Karina Glória • 14/03/2023
O Ministério Público emitiu recomendação para alteração no edital de abertura do concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro).
O MP apontou a necessidade de retirada da exigência de realização do teste de HIV para admissão de novos servidores.
Antes de continuar, você precisa conhecer a melhor chance de adquirir o maior e mais completo material de estudos para o seu concurso. Clique na imagem abaixo!
A promotora Patrícia do Couto Villela, da 5ª promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, a medida trataria “de ato discriminatório e, portanto, inconstitucional”.
No edital, a exigência conta dentro dos critérios médicos que seriam passíveis de reprovação, mediante exame de saúde. Veja:
“A exigência de exame médico para sorologia em concursos públicos, conforme verificada neste feito, é considerada discriminatória e ilegal tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência, uma vez que portar o vírus HIV não gera qualquer prejuízo à capacidade laborativa (…) É inclusive crime negar trabalho ou emprego ao portador de HIV, em razão de sua condição de portador, nos termos da Lei Antidiscriminação”, diz um trecho do texto da promotora.
De acordo com o jornal O Globo, o tenente-coronel Alessandro Rosa de Carvalho, chefe da Seleção e Ingresso dos Bombeiros se pronunciou dizendo ser uma exigência legítima.
Ele frisa que dentro das funções da carreira de bombeiro militar, “há de se ressaltar a necessidade de aptidão a atividades que exigem elevado esforço (…) em que há exposição a lesões, ferimentos e instrumentos contaminados com sangue e outros líquidos biológicos.”.
A recomendação do Ministério Público segue agora para apreciação da Procuradoria Geral do Estado, que informou aguardar ser notificada judicialmente antes de se manifestar.
O edital do concurso Bombeiros RJ foi publicado para provimento de 800 oportunidades para carreira de Soldado e Sargento.
As remunerações iniciais variam entre R$ 2.791,72 e R$ 5.056,46, a depender do cargo pretendido. Os aprovados ainda fazem jus a gratificação de habilitação profissional, em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.
Os candidatos serão avaliados por meio de diversas etapas, sendo elas as seguintes:
As provas objetivas estão marcadas para serem aplicadas no dia 30 de abril de 2023. Como requisitos, os interessados devem apresentar as exigências citadas abaixo:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.