Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Banco do Brasil: qual a diferença entre microrregião e macrorregião?

Concurso Banco do Brasil: qual a diferença entre microrregião e macrorregião?

O novo edital do concurso Banco do Brasil foi publicado para o provimento de 6 mil vagas ao cargo de Escriturário (nível médio de formação).

As oportunidades se dividem entre as seguintes especialidades:

  • Agente Comercial: 2.000 imediatas + 1.000 CR;
  • Agente de Tecnologia: 2.000 imediatas + 1.000 CR.

Conforme demonstrado no edital, o candidato deverá indicar a macro e microrregião para a qual deseja concorrer. Mas afinal, o que são macrorregiões e microrregiões?

O concurso Banco do Brasil será realizado em todo Brasil. No edital, o país está dividido em 57 macrorregiões e em 158 microrregiões!

A macrorregião corresponde a uma região maior. Um estado pode representar uma ou mais macrorregiões. O Acre, por exemplo, possui apenas uma macrorregião (macro 2), enquanto que o Rio de Janeiro é dividido em três macros (40, 41 e 42).

A microrregião, por sua vez, corresponde a uma parte menor e está inserida dentro de uma macro. Ela pode representar um único município ou uma zona (grupo de municípios). Em São Paulo (macro 53), a microrregião 144 é formada apenas pelo município de Americana, enquanto que a micro141 é composta pelos municípios de Apiaí, Cesário Lange, Guareí, Juquiá, Paranapanema, Pereira, São Miguel Arcanjo, Sorocaba e Votorantim.

Somente no Direção Concursos você tem O MELHOR MATERIAL para o concurso Banco do Brasil. Clique no botão abaixo e comece AGORA a sua preparação rumo à aprovação!

CURSOS COMPLETOS DO BANCO DO BRASIL

Qual a importância da macro e microrregião no concurso Banco do Brasil?

O candidato deverá ter atenção ao realizar sua respectiva inscrição! Conforme indicado no edital, é necessário escolher a UF/Macrorregião/Microrregião, além da respectiva cidade de realização da prova objetiva. Uma vez efetivada a inscrição, NÃO será permitida a alteração.

Saber qual macro e microrregião escolher é fundamental, pois o aprovado será destinado preferencialmente para o local escolhido no momento da inscrição.

Mas por que preferencialmente? O motivo se deve ao fator preenchimento das oportunidades disponíveis no lugar. Caso as vagas para o município sejam preenchidas e surjam vagas em outra cidade (dentro de uma mesma macro), o aprovado pode ser chamado por lá. Vejamos um exemplo prático: 

No concurso Banco do Brasil, João se candidatou para microrregião 35 que está dentro da macrorregião 15 (Goiás). São 4 vagas imediatas, além de uma oportunidade de cadastro reserva na ampla concorrência. Com a sua nota, João ficou no cadastro reserva.

Já a microrregião 34, que também fica na macro 15, são 15 vagas imediatas na ampla, mas não houve o total preenchimento das oportunidades oferecidas. Neste caso, João (pelo fato de estar inscrito na macro 15) pode ser chamado para ocupar algumas das vagas ofertadas nesta micro. Aqui ele terá que optar entre permanecer no cadastro reserva da micro 35, ou ocupar uma das vagas da micro 34.

Confira aqui a lista completa das UFs, macro e microrregiões do concurso Banco do Brasil

Profissão Escriturário: projeto de aulas para o concurso Banco do Brasil

Pensando na sua aprovação, o Direção Concursos irá disponibilizar aulas totalmente gratuitas para te preparar para o concurso Banco do Brasil.

Assista ao lançamento do projeto de aulas ao vivo e aproveite esta excelente oportunidade! Saiba detalhes, assistindo à live:

Qual a distribuição de vagas por estado?

O Direção Concursos realizou um levantamento do número de vagas do concurso Banco do Brasil por estado (especialidade de Agente Comercial).

O estado de São Paulo oferta o maior número de oportunidades. São, ao todo, 600 vagas (entre imediatas e cadastro reserva)! Em seguida vem os estados do Paraná (279 vagas – entre imediatas e cadastro reserva) e o Distrito Federal (com 265 vagas – entre imediatas e cadastro reserva).

Para as vagas de Agente de Tecnologia (somente estados de São Paulo e Distrito Federal) serão mais de 2 mil vagas para a ampla concorrência, além de 600 oportunidades para cotistas e 150 vagas para PCDs. Veja:

Veja a análise completa do edital em vídeo:

TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.

Clique no botão abaixo e saia na frente:

Quero mudar de vida em 2023

Resumo do concurso

  • Banca: Cesgranrio
  • Cargo: Escriturário (áreas de Agente Comercial e Agente de Tecnologia)
  • Escolaridade: nível médio
  • Vagas: 6 mil (2 mil imediatas e mil nomes em cadastro de reserva para cada especialidade)
  • Remuneração: R$ 3,1 mil + benefícios
  • Jornada: 30 horas semanais
  • Inscrições: 23/12/2022 a 24/02/2023
  • Taxa de inscrição: R$ 50
  • Provas: 23 de abril
  • Lotação: nacional
  • Cursos completos
  • Edital completo

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.