Maurício Miranda Sá • 22/06/2020
Como já é de conhecimento geral, a banca Cebraspe/Cespe será a responsável pelo concurso DPDF 2020 (Defensoria Pública do Distrito Federal). O Diário Oficial Distrital, porém, só tornou público o extrato de contrato entre o órgão e a banca, na manhã desta segunda-feira (22/6).
Serão 60 vagas, além da formação de um cadastro de reservas, para os cargos de Analista de Apoio à Assistência Judiciária, cargo de apoio às funções essenciais da Defensoria. O Direção Concursos fez uma análise competa acerca da contratação da banca. Confira:
Em janeiro deste ano (2020), a Comissão Organizadora do concurso DPDF foi formada, tendo a autorização para a seleção sido publicada no mesmo mês. Em abril, o órgão tornou público através do Diário Oficial que a banca Cebraspe/Cespe havia sido escolhida por dispensa de licitação.
O cargo previsto no próximo concurso, Analista de Apoio à Assistência Judiciária, exige nível superior no curso de Direito e recebe, inicialmente, o valor de R$ 5.241,22, sendo a carga horária de 35 horas semanais. Esse valor é referente ao último concurso para o cargo, que teve edital publicado em 2014.
No site da transparência do órgão, porém, os valores ainda estão com vigência de 2010, o que se leva a crer que é pago, hoje, um valor superior aos servidores da DPDF. Confira a tabela:
Confira o contracheque de um dos servidores atuantes na Defensoria Pública do Distrito Federal, no cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária:
Para o cargo de Técnico em Gestão de Políticas públicas, veja um contracheque:
Atualmente, existe na Defensoria cerca de 228 cargos vagos. São 301 cargos ao total, estando apenas 73 ocupados. A lista de cargos vagos e ocupados na DPDF você confere na imagem a seguir:
Assim, durante o período de validade do concurso DPDF, muitos candidatos poderão vir a ser nomeados para ocupar uma dessas vagas, que foi exatamente o que aconteceu na seleção anterior, a qual ofereceu 15 vagas imediatas e 45 para cadastro de reserva, mas nomeou candidatos até a posição 194.
A banca FGV, Fundação Getúlio Vargas, foi a responsável pelo último concurso, que teve provas realizadas no mês de abril. O conteúdo exigido nas provas foi o listado a seguir:
Para saber mais sobre o concurso DPDF 2020 clique na imagem abaixo e confira um apanhado geral:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.