
Um dos certames mais esperados de 2022, agora, é o concurso CGU, não é mesmo? Com a notícia de que poderá haver edital com 375 vagas em 2022, os candidatos a uma dessa oportunidades já buscam uma melhor preparação.
Outros, no entanto, querem saber: o que faz um auditor e um técnico no órgão? É isso que esta matéria irá descrever. Então se você será um concorrente de uma dessas pretensas vagas, fique e leia até o fim.
Antes, saiba que as 375 vagas serão distribuídas em 300 para o cargo de auditor e 75 para técnicos. O Direção preparou um grupo no Telegram com as notícias voltadas para a área de controle. Clique aqui e participe!

Concurso CGU: o que fazem os servidores?
Segundo o edital do concurso CGU para o cargo de analista de finanças e controles, publicado em 2012, que atualmente está denominado de Auditor, compete aos servidores as seguintes atribuições:
- Supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados sobre gestão orçamentária, financeira e patrimonial, análise contábil, auditoria contábil e de programas;
- Assessoramento especializado em todos os níveis funcionais do Sistema de Controle Interno;
- Orientação e supervisão de auxiliares;
- Análise, pesquisa e perícia dos atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial;
- Interpretação da legislação econômico-fiscal, financeira, de pessoal e trabalhista; supervisão, coordenação e execução dos trabalhos referentes à programação financeira anual e plurianual da União e de acompanhamento e avaliação dos recursos alcançados pelos gestores públicos;
- Modernização e informatização da administração financeira do Governo Federal;
- Atuar no aprimoramento e fortalecimento das ações correicionais no Poder Executivo Federal;
- Acompanhar o andamento dos processos administrativos disciplinares em órgãos ou entidades da Administração Pública Federal;
- Zelar pela integral fiscalização do patrimônio público;
- Proceder ao andamento das representações e denúncias recebidas pela Controladoria-Geral da União, como objetivo de combater condutas e práticas referentes à lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público.
As atividades acima relacionadas são, de acordo com o próprio edital, de complexidade e responsabilidades elevadas dentro da administração pública federal. Já para o cargo de técnico, as atividades são de nível intermediário e competem ao seguinte:
- Apoio técnico administrativo, relativas às competências regimentais da Coordenadoria-Geral da União.
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Resumo concurso CGU
- Concurso: Controladoria Geral da União
- Situação: ANUNCIADO!
- Cargo: Auditor e Técnico
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Remuneração: até R$ 19 mil
- Último edital para Analista aqui!
- Último edital para Técnico aqui!

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
