o cronograma previsto:

Veja mais detalhes acerca do concurso AGU clicando aqui.

Resumo do concurso AGU

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
AGU
agu concurso
concurso agu
NACIONAL
Ricardo Loiola

Ricardo Loiola

Produtor de conteúdo do blog de notícias do Direção Concursos.

Direção Concursos - Rodapé

Direção Concursos representa, na atualidade, o que há de melhor na preparação em alto rendimento para concursos públicos no Brasil.

Institucional

    Suporte

      Principais Concursos

        Concursos por localização

          Concursos por carreira

            Principais bancas de concurso

              Formas de pagamento

              Logo do Direção Concursos
              Logo do Direção Concursos
              Logo do Direção Concursos
              Logo do Direção Concursos
              Logo do Direção Concursos
              Logo do Direção Concursos

              DIREÇÃO CONCURSOS - CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CNPJ: 32.161.525/0001-03