Juliane Freitas • 02/01/2023
O edital do concurso CGM RJ (Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro) já foi publicado e oferece 41 vagas para os cargos de Técnico de Controle Interno e Contador, de nível superior de formação. Os salários iniciais chegam a até R$ 12,5 mil!
As inscrições estarão abertas a partir do dia 9 de janeiro, através do site da banca organizadora, FGV. Já as provas, estão previstas para serem aplicadas no dia 2 de abril de 2023.
Confira, a seguir, detalhes de como serão aplicadas as provas do concurso CGM RJ e acelere sua preparação para esta oportunidade!
Der acordo com o edital, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
As provas objetivas serão aplicadas no dia 2 de abril de 2023, nos seguintes turnos:
Conforme consta no documento de abertura, provas objetiva serão compostas por 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão e apenas uma resposta correta.
Veja quais serão as disciplinas cobradas e o número de questões em cada uma:
Cargo: Contador
Cargo: Técnico de Controle Interno
Será considerado aprovado, para ambos os cargos, o candidato que cumulativamente:
Vale lembrar que a prova de títulos será apenas para o cargo de contador.
Nesta etapa, serão analisados os títulos dos candidatos aprovados e classificados na prova objetiva até a 300ª posição, respeitados os empatados na última posição. A prova de títulos será de caráter classificatório e valerá, ao todo, 15 pontos.
Serão considerados para efeito de pontuação, os tempos de serviço nas áreas de contabilidade e auditoria:
Serão aceitos as seguintes formas para comprovação de experiência profissional:
Acompanhe, abaixo, o conteúdo completo a ser estudado pelo concurseiro que deseja conquistar sua vaga no concurso CGM RJ:
Conhecimentos gerais (para ambos os cargos)
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. 2. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. 4. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. 5. Tipologia da frase portuguesa. 6. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. 7. Tipos de discurso. 8. Registros de linguagem. Funções da linguagem. 9. Elementos dos atos de comunicação. 10. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. 11. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. 12. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. 13. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. 14. Ortografia e acentuação gráfica. A crase.
MATEMÁTICA FINANCEIRA:
1. Regra de três simples e composta, proporcionalidades e porcentagens. 2. Juros simples e compostos. 3. Capitalização e desconto. 4. Taxas de juros nominal, efetiva, equivalente, real e aparente. 5. Rendas uniformes e variáveis. 6. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 6.1 Sistema francês (tabela Price). 6.2 Sistema de Amortização Constante (SAC). 6.3 Sistema de Amortização Misto (SAM). 7. Cálculo financeiro. 7.1 Custo real e efetivo das operações de financiamento, empréstimo e investimento.
DIREITO ADMINISTRATIVO I:
1. Direito Administrativo e Administração Pública. 1.1 Introdução: O Estado; Poderes e Funções; Função Administrativa; Federação. Administração Direta e Indireta. Terceiro Setor. 1.2 Órgãos Públicos. 1.3 Princípios Administrativos: Princípios Expressos; Princípios Reconhecidos. 2.Poderes Administrativos.3. Ato Administrativo. 4. Contratos Administrativos. 5. Licitações. 6. Serviços Públicos. 7. Agentes Públicos. 8. Improbidade Administrativa. 9. Estatuto dos Funcionários Públicos do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro (Lei nº 94, de 14 de março de 1979). 10. Integridade – Código de Integridade do Agente Público do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro (Decreto Rio nº 50.021/2021). 11. Responsabilidade civil do Estado. 12. Controle da Administração Pública. 13. Lei Anticorrupção. 14. Acesso à Informação. Lei nº 12.527/2011. Decreto Rio nº 44.745/2018.
DIREITO CONSTITUCIONAL:
1. Do Direito Constitucional. 1.1 Natureza e conceito. 1.2 Objeto. 1.3 Conteúdo científico. 2. Dos Princípios Fundamentais. 2.1 Princípios e normas. 2.2 Os princípios constitucionais positivos. 2.3 Conceito e conteúdo dos princípios fundamentais. 2.4 Princípios fundamentais e princípios gerais do Direito Constitucional. 2.5 Função e relevância dos princípios fundamentais. 3. Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. 3.1 Fundamentos Constitucionais. 3.2 Do Direito à Vida e do Direito à Privacidade. 3.3 Do Direito da Liberdade: Liberdade de Pensamento. 4. Direitos Sociais. 4.1 Fundamentos Constitucionais dos Direitos Sociais. 5. Da Estrutura Básica da Federação. 5.1 Das entidades Componentes da Federação Brasileira. 5.2 Da Repartição de Competências. 6. Do Governo da União. 6.1 Da União como Entidade Federativa: Natureza da União. 6.2 Do Poder Judiciário: Jurisdição. 7. Dos Estados, Dos Municípios e do Distrito Federal. 7.1 Dos Municípios. 8. Da Administração Pública. 8.1 Estruturas Básicas da Administração Pública: Organização Administrativa. 8.2 Dos Princípios Constitucionais da Administração Pública. 8.3 Dos Servidores Públicos: Agentes Públicos; Servidores Públicos. 9. Bases Constitucionais das Instituições Financeiras. 9.1 Das Finanças Públicas e do Sistema Orçamentário 9.2 Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária. 10 Lei Orgânica do Município, de 05/04/1990.
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Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
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