Larissa Lustoza • 29/10/2021
Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a banca organizadora Cebraspe negou relação com as fraudes ocorridas nos concursos públicos em Alagoas (concurso AL). Além disso, a equipe recebeu a confirmação de que as provas serão reaplicadas pela mesma banca.
Outra informação dada é de que a Seplag AL ainda não possui data prevista para reaplicação das provas e que não contempla a possibilidade de reabertura de inscrições.
Em nota, a banca organizadora informou que a decisão da Seplag AL está oficializada nas páginas dos concursos AL da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Segundo empresa, a tentativa de fraude se deu por meio de grupos que utilizava pontos eletrônicos “e não guarda qualquer relação com o Cebraspe, sendo esta Instituição e os candidatos dos certames vítimas de criminosos que trabalham para macular a integridade de concursos público”.
Por fim, a empresa destacou que trabalha para aperfeiçoar os processos de segurança em todas as fases do certame. Confira a resposta na íntegra:
“O Cebraspe informa que a decisão adotada pela Seplag/AL está oficializada nas páginas oficiais dos certames da PM/AL, PC/AL e CBM/AL. Conforme informações das Polícias envolvidas na investigação e fornecidas por meio de coletiva de imprensa no dia 21/10/2021, a tentativa de fraude se deu por meio de grupo que utilizava pontos eletrônicos e não guarda qualquer relação com o Cebraspe, sendo esta Instituição e os candidatos dos certames vítimas de criminosos que trabalham para macular a integridade de concursos públicos. Por fim, o Centro destaca que trabalha continuamente para aperfeiçoar seus processos de segurança em todas as fases dos certames”.
Além disso, foi confirmada as provas serão reaplicadas conforme o mesmo edital publicado e pela mesma banca. Não haverá nova contratação de banca.
A Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas havia confirmado nesta sexta-feira (29/10) o cancelamento de todos as fases – já em andamento – de concursos policiais do estado (concurso AL).
De acordo com a nota oficial divulgada pela Pasta, a decisão pelo cancelamento foi tomada em decorrência da “extensão da fraude” que envolve os editais.
Ainda conforme a nota, estão cancelados os seguintes editais:
Em nota, a Secretaria de Planejamento lamentou a decisão:
“A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.
A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas.” (concurso AL)
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.