Juliane Freitas • 21/11/2022
O concurso Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A) disponibiliza 824 vagas para o cargo de Escriturário, que exige o nível médio de formação!
Os interessados poderão se inscrever através do site da banca Cesgranrio, até o dia 7 de dezembro, e as provas estão previstas serem aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023.
Veja, nessa matéria, o que estudar para conquistar sua vaga no certame!
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De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados a partir de uma única etapa: a prova objetiva, que será formada por 80 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada e apenas uma correta.
A avaliação será segmentada entre bloco de conhecimentos básicos, com 25 questões, e bloco de conhecimentos específicos, com 55 questões.
Serão cobradas as seguintes disciplinas:
Para ser considerado aprovado, o candidato não poderá:
Confira, a seguir, o conteúdo completo que você precisa estudar para ser aprovado no concurso Banrisul:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Compreensão de textos. 2- Ortografia oficial. 3- Articulação do texto: coesão e coerência. 4- Classe e emprego de palavras. 5- Emprego do acento indicativo de crase.6- Sintaxe da oração e do período.7- Emprego dos sinais de pontuação. 8- Concordância verbal e nominal. 9- Regência verbal e nominal. 10- Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).
MATEMÁTICA: 1- Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 2- Sistema legal de medidas.3- Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 4- Lógica proposicional; Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas. 5- Noções de conjuntos, 6- Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas.7- Matrizes. 8- Determinantes. 9- Sistemas lineares. 10- Sequências. 11- Progressões aritméticas e progressões geométricas.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 2- Internet banking. 3- Mobile banking. 4- Open banking. 5- Novos modelos de negócios.6- Fintechs, startups e big techs. 7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 8- Funções da moeda. 9- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.10- Marketplace. 11- Correspondentes bancários. 12- Arranjos de pagamentos. 13- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).14- Segmentação e interações digitais. 15- Transformação digital no Sistema Financeiro.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Juros simples – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 3 – Juros compostos – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Sistemas de amortização – Sistema Price;
Sistema SAC .
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais ( Quantitative Easing ); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 5 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 6 – Noções de Mercado de capitais. 7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 – Taxas de câmbio nominais e reais; 10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, Porto Alegre, Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022 Diário Oficial Nº 220 230 fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 12 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 13 Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias . 16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro (PLD): Lei nº 9.613/1998 e suas atualizações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e suas atualizações; Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas atualizações. 17 – Autorregulação bancária. 18 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas atualizações. 19 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas atualizações. 20 – Compliance Responsabilização pela prática de atos contra a administração pública – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129, de 11 de julho de 2022 e suas atualizações. 21 – Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26 de fevereiro de 2021.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1 – Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits)2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint, Outlook – versão O365; LibreOffice 7.4.2 . 3 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 4 – Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 5 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e intranet. 7 – Navegador Web (Google Chrome versão 106.0.5249.119 – versão oficial – 64 bits ; Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78ESR ), busca e pesquisa na Web. 8 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.9 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 10 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e
inteligência de negócio. 11 – Fundamentos sobre análise de dados.12 – Conceitos de educação a distância.13 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 14 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
VENDAS E NEGOCIAÇÃO: 1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços.8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Ética e conduta profissional em vendas. 10 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. Satisfação, valor e retenção de clientes. 11 – Utilização de canais remotos para vendas. Telemarketing.12 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 13 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN n° 4.949, de 30 de setembro de 2021. 14 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 15 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e suas atualizações1. 6- Resolução CMN nº 3.849, de 25 de março de 2010 – Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
ÉTICA E DIVERSIDADE: 1- Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional; A gestão de ética nas empresas públicas e privadas; Código de Ética e de Conduta do Banrisul (disponível em: https://
https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fafdeaf3-7820-4ec2-9477-ce501c563c96/e541cdd3-c2f2-277e-ed66 d0213a86b8e7?origin=1 ). 2- Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, “Lei Maria da Penha” – Política Nacional para coibir a violência doméstica e familiar contra as Mulheres; Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que Institui o Estatuto da Igualdade Racial, e suas atualizações; Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial e suas atualizações – Conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão da temática de gênero, raça e etnia nos concursos públicos para provimento de cargos de pessoal efetivo no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul. 3- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e suas atualizações; Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e suas atualizações – Estabelece normas gerais e
critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências; Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e suas atualizações – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências; Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000 e a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. 4- Política de Responsabilidade Socioambiental do Banrisul – Relatório de Sustentabilidade 2020 (disponível em: https://www.banrisul.com.br/bob/download/Banrisul-Relatorio-Sustentabilidade-2020.pdf ).
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Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
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