Redação Direção Concursos • 11/05/2020
Caso você esteja se preparando para ser nomeado em uma das 309 vagas imediatas do concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional), provavelmente está bem curioso para conhecer afundo como funciona o seu mais próximo ambiente de trabalho.
O novo edital Depen oferta vagas para o cargo de Agente Federal de Execução Penal, para candidatos de nível médio, e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, para candidatos de nível superior.
Atualmente, o Brasil conta com cinco presídios federais localizados em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), além disso o governo federal pretende inaugurar até 2023 a 6ª nova unidade prisional em Charquedas, no Rio Grande do Sul.
Saiba tudo sobre a carreira:
O Sistema Penitenciário Federal tem sua missão instituída pela Portaria do Depen n. 103, de 18 de fevereiro de 2019:
“Combater o crime organizado, isolando suas lideranças e presos de alta periculosidade, por meio de um rigoroso e eficaz regime de execução penal, salvaguardando a legalidade e contribuindo para a ordem e a segurança da sociedade”.
De acordo com o Decreto Presidencial Nº 6.877, DE 18 de junho de 2009, para ser transferido para um presídio federal, o custodiado deverá possuir, ao menos, alguns pré-requisitos como:
A princípio, o preso permanecerá em um presídio federal por um prazo de 3 anos, podendo ser prorrogado quantas vezes forem necessárias com base em indícios de manutenção dos motivos que fizeram que ele fosse transferido para o SPF.
O nível de monitoramento dos presídios federais é o mais alto possível, nada acontece sem que os procedimentos de segurança sejam seguidos à risca e há a vigilância aproximada do preso todo o tempo, realizada sempre por pelo menos dois agentes.
Em todos as movimentações, como saída para banho de sol e atendimentos de saúde, o preso fica algemado. Todas as vezes que ele deixa o seu dormitório, é realizado procedimento de revista no preso e na cela.
Dentro da cela, não há tomadas elétricas, a energia e o chuveiro ligam em hora determinada. A comida é servida 6 vezes ao dia e é balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos presos. Toda a comida é entregue individualmente por cela. Há equipe de limpeza que mantém o ambiente sempre limpo.
Em 28 agosto de 2017, foi instituída a Portaria nº 718 do Ministro da Justiça, que proibiu visitas íntimas aos presos, salvo para réus colaboradores e réus delatores.
Em fevereiro de 2019, entrou em vigor a Portaria n°157, que disciplina o procedimento de visita social aos presos nos estabelecimentos penais federais de segurança máxima.
Tal Portaria determinou que as visitas sociais nos estabelecimentos penais federais de segurança máxima são restritas ao parlatório e por videoconferência, sendo destinadas exclusivamente à manutenção dos laços familiares e sociais.
Hoje, a taxa de ocupação dos presídios federais é de 70%. O Sistema Penitenciário Federal não deve ser analisado com critérios quantitativos, mas sim qualitativos, observando-se todos os critérios anteriomente citados.
As cinco unidades do SPF possuem servidores públicos treinados para colocar em funcionamento um sistema que vigia e controla sua população carcerária 24 horas por dia, atividade executada pelo Agente Penitenciário.
Nos 12.300 m² de área construída, eles se revezam entre funções de natureza administrativa, de monitoramento de câmeras, segurança de postos, vigilância, atendimento às assistências previstas na LEP, controle de todos os serviços, deslocamento de presos, acompanhamento das visitas sociais, análise de tudo que entra e sai da unidade.
Nas penitenciárias federais, há uma equipe biopsicossocial com clínicos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais e pedagogos, atividades desempenhadas pelos Especialistas Federais em Assistência à Execução Penal .
Pensando em te auxiliar durante a sua preparação pós-edital para o concurso Depen, a equipe de professores do Direção Concursos preparou uma oferta exclusiva para você. Utilizando o cumpom BATIDAPOLICIAL você terá 30% de desconto na assinatura ilimitada e em pacotes policiais. Clique na imagem abaixo e confira:
Além disso, com edital publicado, sua preparação para o concurso DEPEN deve ser totalmente direcionada e de qualidade. Por isso, preparamos um e-book complementar das matérias de Execução Penal e Legislação do Departamento Penitenciário Nacional.
Sem dúvidas, são disciplinas que farão diferença em sua prova. Por isso, não deixe se inscrever aqui e fazer o download gratuito. Basta clicar aqui e baixar!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.