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Concurso Alepi: confira o conteúdo programático do edital anterior para se preparar!

Concurso Alepi: confira o conteúdo programático do edital anterior para se preparar!

A publicação de um novo edital do Concurso Alepi está prevista para ser lançada ainda em agosto, com 201 vagas para os cargos de Técnico (nível médio) e Analista (nível superior), havendo ainda oportunidades para cadastro reserva.

Para te ajudar a se preparar para essa oportunidade, o Direção Concursos selecionou os principais tópicos exigidos para a carreira de nível médio, tendo como base o edital organizado pela Copese/UFPI em 2019. Continue lendo para saber mais!

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O que estudar para o Concurso Alepi?

O edital publicado em 2019 pela Copese/UFPI visou o preenchimento de 41 vagas para os cargos de assessor técnico legislativo (nível médio) e consultor legislativo (nível superior). Na época, as provas objetivas exigiram conhecimentos em diversas áreas, a saber:  Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e conhecimentos específicos.

Conteúdo programático – técnico legislativo

LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de texto. Morfologia (Pronome, conjunção e advérbio). Sintaxe (termos, acessórios, integrantes e essenciais da oração). Coesão e coerência textuais. Ortografia. Acentuação. Variações linguísticas. Semântica. O período composto (orações adverbiais e adjetivas). Denotação e conotação e figuras de linguagem.

RACIOCÍNIO LÓGICO:
Problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas, lógica de argumentação, diagramas lógicos, tautologias, proposições. Teoria dos Conjuntos. Análise Combinatória. Princípios de Contagem. Noções de Estatística e Probabilidade. Razão e proporção. Noções de Matemática Financeira: Porcentagem, Juros Simples e Compostos. Regra de Três Simples e Composta

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
7-ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO – ÁREA DE ATUAÇÃO EM TAQUIGRAFIA
Fundamentos de Semiologia e Linguística: conceituação, campo de atuação dos fenômenos e questões linguísticas e semiológicas, aplicação. A linguagem e seus planos, estrutura, modalidades, evolução; a linguagem e a comunicação. Teoria do Discurso: estruturas narrativas, organização discursiva, enunciações e relações intertextuais; a tipologia, análise e metodologia do discurso. A questão sígnica: sistemas, estrutura e dinâmica de signos estenitais.

8-ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO – ÁREA DE ATUAÇÃO EM INFORMÁTICA
Conhecimentos Básicos em Hardware e Software: Conceitos e fundamentos de hardware e software; Modelos de sistemas de computação, cliente – servidor. Softwares: Pacote Microsoft Office, LibreOffice, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Correio Eletrônico (Webmain, Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook); Recuperação de dados; Sistemas de arquivos; Antivírus. Redes: Equipamentos (switchs gerenciáveis, roteadores, etc.); Conceitos de conectividade; Protocolo; Conceitos básicos de segurança em redes: Firewall. TCP/IP; Modems e redes sem fio; Servidores WEB. Arquitetura de sistemas operacionais: Programas de sistema, programas aplicativos, núcleo, gerência do processador, gerência de memória, gerência de entrada e saída, sistema de arquivos; Cópias de segurança (backup): Tipos, ciclos e principais dispositivos e meios de armazenamento. Sistemas operacionais Windows e Linux: instalação; configuração e gerenciamento; processo de inicialização, trabalhando com arquivos e pastas, monitor de recursos, direitos e contas de usuários, configurações regionais e de idioma, ferramentas administrativas, aparência e personalização.

9-ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO – ÁREA DE ATUAÇÃO EM CERIMONIAL PÚBLICO
Redação de correspondência protocolar de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República; planejamento, organização e execução de atos públicos; planejamento e execução de seminários, congressos, workshops, convenções, mesas redondas, painéis e demais eventos públicos; organização de checklist para eventos; tipos de eventos; classificação de eventos; planejamento e organização de eventos; etapas de um evento: concepção do evento, pré-evento, evento/execução e o pós-evento, o mestre de cerimônias, etiquetas social para eventos, regras e normas de cerimonial dos poderes executivo, legislativo e judiciário; normas de precedência; normas de execução do hino nacional; normas relacionadas ao posicionamento de bandeiras; normas protocolares; etiqueta: indumentária e preparação de mesa; organização de lista de autoridades; organização e redação de roteiro para mestre de cerimônia; formas de tratamento de autoridades.

10-ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO – ÁREA DE ATUAÇÃO EM RADIODIFUSÃO
A História da Radiodifusão; o som; a voz e higiene vocal; técnica e exercícios para o locutor; a locução; funções do locutor; o estúdio; anúncio publicitário e institucional; noticiarista de Rádio e TV; a entrevista: como fazer. Diferenças entre Radiocomunicação e radiodifusão; O avanço da tecnologia; As primeiras transmissões comerciais; Era de ouro do rádio; A disseminação pelo mundo; O funcionamento; antenas receptoras, ampliação e retransmissão; Rádio digital; Sistemas de modulação; O que é uma estação de radiodifusão; O estúdio de radiodifusão; O espectro eletromagnético: EHF; SHF; UHF; VHF; HF; MF; LF; VLF; ELF; ULF.

11-ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO – ÁREA DE ATUAÇÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA
Noções de administração: conceitos e objetivos da administração; teoria da burocracia: origens, características, vantagens, dilemas e disfunções; rotinas administrativas; fundamentos da organização; sistemas e métodos: níveis hierárquicos, organograma, fluxograma e departamentalização; processo de tomada de decisão; autoridade, responsabilidade e competência gerencial; processo organizacional: planejamento, organização, direção e controle; liderança e processos de comunicação; mudança e cultura organizacional. Noções de administração pública: conceitos, objetivos e funcionamento; rotinas administrativas; princípios básicos e gerenciais da administração pública; mecanismos de controle interno e externo; administração direta e indireta; agentes públicos; poderes e atos administrativos: conceitos e classificação. Noções de documentação e arquivos: conceitos, objetivos e importância do fluxo de documentos na organização. Noções de comunicação: redação e expedição de documentos em órgãos públicos: relatórios; manuais; memorandos; requerimentos; circulares; ofícios; editais; telegramas; mensagens eletrônicas. Habilidades e comportamentos necessários para o bom desempenho no trabalho: equipes e grupos de trabalho; atitudes necessárias ao bom relacionamento interpessoal; empatia; proatividade; compreensão e receptividade nas relações de trabalho.

Panorama do Concurso Alepi

Recentemente o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, anunciou que o Concurso Alepi está  na fase de contratação da banca organizadora e que, até o final de agosto, o edital para os cargos de técnico e analista será publicado.

Referente aos cargos ofertados, têm-se: analista (nível superior) com especialidades nas áreas de Direito, Contabilidade, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura, Jornalismo, Intérprete de Libras, etc. Já para as vagas de nível médio, serão oferecidas oportunidades nos ramos de Edificações, Técnico Eletricista, Fotojornalismo, Técnico em Segurança do Trabalho, etc.

Vale lembrar que o salário inicial para Analista é R$ 3.626,20, ao passo que o de técnico é de R$ 1.671,63.

Resumo do Concurso Alepi

  • Situação: edital previsto para agosto
  • Vagas: 201 vagas + CR (previsão)
  • Cargos: Técnico e Analista (especialidades)
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Remuneração: até R$ 2.901,01 e gratificações
  • Link do último edital

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Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

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