Redação Direção Concursos • 27/04/2021
Funcionários da Caixa Econômica Federal iniciaram nesta terça-feira (27/4) uma paralisação em protesto contra a venda de ativos do banco e pela contratação dos aprovados no último concurso Caixa, realizado em 2014.
A paralisação será por 24 horas e deve abranger toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.
“No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, afirmou Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e funcionário da Caixa.
O sindicato afirma que 20 funcionários da Caixa morreram nos dois primeiros meses deste ano de Covid-19, superando os 18 óbitos no ano passado inteiro.
Pelo aumento da exposição, em especial por conta do aumento do fluxo de clientes nas agências para resgate do auxílio emergencial, o sindicato pede que os funcionários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.
Alguns candidatos aprovados no último concurso Caixa de 2014 começaram a receber e-mail de convocação para comprovação dos requisitos, mas o que se destaca são as ressalvas a respeito da contratação.
De acordo com o banco, mesmo que os candidatos estejam sendo convocados, a contratação definitiva não é garantida e, inclusive, instituição salienta em um tópico que candidatos não devem pedir o desligamento dos empregos atuais.
Segundo mensagem, a convocação segue medida judicial amparada pela Ação Civil Pública n. 0000059-10.201.5.10.0006, que prorrogou a validade do concurso público.
No entanto, “por se tratar de decisão judicial ainda passível de reversão”, a contratação só será definitiva após, além da comprovação do período de três meses de experiência, “ocorrer o trânsito em julgado da referida Ação Civil Pública no sentido de manter a decisão liminar”.
O candidato em questão foi convocado no cargo de Técnico Bancário Novo, no polo TI do Distrito Federal, para comprovação dos requisitos. Após a etapa, seria entregue a agenda médica com os exames admissionais necessários.
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.