PUBLICIDADE

Concurso Detran DF: confira como foi o último edital de analista

O edital do concurso Detran DF pode ser publicado até dezembro de 2021, conforme informações repassadas pelo diretor-geral do órgão, Zélio Maia. O novo edital que ainda pode sair em 2021 ofertará vagas para os cargos de técnico e analista de trânsito, enquanto que a seleção para os cargos de especialista e agente devem ser ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
concurso Detran DF

O edital do concurso Detran DF pode ser publicado até dezembro de 2021, conforme informações repassadas pelo diretor-geral do órgão, Zélio Maia.

O novo edital que ainda pode sair em 2021 ofertará vagas para os cargos de técnico e analista de trânsito, enquanto que a seleção para os cargos de especialista e agente devem ser publicado em 2022.

De acordo com a previsão da LDO, os novos editais do concurso Detran DF devem ofertar o seguinte quantitativo de vagas:

Concurso Detran DF 2022

Conforme demonstrado na imagem acima, o cargo de analista deve ofertar 70 vagas. A melhor forma de se preparar para esse cargo é se informar sobre o que foi cobrado pelo edital passado.

Confira agora as principais informações, como vagas e salários oferecidos, além do conteúdo cobrado nas provas objetivas do concurso Detran DF para a carreira de analista de trânsito.

CURSOS concurso Detran DF

Concurso Detran DF: último edital de analista de trânsito

Antes de começar a repassar as informações que estavam presentes no último certame é necessário ressaltar que o cargo de analista de trânsito era conhecido como assistente de trânsito!

O edital do concurso Detran DF para esse cargo de assistente de trânsito aconteceu em 2010. O certame foi organizado pelo Instituto Quadrix e ofertou 10 vagas imediatas.

Requisitos

O edital cobrou os seguintes requisitos específicos dos candidatos:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1°, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.
  • Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo, constante do item 2.2 deste edital:
    • diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio.
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
  • Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias.
  • Cumprir as determinações deste edital e ter sido aprovado no concurso público.

Atribuições do cargo

  • Fiscalizar e controlar as atividades das entidades credenciadas, contratadas ou conveniadas pelo DETRAN-DF; instruir processos; coletar dados estatísticos; ministrar cursos voltados para as questões de trânsito; fiscalizar a emissão, guarda e arquivo do Certificado de Licenciamento Anual, do Certificado de Registro de Veículos, da Permissão para dirigir, da Carteira Nacional de Habilitação, da autorização de selos e outros documentos previstos na legislação; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relacionados à área de atuação; executar outras atividades de interesse da área. Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários concurso Detran DF

O edital de 2010 para o antigo cargo de assistente de trânsito (hoje conhecido como analista de trânsito) ofereceu salário inicial aos aprovados de R$ 4.225,94.

Vale a pena ressaltar que em 2013 entrou em vigor a Lei nº 5.245/2013, que reestruturou as carreiras do Detran DF. A tabela de vencimento básico para esse cargo ofertado no edital ficou da seguinte forma:

concurso Detran DF

Etapas do edital

Os candidatos ao cargo do concurso Detran DF foram submetidos às etapas de prova de conhecimentos (prova objetiva e discursiva) de caráter eliminatório e classificatório e avaliação de títulos, que foi de caráter classificatório.

Prova objetiva e discursiva

A prova objetiva foi dividida em conhecimentos gerais e específicos.

A parte de conhecimentos gerais foram cobradas questões das seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa;
  • Redação oficial;
  • Informática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Lei Orgânica do DF;

A parte de conhecimentos específicos versou sobre as seguintes disicplinas:

  • Regimento interno Detran DF;
  • Legislação de Trânsito;

A prova discursiva do concurso Detran DF foi aplicada no mesmo dia da prova objetiva. Ela teve como objetivo avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita dos candidatos ao cargo de assistente de trânsito.

Confira o conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. A estrutura do parágrafo. 3. Ortografia Oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Pontuação. 7. Divisão silábica. 8. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 9. Verbos (tempos e modos). 10. Regência (verbal e nominal). 11. Concordância (verbal e nominal). 12. Estrutura do período simples e composto. 13. Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. 14. Dígrafos. 15. Morfologia – classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição.16. Significação das Palavras. 17. Elementos de comunicação. 18. Figuras de sintaxe. 19 Noções de semântica. 20. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem.

REDAÇÃO OFICIAL: Manual de Redação da Presidência da República.

INFORMÁTICA: 1. Conceitos de informática, hardware e software. 2. Ambientes operacionais Windows e
Linux. 3. Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). 4.Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). 5. Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). 6. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 7. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 8. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. 9. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 10. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 11. Conceitos de Segurança da Informação.

DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Direitos e garantias fundamentais: direitos e garantias individuais e coletivos; Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 2. Direitos sociais: nacionalidade, cidadania e direitos políticos. 3. Poder Executivo: forma e sistema de governo, chefia de estado e chefia de governo. 4. Defesa do Estado e das Instituições democráticas: Segurança pública, organização da Segurança Pública. 5. Ordem social: base e objetivos da ordem social: Seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa do Estado. 3. Administração direta e indireta. 4. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5. Poderes administrativos. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 8. Lei nº 8.112/1990 aplicada ao Distrito Federal. 9. Lei de Licitações nº 8.666/93.

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II – Da Organização do Distrito Federal. Título III – Da Organização dos Poderes. Título VI – Da Ordem Social e do meio ambiente.

REGIMENTO INTERNO DO DETRAN-DF: Decreto n° 27.784/2007

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 1. Código de Trânsito Brasileiro: Lei n.° 9.503/97. 2. Resoluções vigentes do Conselho Nacional de Trânsito.

Resumo concurso Detran DF

  • Situação: confirmado
  • Banca: em definição
  • Cargo: Agente, analista, técnico e especialista
  • Vagas: 72 autorizadas
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: até R$ 6.006,00
  • Link do último edital
concursos publicos

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso detran df
concurso detran df analista de trânsito
concurso distrito federal
detran df
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.