Juliane Freitas • 24/06/2022
O concurso BRB (Banco de Brasília), que já teve sua realização autorizada, vem sendo bastante aguardado pelos concurseiros. A seleção irá oferecer, no total, 300 oportunidades de nível médio, sendo 150 vagas imediatas para o cargo de Escriturário, além de outras 150 para formação de cadastro reserva.
A expectativa é que o edital seja publicado no mês de julho e, portanto, as provas objetivas sejam aplicadas no mês de outubro.
Confira, nesta matéria, um levantamento realizado pela equipe do Direção Concursos a respeito das disciplinas com maior percentual de cobrança nas últimas provas:
O último edital do concurso BRB para o cargo de escriturário foi publicado em 2019. As provas objetivas foram compostas de 60 questões, de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão, para escolha de 1 única resposta correta.
No bloco de conhecimentos gerais o edital contou com as seguintes disciplinas:
Confira quais foram as disciplinas cobradas no bloco de conhecimentos específicos:
A pontuação total da avaliação foi 70 pontos. A prova objetiva teve nota máxima de 60 pontos e a prova discursiva teve nota máxima de 10 pontos.
De acordo com a análise do Direção Concursos, a disciplina mais importante no último edital foi Conhecimentos Bancários, que contou com 10 questões, representando 17% da nota total.
Em seguida, em segundo lugar, ficaram as disciplinas de Língua Portuguesa e Bancos na Era Digital, cada uma com 8 questões e representando 13% da nota total.
Em terceiro lugar ficou a matéria de Raciocínio Lógico e Matemática, com 6 questões e 10% da nota total.
Em último lugar ficou a disciplina de Lei Orgânica do DF + Regime Jurídico, que contou com apenas 2 questões e 3% da nota total.
Confira, a seguir, uma tabela detalhada com o número de questões cobradas na última prova e o percentual da nota total que isso representou:
Os candidatos foram avaliados também através de uma prova discursiva, que consistiu na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora.
A prova discursiva teve pontuação máxima de 10 pontos, que representou 14% do total da avaliação.
Clique aqui e veja todos o conteúdo programático das disciplinas!
De acordo com o edital, os candidatos tiveram que cumprir algumas regras para não serem eliminados do certame. O candidato não poderia:
Assim, foram considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% da pontuação total máxima permitida para a prova objetiva.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.