Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso ATPS: o que faz um ocupante do cargo? 500 vagas em breve!

Concurso ATPS: o que faz um ocupante do cargo? 500 vagas em breve!

Um novo concurso ATPS (Analista Técnico de Políticas Sociais) será realizado em breve e muitos concurseiros têm dúvidas a respeito das particularidades da carreira.

Vale lembrar que a expectativa é que o edital seja publicado até janeiro de 2024 e que oferte 500 vagas para Analista Técnico de Políticas Sociais, a serem distribuídas entre os seguintes Ministérios:

  • Ministério da Educação: 70 vagas;
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública: 30 vagas;
  • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania: 40 vagas; e
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: 360 vagas.

Para concorrer ao cargo, o candidato deverá possuir nível superior em qualquer área de formação. O salário inicial é de R$ 8.828,41.

Confira, nessa matéria, quais serão as atividades desempenhadas pelos aprovados no certame e acelere sua preparação para esta excelente oportunidade!

ATPS: Material Gratuito!

São 500 vagas de nível superior para diversos Ministérios nas chamadas “carreiras transversais”! O concursado poderá atuar em vários órgãos e Ministérios do Poder executivo.

Confira nesse e-book gratuito que o Direção preparou para você, com as últimas informações sobre o próximo concurso de Analista Técnico de Políticas Sociais e todos os detalhes dos últimos editais.

Clique abaixo e adquira seu material gratuito:

EBOOK GRATUITO CONCURSO ATPS

Concurso ATPS: quais são as atribuições do cargo?

Antes de relacionar as atividades estabelecidas na legislação vigente, é importante explicar que o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais no Poder Executivo engloba diversas áreas sociais, como saúde, educação e assistência social.

O objetivo desses profissionais é dar suporte aos projetos governamentais e supervisionar a execução das atividades para que as politicas sociais sejam realizadas da melhor forma tanto para a sociedade quanto para a Administração Pública.

É importante mencionar, ainda, que os aprovados no concurso ATPS poderão atuar em diferentes órgãos do governo e, por isso, faz partas das chamadas “carreiras transversais”.

O que diz a Lei

De acordo com o artigo 3º da lei nº 12.094/2009, que regulamenta a carreira, os Analistas Técnicos de Políticas Sociais aprovados no próximo concurso ATPS executarão as seguintes atividades:

  • I – executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, que não sejam privativas de outras Carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo; 
  • II – verificar, acompanhar e supervisionar os processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada; 
  • III – identificar situações em desacordo com os padrões estabelecidos em normas e legislação específica de atenção à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, quando não sejam privativas de outras carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo, proporcionando ações orientadoras e corretivas, promovendo a melhoria dos processos e redução dos custos;  
  • IV – aferir os resultados da assistência à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, considerando os planos e objetivos definidos no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e demais políticas sociais;  
  • V – proceder à análise e avaliação dos dados obtidos, gerando informações que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das ações e políticas sociais; 
  • VI – apoiar e subsidiar as atividades de controle e de auditoria; e  
  • VII – colaborar na definição de estratégias de execução das atividades de controle e avaliação, sob o aspecto da melhoria contínua e aperfeiçoamento das políticas sociais. 

Resumo concurso ATPS

  • Situação: edital autorizado
  • Vagas: 500
  • Cargos: a definir
  • Salário: R$ 8.828,41
  • Escolaridade: nível superior
  • Último concurso: 2012, Esaf
  • Último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.