Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Aneel: veja detalhes do último edital; 227 vagas solicitadas

Concurso Aneel: veja detalhes do último edital; 227 vagas solicitadas

A Agência Nacional  de Energia Elétrica (concurso Aneel) encaminhou ao Ministério da economia uma nova solicitação de preenchimento de cargos vagos por meio de concurso público e processo seletivo para temporários.

Com a crise energética brasileira, que tem gerado apagões em diversos estados, principalmente na região norte, aumentam as possibilidades de autorização do novo concurso Aneel.

Além disso, a Agência conta com um grande número de cargos vagos nas carreiras de níveis médio e superior, já que o último edital de concurso público foi divulgado há 10 anos, em 2010.

Conforme levantamento encaminhado por meio de ofício ao Ministério da Economia, atualmente a Aneel conta com 177 cargos vagos em cargos de níveis médio e superior em diversas especialidades.

Veja maiores detalhes no levantamento realizado pela Aneel nos últimos 15 anos:

Edital Aneel: cargos vagos
Concurso Aneel: cargos providos

No último concurso Aneel foram ofertadas 186 vagas. A banca organizadora foi o Cebraspe e a maioria absoluta de vagas foi para o cargo de Especialista em Regulação, que exige nível superior em qualquer área de formação.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas compostas pelas seguintes disciplinas:

Concurso Aneel: último edital
Concurso Aneel: último edital

Os candidatos também foram submetidos à avaliação de títulos de caráter unicamente classificatório. As provas objetivas foram compostas pelo seguinte conteúdo programático:

  • LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase.7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.
  • ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1999; 5.2 Lei n.º 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União) Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades. 5.3 Lei n.º 8.429, de 2/6/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa. 5.4 Código de Ética da ANEEL.
  • NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Fundamentos de sistemas operacionais e pacotes (família Windows e Sistema Linux). 2 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4 Conceitos básicos de Segurança da Informação.
  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL: 1 Administração pública: princípios básicos. 2 Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. 3 Serviços Públicos: conceito e princípios. 4 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. 5 Contratos administrativos: conceito e características. 6 Licitação: princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade. Lei n. 8.666/93. 7 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. 8 Lei n.º 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União): Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; do direito de petição. 9 Processo administrativo (Lei 9.784/99). 10 Constituição: princípios fundamentais. 11 Da aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. 12 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade; dos direitos políticos. 13 Da organização político-administrativa: das competências da União, Estados e Municípios. 14 Da Administração Pública: disposições gerais; dos servidores públicos. 15 Do Poder Executivo.
  • LÍNGUA INGLESA (EXCETO PARA OS CARGOS DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO): 1 Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

Além dos conhecimentos básicos comuns a todos os cargos, os candidatos contaram com a exigência do conteúdo específico ao cargo escolhido pelo candidato.

Todos os candidatos aprovados no concurso Aneel foram lotados em Brasília, conforme a ordem de classificação. As avaliações foram aplicadas em diversos estados e Municípios brasileiros.

Concurso Aneel: novo edital solicitado

Conforme ofício enviado à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a solicitação encaminhada no último dia 9 de dezembro de 2020 visa o preenchimento de vagas nos seguintes cargos:

  • analista administrativo (43) – nível superior;
  • especialista em regulação (50) – nível superior; e
  • técnico administrativo (84) – nível médio
  • vagas temporárias (50) – nível superior

De acordo com o levantamento realizado pela própria Aneel, a situação do quadro de servidores efetivos conta com as seguintes vacâncias:

Concurso Aneel: cargos vagos
Concurso Aneel: cargos vagos

Além do concurso para servidores efetivos, a Aneel solicitou ao Ministério da Economia o preenchimento imediato de 50 vagas temporárias. Veja maiores detalhes abaixo:

Concurso Aneel temporários
Concurso Aneel temporários

Veja todos os detalhes da solicitação aqui!

Resumo do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 227
  • Cargos: técnico, analista e especialista
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: iniciais de até R$ 6.600
  • Link do último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

ANEELconcurso aneeledital aneeledital aneel solicitadovagas aneel
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.