Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Bacen: reunião terça-feira (5/4) deve debater edital

Concurso Bacen: reunião terça-feira (5/4) deve debater edital

Será realizada nesta terça-feira, 5 de abril, reunião entre representantes do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e o Ministério da Economia sobre a recomposição salarial da categoria. Assuntos sobre um novo concurso Bacen podem ser debatidos no encontro.

O órgão já solicitou a realização de novo edital e, conforme informações repassadas ao Direção Concursos, o Banco Central não descarta encaminhar um novo pedido em 2022.

Na solicitação enviada ano passado, o Bacen pediu concurso público para o preenchimento de 245 vagas até o ano de 2023. No documento ainda era demonstrado que o número de oportunidades era insuficiente para atender as demandas do banco.

À época da solicitação por novo edital, o órgão demonstrou que 2.943 cargos estavam vagos e que a maioria era para Analista, cujas vacâncias se encontravam em 2.398. Veja mais detalhes aqui!

Servidores do órgão iniciaram um movimento de paralisação na última sexta-feira (1/4). O grupo reivindica, conforme informado pelo UOL, a reestruturação e recomposição salarial de 26,3%.

A reunião desta terça (5/4) será com o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, e em caso de não haver acordo, o Sinal já informou que deve intensificar a paralisação.

Conforme o Direção Concursos noticiou, o movimento pode interromper os serviços que viabilizam e dão segurança a Pix. Veja mais detalhes aqui!

Concurso Bacen – último edital

O último concurso Bacen aconteceu em 2013 e foi organizado pelo Cespe (hoje Cebraspe). Foram ofertadas, ao todo, 500 vagas.

Foram 400 vagas para Analista (nível superior) e 100 para Técnico (nível médio), distribuídas em diversos estados do país.

Na época, para Analista, o candidato podia escolher entre 6 áreas:

  • Área 1 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Área 2 – Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação
  • Área 3 – Política Econômica e Monetária
  • Área 4 – Contabilidade e Finanças
  • Área 5 – Infraestrutura e Logística
  • Área 6 – Gestão e Análise Processual

Já para Técnico, havia 2 áreas:

  • Área 1 – Suporte Técnico-Administrativo
  • Área 2 – Segurança Institucional

Resumo concurso Bacen

  • situação: solicitado;
  • cargos: Analista, Técnico e Procurador;
  • vagas: 245 (previstas)
  • remuneração: até R$ 17,7 mil
  • escolaridade: nível médio e superior
  • último editalacesse aqui

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.