Ricardo Loiola • 30/05/2023
Com pedido de concurso Ministério da Justiça para 430 vagas de níveis médio e superior, vale o destaque para as 170 vagas para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (ATPS).
A Nota Técnica enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos tem por objetivo a recomposição do Quadro de Pessoal do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP. Neste sentido, o pedido de 170 vagas para o cargo ATPS visa zerar o número de cargos desocupados, conforme o quadro abaixo:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Atualmente a remuneração inicial para o cargo é de R$ 8.828,41, já considerando o reajuste linear de 9% para todos os servidores federais civis, incluindo aposentados e pensionistas, determinado pela Medida Provisória 1170/23. No entanto, é possível perceber no Portal da Transparência, que o montante pode ser bem maior, a depender da posição do servidor. Veja:
Vale salientar que o valor é referente ao vencimento básico e gratificação de desempenho do cargo e além disso, os servidores ainda fazem jus a alguns benefícios, tais como:
Para concorrer ao cargo, o interessado deve possuir ensino superior completo.
Entre as atribuições, estão a execução de atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena; a verificação, acompanhamento e supervisão dos processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada; além de outras.
Caso seja autorizado, a previsão é que o edital de abertura seja publicado em junho de 2024, com a aplicação das provas prevista para setembro e o resultado final da seleção em outubro do mesmo ano. Assim, de acordo com o documento, a convocação dos aprovados seria realizada a partir de novembro de 2024. Confira:
O último concurso para o cargo foi publicado em 2012 e, à época, ofertou 825 novos postos de trabalho.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. Foram, também, submetidos a provas discursiva e de títulos.
A prova prova objetiva de conhecimentos básicos, eliminatória e classificatória para todos os cargos, contou com 70 questões de língua portuguesa, inglês, gestão de pessoas, direito público, políticas públicas, economia brasileira contemporânea e realidade brasileira;
Já a prova objetiva de conhecimentos específicos, também eliminatória e classificatória, contou com 60 questões específicas a cada área.
Clique aqui para conferir o pedido de concurso Ministério da Justiça, na íntegra!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.