Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Caixa: novo edital pode sair em 2019

Concurso Caixa: novo edital pode sair em 2019

Ainda sem previsão de edital, o concurso Caixa desperta a atenção dos concurseiros de plantão, sobretudo porque a carreira bancária é muito desejada, graças à estabilidade e possibilidade de tempo disponível para que os candidatos convocados se preparem para outros certames, devido à carga horária de 30 horas semanais.

A expectativa era de que o concurso Caixa saísse em 2018, pois o último ocorreu apenas em 2014, mas ainda não há data certa para a organização de um novo certame, já que a última seleção continua em andamento.

O imbróglio afeta a promoção de um novo concurso, ainda que não se saiba em que nível. Além da polêmica envolvendo o último certame, nesta matéria você conhecerá:

  • como foi o último concurso Caixa
  • salários e benefícios do técnico bancário Caixa
  • o que faz um técnico bancário Caixa

Entenda o concurso Caixa:

O Ministério Público do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) impetrou Ação Civil Pública (ACP) questionando a não contratação dos aprovados no concurso de 2014. A juíza Natalia Queiroz Cabral, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), julgou os seguintes pedidos da ACP como procedentes: postergação da validade do concurso até o trânsito em julgado da decisão, condenação da Caixa para que esta apresentasse, no prazo de seis meses, um panorama geral sobre o quadro de pessoal, inclusive sobre a necessidade de contratação e, posteriormente, promover a contratação, para fins de admissão de, ao menos, dois mil funcionários.

Prepare-se com base no último concurso Caixa

Enquanto aguardam ansiosamente a abertura de novo concurso, os candidatos podem se preparar com base no último certame promovido pela instituição, em 2014, que visava a formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário.

A remuneração inicial foi de R$ 2.025, com carga horária de seis horas diárias, caracterizando 30 horas semanais.  Além do salário, o técnico bancário na instituição financeira tem direito a algumas vantagens, tais como:

  • Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  • Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente;
  • Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
  • Auxílio refeição/alimentação;
  • Auxílio cesta/alimentação;
  • Possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
  • Programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e
  • Contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.

A seleção teve um altíssimo número de inscritos, segundo o Cespe, banca organizadora. Ao todo, foram 1.156.744 candidatos a vagas em todo o país. Confira a demanda por polo de inscrição aqui.

Ao todo, 32.879 pessoas foram aprovadas. Porém, apenas 3.294 aprovados foram convocados. O relatório com o número de aprovados e convocados por polo, está disponível aqui.

O concurso Caixa 2014 cobrou os seguintes conteúdos:

Conhecimentos básicos concurso Caixa 2014:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica.

Conhecimentos Específicos [exceto para os polos de Tecnologia da Informação (TI), no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo].

Atendimento;

Conhecimentos Bancários;

Conhecimentos Específicos [exclusivo para os polos de Tecnologia da Informação (TI), no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo].

Tecnologia da Informação;

Conhecimentos Bancários.

O concurso Caixa 2014 foi dividido em duas etapas, aplicadas no mesmo dia: provas objetivas (conhecimentos básicos e conhecimentos específicos) e provas discursivas.

A pontuação máxima das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foi de 204 pontos. Para se classificar, os candidatos não podiam zerar a prova objetiva de conhecimentos básicos e/ou específicos, além de ter que apresentar nota superior a 80 pontos.

A prova discursiva, por sua vez, valia 20 pontos, e consistia em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

O que faz um técnico bancário Caixa?

Prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público; efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade; operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade; instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade; efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA; elaborar e redigir correspondências internas e(ou) destinadas aos clientes e ao público; preparar o movimento diário; manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente; dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade; realizar trabalho relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivo, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais; elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos, quando solicitado; realizar outras atribuições correlatas; divulgar e promover a venda dos produtos da CAIXA.

Você se interessou e acha que de daria bem na carreira de bancário? Embora a instituição financeira ainda não tenha prazo para divulgação de um novo edital, a Direção Concursos já tem cursos preparatórios para você sair na frente da concorrência.

Lembre-se que a competição é dura. Mais de um milhão de pessoas se inscreveram para o último concurso. Adquira um dos nossos cursos para a Caixa e se prepare na Direção Certa, clicando aqui.

Último concurso Caixa (2014)

  • Resumo do Concurso Caixa 2014;
  • Concurso: Caixa Econômica Federal ;
  • Cargo: Técnico Bancário;
  • Banca organizadora: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe);
  • Escolaridade: nível médio;
  • Número de vagas: Formação de cadastro de reserva;
  • Remuneração inicial: R$ 2.025;
  • Confira o edital aqui.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.


Para conferir os nossos cursos para a Caixa, clique aqui


Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.