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Concurso ALEGO: edital para Analista Administrativo em breve; conheça a carreira!

Serão ofertadas 20 vagas para o cargo; iniciais de R$ 9,6 mil

Por

Natália Pires
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Imagem - Concurso ALEGO: edital para Analista Administrativo em breve; conheça a carreira!

A Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) está se estruturando para lançar um concurso público de grande porte. O certame, que integra um plano de reestruturação do quadro efetivo, oferecerá 101 vagas para cargos de níveis médio e superior, com o objetivo de ampliar a eficiência administrativa e o suporte técnico às atividades legislativas.

Entre as oportunidades, o cargo de Analista Administrativo se destaca como a segunda carreira com o maior número de vagas: são 20 oportunidades, ficando atrás apenas do cargo de Policial Legislativo (40 vagas). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora responsável pela aplicação das provas.

Segundo declaração do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto, o edital para este concurso será publicado ainda em 2025, com a previsão de um novo edital no ano seguinte.

Concurso ALEGO: carreira de Analista Administrativo

O cargo de Analista Administrativo é recente na ALEGO. Ele foi criado por meio de uma resolução da Mesa Diretora, aprovada em fevereiro de 2025, com o propósito claro de ampliar a capacidade técnica da Assembleia e qualificar o desempenho de suas áreas administrativas.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas da ALEGO, Sulema de Oliveira Barcelos, os candidatos aprovados serão lotados conforme as necessidades da administração. “A lotação considerará o déficit de servidores em setores estratégicos, o perfil e as competências de cada profissional, e a adequação às demandas específicas das unidades administrativas”, explica.

Atribuições do Analista Administrativo

O profissional aprovado no concurso ALEGO para Analista Administrativo terá um papel multifuncional e essencial para a máquina pública. Suas responsabilidades incluem:

  • Apoio ao planejamento, gestão de aquisições e procedimentos de licitação.
  • Atividades de apoio à gestão orçamentária e ao desenvolvimento de auditorias.
  • Suporte à área jurídica e à gestão de pessoas.
  • Redação, digitação e conferência de expedientes diversos.
  • Gestão e supervisão da execução de contratos, assegurando a conformidade com os termos estabelecidos.
  • Avaliação da entrega de produtos e serviços adquiridos.
  • Ações multidisciplinares que exijam a aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos na área administrativa.

A função não exige uma formação superior específica, mas requer diploma de curso de nível superior, devidamente registrado e expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

Remuneração e Benefícios Atrativos

A remuneração inicial é um dos grandes atrativos da carreira: R$ 9.682,66 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais (6 horas diárias).

Além do vencimento base, o valor pode ser significativamente acrescido por uma gratificação de aperfeiçoamento profissional:

  • 25% para quem possui pós-graduação.
  • 30% para mestrado.
  • 35% para doutorado.

Isso significa que profissionais com títulos de pós-graduação stricto sensu podem começar a carreira com um provento ainda mais expressivo.

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Etapas e provas do concurso ALEGO

Segundo o contrato com a banca FGV, os candidatos do concurso ALEGO passarão pelas seguintes etapas de avaliação:

  • Prova escrita objetiva
  • Prova escrita discursiva
  • Prova de conhecimentos práticos
  • Prova de aptidão física
  • Avaliação psicológica
  • Avaliação de títulos
  • Realização de procedimento de heteroidentificação

A ALEGO prevê que 20 mil pessoas concorrem à seleção, que ofertará, ao todo, 101 vagas de níveis médio, técnico e superior de formação.

Resumo do concurso ALEGO

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Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.