
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (24/10) em Diário Oficial da União o Edital nº 20, convocando os candidatos aprovados para a segunda etapa do concurso público do cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária: o Curso de Formação (segunda turma).
O certame, que teve seu edital inicial publicado em janeiro de 2024, continua em pleno andamento e com vigência até dezembro de 2026.
Esta convocação é um importante passo para a nomeação de 129 aprovados em cadastro de reserva, cuja autorização para convocação foi solicitada pela Anvisa em junho deste ano. Vale lembrar que as 50 vagas imediatas já foram nomeadas em dezembro de 2024. A autorização para essas novas contratações foi viabilizada pela Medida Provisória nº 1.301/2025, assinada pelo Presidente Lula em 30 de maio, que criou 389 cargos efetivos para a autarquia.
Convocação
O edital divulgou a lista completa dos candidatos convocados para a matrícula no Curso de Formação, organizada por área de atuação (1 a 4) e incluindo convocações da ampla concorrência e de candidatos negros, pessoas com deficiência e sub judice. Os nomes e números de inscrição podem ser consultados no documento oficial.
Os candidatos convocados devem ficar atentos aos seguintes prazos:
- Matrícula Online: Das 10h do dia 28 de outubro às 16h do dia 29 de outubro de 2025 (horário de Brasília), exclusivamente no site do Cebraspe.
- Período do Curso: De 24 de novembro a 19 de dezembro de 2025, em Brasília/DF.
- Prova Objetiva: Data provável de 21 de dezembro de 2025, às 9h (horário de Brasília).
Características do Curso de Formação
O curso é de caráter eliminatório e classificatório, com carga horária de 160 horas/aula. Durante o período, os candidatos terão direito a um auxílio-financeiro, conforme previsto em lei, mas ficarão responsáveis por todas as despesas de locomoção, estadia e alimentação.
Para ser aprovado e seguir no concurso, o candidato precisa obter, no mínimo, 85% de frequência e uma nota final igual ou superior a 60% na prova objetiva, que conterá 80 itens do tipo certo/errado.
O cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária exige nível superior e oferece um salário inicial de R$ 17.890,55. A função é estratégica para as atividades de regulação e fiscalização de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário no país.
O edital de resultado final no Curso de Formação (segunda turma) e de resultado final no concurso público será publicado na data provável de 13 de janeiro de 2026.
Foi aprovado? Fale conosco!
Foi aprovado neste concurso estudando com o Direção Concursos? Queremos falar com você! Clique abaixo e entre em contato para conversarmos com você: FOI APROVADO? FALE CONOSCO!
Último concurso Anvisa
O edital do concurso Anvisa foi publicado em janeiro de 2024, pela banca Cebraspe, ofertando vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.
As 50 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, foram distribuídas entre as seguintes áreas de especialidade:
- Área 1 – Engenharia Química, Química, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica ou Engenharia Agronômica: 3 vagas;
- Área 2 – Farmácia: 39 vagas;
- Área 3 – Biologia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia ou Veterinária: 5 vagas; e
- Área 4 – Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas ou Engenharia de Redes: 3 vagas.
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
- Primeira etapa:
- a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- c) avaliação de títulos, de caráter classificatório.
- Segunda etapa:
- a) curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi composta por 120 questões de julgamento CERTO ou ERRADO, sendo estruturada da seguinte forma:
- Conhecimentos básicos: 50 questões;
- Conhecimentos complementares: 28 questões ;
- Conhecimentos específicos: 42 questões.
Já a prova discursiva foi composta pela produção de um texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca da regulação e vigilância sanitária. O exame valeu até 10 pontos e teve como critérios de análise tanto o conteúdo quanto o domínio da língua portuguesa.
Mantenha-se informado!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Resumo do concurso Anvisa
- Banca: Cebraspe
- Vagas: 50 vagas + CR
- Cargos: Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais: R$ 17.890,55
- Edital
Menor Preço do Ano!
No dia 26 de outubro, às 20h, a Black Friday do Direção Concursos 🦅 vai trazer o 💥MENOR PREÇO DO ANO💥
O melhor custo-benefício do mercado, que só aparece uma única vez por ano. 🚀
E vai ter sorteio e benefício para quem estiver conosco ao vivo, como sempre.
Do jeito que você conhece, mas ainda melhor! Cadastre-se agora para não perder essa chance e participe ao vivo para aproveitar tudo isso.
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
