
Nas redes sociais, os aprovados do último concurso BRB se uniram e pedem ao banco que mais candidatos sejam convocados. A comissão de aprovados aponta o fato de que o banco realizou poucas convocações e que a validade do certame está prevista para expirar em novembro deste ano. Nesta notícia, você entenderá a demanda dos aprovados e qual a situação de outros concursos bancários.
Poucas convocações e mais 600 aprovados
Desde que o concurso BRB foi homologado, o banco somente realizou duas convocações. A primeira foi realizada em janeiro deste ano, quando foram chamados 20 aprovados na lista de Pessoas com Deficiência.
Em seguida, em fevereiro, mais 50 Escriturários foram convocados. Destes, 20 eram do Cadastro de Reserva da lista das Pessoas com Deficiência e 30 eram da lista de Ampla Concorrência. O acompanhamento das convocações pode ser feito por meio do site oficial do BRB, neste link.
No entanto, o governo do Distrito Federal decretou uma série de medidas de emergência para o combate à pandemia e, com isso, as contratações foram suspensas. Como resultado, os atuais Escriturários estão passando por treinamento virtual e mais de 665 aprovados aguardam a nomeação.
E, para agravar a situação, o prazo de validade do concurso, segundo edital, é ate novembro deste ano. Veja a postagem completa da comissão de aprovados:
Além do concurso BRB, qual a situação dos outros concursos bancários?
Há outros concursos bancários esperados para 2020 e com chances de acontecer nos próximos anos. Em especial, o concurso Banco do Brasil, cujo próprio presidente já confirmou que realizará uma nova seleção.
A respeito do concurso Banco do Brasil, o edital era esperado para ser lançado ainda no primeiro semestre. Fontes internas haviam dito ao Direção Concursos que a banca FGV organizaria o certame. A previsão era de seleções para o cargo de Escriturário divididas em duas áreas: T.I e geral.
Além disto, há um deficit de servidores na instituições, que pede por recomposição, já que o banco não aguenta ficar muito tempo sem a mão-de-obra necessária.
Atualmente, um Escriturário no Banco do Brasil recebe por volta de R$ 4,5 mil iniciais. E, somado a este valor, os funcionários ainda recebem parcelas por Participação nos Lucros – que o mais recente foi de R$ 7 mil.
O edital do concurso Banco do Brasil pode ser uma surpresa este ano, saindo quando se menos espera. Por isso, uma preparação de qualidade é necessária. Confira os pacotes de cursos completos para o concurso Banco do Brasil:

Outros concursos que podem acontecer, mas em um parâmetro de médio a longo prazo, são:
- Banrisul: o último concurso BANRISUL teve edital publicado em 2018 e provas aplicadas em 2019, mas não terá a validade prorrogada. Banco está livre para realizar nova seleção.
- Banese: o último concurso BANESE aconteceu em 2012 e já está expirado. Banco precisa de nova seleção para contratar.
Já ouviu falar da Assinatura Ilimitada?
Há um lugar em que você possui acesso a 240 cursos disponíveis para estudar a hora que quiser. A Assinatura Ilimitada é uma iniciativa do Direção Concursos e o QConcursos que traz os melhores benefícios para o concurseiros. Confira abaixo e adquira já a sua:


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: