Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso BASA: saiba o que estudar; 450 vagas!

Concurso BASA: saiba o que estudar; 450 vagas!

concurso BASA (Banco da Amazônia) já está aberto e os concurseiros interessados nesta oportunidade devem acelerar a preparação neste pós-edital!

São 50 vagas imediatas, além de 400 vagas em cadastro reserva para Técnico Bancário e Técnico Científico. O salário inicial é de até R$ 3.942,81.

As inscrições poderão ser feitas no site da Cesgranrio, banca organizadora do certame, no período entre 2 e 26 de agosto de 2024. Já as provas, serão aplicadas na data provável de 20 de outubro de 2024.

Confira, a seguir, o que você precisa estudar para as provas objetivas do concurso BASA!

O que estudar para o concurso BASA?

De acordo com o edital, as provas objetivas serão compostas por 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 itens de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.

Veja quais serão as disciplinas cobradas:

Conhecimentos básicos, para ambos os cargos

  • Língua Portuguesa: 5 questões;
  • Língua Inglesa: 5 questões;
  • Inovação e Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões;
  • Conhecimento Socioambiental, Compliance e Ética: 5 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões; e
  • Qualidade do Atendimento e Diversidade: 5 questões.

Conhecimentos específicos

  • Técnico Bancário
    • Matemática Financeira: 5 questões;
    • Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões;
    • Conhecimentos Bancários: 15 questões; e
    • Vendas e Negociação: 15 questões.
  • Técnico Científico
    • Lógica de Programação, Estrutura de Dados, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Qualidade de Software: 5 questões;
    • Análise e Projeto Orientados a Objetos, Programação Orientada a Objetos, Interface de interação com usuário: 6 questões;
    • Banco de Dados: 7 questões;
    • Linguagens e Tecnologias de Programação: 5 questões;
    • Arquitetura: 5 questões;
    • Redes de computadores: 7 questões; e
    • Gerenciamento de Serviços de TI e Gerência de Projetos: 5 questões.

Confira, abaixo, qual será o conteúdo programático cobrado nas provas objetivas do concurso BASA:

NÍVEL MÉDIO – TÉCNICO BANCÁRIO

CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA I:
1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal.12 Relações de sinonímia
e antonímia.13 Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet).

LÍNGUA INGLESA I:
1 – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de
textos.

INOVAÇÃO E ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO:
1 – O processo de inovação: 1.1 – Geração de ideias e o processo criativo. 1.2Inovação x Invenção. 1.3 – Tipos de inovação. 2 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 3 – Internet banking. 4 – Mobile banking. 5 – Open banking. 6 – Ecossistemas complexos de informação. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancossombra (Shadow banking). 10 – Funções da moeda. 11- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 12 – Marketplace. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL, COMPLIANCE E ÉTICA I:
1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia S.A. 2 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da Amazônia. 3 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 4 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto Nº 11.129, de 11 de julho de 2022.
5 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 6 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; 7- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Lei nº 13.303/2016. 11 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 12 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. 13 – Noções de ética empresarial e profissional. 14 – A gestão da ética nas empresas públicas. 15 – Código
de ética do Banco da Amazônia.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1 – Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 – Definições. 1.2 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 3 – Redes de computadores. 3.1 – Conceitos de protocolos de comunicação,
TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 – Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 – Malware. 3.4- Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4 – Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 5 – Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 6 Procedimentos de backup. 7 – Armazenamento de dados na nuvem. 8 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Drive e Skype).

QUALIDADE DO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE:
1- Noções de Marketing de Relacionamento; 2 – Satisfação, valor e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Telemarketing; 5 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 6 – Interação entre vendedor e cliente; 7 – Qualidade no atendimento a clientes; 8 – Resolução CMN nº
4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 9 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 10 – Política Nacional para
Mulheres. 11. Temática de raça e etnia. 12 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. Lei nº 10.973/2004.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA:
1 – Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 2- Juros Simples. 3 – Juros Compostos. 4 – Séries Uniformes.5 – Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno. 6 – Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com
amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (francês ou PRICE). 7 – Descontos: racional composto e comercial simples. 8 – Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões
geométricas.

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas). 2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada,
moda e mediana.3. Medidas de Posição: quartis e percentis. 4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Produtos e serviços financeiros: Noções de Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio, cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos, seguros, cobrança e pagamento de títulos e carnês, arrecadação de tributos e tarifas públicas, home/office banking, remote banking, corporate finance, crédito rotativo, financiamento de capital de giro, financiamento de capital fixo, financiamento à importação e à exportação, repasses de recursos do BNDES. 4 – Mercado de capitais. 4.1 – Ações: características e direitos. 4.2 Debêntures. 4.3 – Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 – Operações de underwriting. 4.5 – Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 – Mercado de balcão. 4.7 – Operações com ouro. 5 – Mercado de câmbio. 5.1 – Instituições autorizadas a operar. 5.2 – Operações básicas. 5.3 – Contratos de câmbio: características. 5.4 – Taxas de câmbio. 5.5 – Remessas. 5.6 – SISCOMEX. 6 – Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 7 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 8 – Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001. 9 – Crime de lavagem de dinheiro 9.1 – Conceito e
etapas. 9.2 – Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro.

VENDAS E NEGOCIAÇÃO:
1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, metas, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Noções de Marketing de Relacionamento. 6 – Produto, Preço, Praça, Promoção. 7 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 8 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 9 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade,
variabilidade e perecibilidade dos produtos bancários. 10 – Técnicas de vendas: da préabordagem ao pós-vendas. 11 – Ética e conduta profissional em vendas. 12 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 13 – Gestão da qualidade em serviços. 14 – Utilização de canais remotos para vendas. 15 – Comportamento do consumidor e sua
relação com vendas e negociação. 16 – Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. 17 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).


NÍVEL SUPERIOR – TÉCNICO CIENTÍFICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA II:
1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.

LÍNGUA INGLESA II:
1 – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de
textos.

NOÇÕES DE SISTEMA BANCÁRIO:
1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao
consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 4 – Noções de Mercado de capitais. 5 – Noções de Mercado de Câmbio. 6 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 7 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito 8 – Fundo
Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001.

CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL, COMPLIANCE E ÉTICA II
1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia S.A. 2 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da Amazônia. 3 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 4 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto Nº 11.129, de 11 de julho de 2022.
5 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 6 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; 7- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Lei nº 13.303/2016. 11 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 12 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. 13 – Noções de ética empresarial e profissional. 14 – A gestão da ética nas empresas públicas. 15 – Código
de ética do Banco da Amazônia.

QUALIDADE NO ATENDIMENTO, INOVAÇÃO E DIVERSIDADE
1 – Noções de Marketing de Relacionamento; 2 – Satisfação, valor e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 5 – Qualidade no atendimento a clientes. 6 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com
Deficiência). 7 – Política Nacional para Mulheres. 8 – Temática de raça e etnia. 9 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. Lei nº 10.973/2004. 10 – Autoconhecimento e percepção de oportunidades.11 – O processo de inovação: 11.1 – Geração de ideias e o processo criativo. 11.2 – Inovação x Invenção. 11.3 – Tipos de inovação. 12 – Ecossistemas complexos de informação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, ESTRUTURA DE DADOS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA DE REQUISITOS, QUALIDADE DE SOFTWARE:
Lógica de Programação: Construção de algoritmos; Tipos de dados simples e estruturados; Variáveis e constantes; Comandos de atribuição, entrada e saída; Avaliação de expressões; Funções pré-definidas; Conceito de bloco de comandos; Estruturas de controle, seleção, repetição e desvio; Operadores e expressões; Passagem de parâmetros;
Recursividade; Conceitos básicos de programação estruturada e orientada a objetos; Métodos de ordenação, pesquisa e hashing. Estrutura de Dados: Tipos básicos de dados; Algoritmos para pesquisa e ordenação; Listas lineares e suas generalizações: Listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas; Árvores e suas generalizações: Árvores binárias,
árvores de busca, árvores balanceadas (AVL), árvores B e B+. Engenharia de Software: 1 Arquitetura de sistemas web: protocolo HTTP, HTTP/2, gRPC, WebSockets, TLS, servidores proxy, cache, DNS, balanceamento de carga, tolerância a falhas e escalabilidade em sistemas web. 2 Princípios e práticas de DevOps e DevSecOps, 3 Técnicas de
desenvolvimento seguro. 4 Testes de software: Testes unitários, Testes de Integração, TDD, BDD. 5 Arquiteturas em camadas, baseada em serviços, microsserviços (orquestração de serviços e API gateway), orientação a eventos, cliente-servidor, serverless. 6 Práticas de UX e UI design. 7 Programação assíncrona. 8 RESTful e GraphQL. 9 Web services. 10 Padrões: GoF e GRASP. 11 Git. 12 Python e Java. 13 Transações distribuídas. 14 Distributed Ledger Technology (DLT). Engenharia de Requisitos: Conceitos básicos; Técnicas de Elicitação de requisitos; Gerenciamento de requisitos; Especificação de requisitos; Técnicas de validação de requisitos; Prototipação. Qualidade de Software: Metodologias de desenvolvimento de software; Processo unificado: conceitos, diretrizes, disciplinas; Metodologias ágeis; métricas
e estimativas de software; Análise por pontos de função; MPS-BR.; Testes unitários.

ANÁLISE E PROJETO ORIENTADOS A OBJETOS, PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS, INTERFACE DE INTERAÇÃO COM USUÁRIO:
Análise e Projeto Orientados a Objetos: Conceitos básicos, padrões de projetos; UML: visão geral, modelos e diagramas. Programação Orientada a Objetos: Conceitos básicos: classes, objetos, métodos, mensagens, sobrecarga, herança, polimorfismo, interfaces e pacotes; Tratamento de exceção. Interface de interação com usuário: conceitos
de interação homem-máquina; Interfaces gráficas; Aspectos cognitivos e ergonômicos; Usabilidade Avaliação; Interfaces Web; Modelos, métodos e ferramentas.

BANCO DE DADOS:
Conceitos e fundamentos; Noções de administração dos SGBDs Oracle, PostgreSQL, SQLServer e MySQL; Linguagem SQL e PL/SQL: consultas e subconsultas; Gatilho (trigger), visão (view), function e stored procedures, packages; Tratamento de erros; Cursores; Array; Projeto e modelagem de banco de dados relacional; Modelo
Entidade Relacionamento; Normalização; Administração de dados; Conceitos de Data Warehouse, Data Mining, OLAP, Tuning em Banco de Dados e Segurança de Banco de Dados, NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos); MongoDB, Big data: Fundamentos; Técnicas de preparação e apresentação
de dados.

LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DE PROGRAMAÇÃO:
Java, PHP; Javascript; Python, Type Script, Ajax; HTML5; CSS3; DHTML; XML, XSD, XSLT, JBossSeam, JPA, Facelets, JNDI, JDBC, Hibernate, Spring, JQuery; Práticas ágeis: integração contínua, Controle de versões e repositórios, Testdriven Development (TDD), Refactoring; Behaviour driven development (BDD); Desenvolvimento para plataforma
mobile: Android, IOS, Java/Kotlin e Swift. React Native 0.59; Sistemas Android api 30 e iOS xCode 10.

ARQUITETURA:
Service Oriented Architecture (SOA); SOAP; REST; Design Patterns; Padrão Model-View-Controller (MVC); REST, JSON, ANGULARJS, Microserviços; Fundamentos de DevOps: CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery); Ferramentas CASE; Estruturação e Desenvolvimento de APIs; MVVM (MODEL VIEW VIEW MODEL)

REDES DE COMPUTADORES:
Fundamentos de comunicação de dados; Elementos de interconexão de redes de computadores (firewalls, switches, roteadores); Tecnologias de roteamento: Switches Multilayer e Roteadores; Protocolos de roteamento e soluções para problemas (OSPF e BGP); Tipos e Tecnologias de redes locais e de longa distância – Tecnologias Ethernet e
MPLS; QoS e segurança em ambiente LAN e WAN; 10.6 Sistemas autônomos (ASN); Arquitetura e protocolos da família TCP/IP: Funcionalidades das camadas da arquitetura TCP/IP; Análise de tabelas de rotas; Subredes e superredes; Controle de erro e fluxo do TCP (técnica reconhecimento e janela deslizante); Portas de comunicação da camada de
transporte; Interface de sockets, Endereçamento IP (IPv4 e IPv6); Serviços de redes de comunicação; Conceitos básicos de funcionamento, segurança, tecnologias e protocolos de redes sem fio; padrões e protocolos da família 802.1x, EAP, WEP, WPA e WPA2; Componentes do perímetro de segurança (Firewall Stateless, Firewall Statefull, Firewall
Proxy, IDS/IPS, Gateway VPN) e criação, análise e correção de listas de acesso roteamento e NAT; Redes SAN (storage area network); switches e directors fiberchannel; ISL (inter switch link) – estrutura SAN e protocolos de serviços SAN; especificação de zoneamento (zonning); Conceitos e aplicações de VPN nas modalidades: Host-To-Gateway, Gateway-ToGateway e protocolos IPSec (ISAKMP, AH, ESP), PPTP, L2TP; Ferramentas de gerenciamento de rede: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3 e RMON; técnicas para coleta e processamento de informações de gerenciamento; técnicas para gerência de falhas, desempenho, configuração e segurança; Meios físicos de transmissão e cabeamento estruturado: tipos de cabeamento, categorias e propriedades; cabeamento de cobre: cat 5e, cat 6, cat 6a; fibra ótica: monomodo e multimodo.

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI E GERÊNCIA DE PROJETOS:
Gerenciamento de Serviços de TI: Biblioteca ITIL® versão 4: Suporte a serviços e entrega de serviços. COBIT 2019. Infraestrutura de soluções: Conhecimentos de ambiente Microsoft: Active Directory, Exchange, Windows Server; Ferramenta MQ Series, noções de protocolos FTP, NetBios; Conhecimentos em CMDB, Armazenamento, Storages, cloud computing e cloud storage, Virtualização de Servidores Conhecimentos de sistemas operacionais Windows e Linux; Conhecimentos de backup (full, restore, incremental), Gerenciamento e configuração de Servidores de Aplicação (Apache, Tomcat, Jboss e IIS), Conhecimentos da ferramenta Red Hat Openshift. Gerência de Projetos: Processos Ágeis.
SCRUM, SAFe, Kanban; Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

Novo canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do concurso BASA

  • Banca: Cesgranrio
  • Vagas: 50 + 400 CR
  • Cargos: Técnico Bancário e Técnico Científico
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários iniciais: até R$ 3.942,81
  • Inscrições: 2/8 a 26/8
  • Taxa de inscrição: R$ 70,00
  • Provas: 20/10
  • Edital

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.