Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Bacen: Bolsonaro sanciona autonomia; veja detalhes

Concurso Bacen: Bolsonaro sanciona autonomia; veja detalhes

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que prevê a autonomia financeira e administrativa do Banco Central (concurso Bacen). A Lei Complementar nº 179 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25/2).

Conforme o documento, o Bacen, antes vinculado ao Ministério da Economia, passa a ser:

“Autarquia de natureza especial, caracterizada pela ausência de vinculação a Ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira”.

A medida busca conferir autonomia formal ao BC para que execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias. Com a aprovação, a realização do um novo concurso poderá ocorrer em menor prazo.

Isso porque com a autonomia administrativa, o Bacen poderá ter o controle sobre o seu quadro de pessoal, assim como a Polícia Federal, por exemplo. Sendo assim, novas contratações não dependerão da autorização do Ministério da Economia.

Além disso, a lei aprovada define a estabilidade de preços como objetivo fundamental do banco, que deve “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”. 

senado e mais

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Concurso Bacen: mais de 2 mil cargos vagos

De acordo com dados do Portal da Transparência, atualmente o Banco Central possui 2.881 cargos vagos, sendo 2.344 para o cargo de Analista; 136 para Procurador; e 401 para Técnico.

Lembrando que o órgão pretende solicitar novo edital ao Ministério da Economia. Porém, o banco sabe que as chances de um novo edital em um curto prazo são pequenas.

Em 2018 o Bacen solicitou a abertura de um novo concurso e reforçou a necessidade em 2019, porém o Ministério não acatou o pedido.

A expectativa é de que o Bacen realize um pedido de 260 vagas para provimento imediato, nos cargos de Analista, Procurador e Técnico. Os dois primeiros cargos exigem nível superior de escolaridade.

Veja todos os detalhes aqui!

Resumo concurso

  • situação: solicitado;
  • cargos: Analista, Técnico e Procurador;
  • vagas: 260 (previstas)
  • remuneração: até R$ 17,7 mil
  • escolaridade: nível médio e superior
  • último editalacesse aqui

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

concurso pc rn e mais

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.