Juliane Freitas • 05/05/2023
O primeiro concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) pode estar bem próximo de ser realizado!
Isso porque foi aprovado nesta sexta-feira, 5 de maio, o regulamento geral que irá nortear a elaboração do concurso DPE PI para servidores. A aprovação aconteceu durante sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública do Piauí.
É importante destacar que este será o primeiro concurso público para provimento de servidores no órgão que, consequentemente, não possui quadro de efetivos. A DPE PI ganhou autonomia apenas em 2016, tendo realizado, até o momento, somente seleção para o cargo de Defensor Público.
Embora não tenha sido divulgado o quantitativo de vagas a ser ofertado neste certame, espera-se que sejam disponibilizadas vagas em todos os níveis de escolaridade para os cargos de Analista, Técnico e Auxiliar Defensorial.
A expectativa, agora, fica pela divulgação do regulamento do concurso DPE PI em Diário Oficial e, posteriormente, a definição da banca organizadora para que o edital de abertura possa ser publicado.
Antes de prosseguir, veja a oferta especial que o Direção Concursos preparou para você:
Conforme dito acima, a DPE PI nunca realizou um concurso público para servidores, não possuindo quadro de efetivos. O órgão ganhou autonomia apenas no ano de 2016 e só realizou certames para Defensores.
O edital para a carreira foi realizado em 2021, com oferta de cinco vagas imediatas para o cargo de Defensor Público Substituto.
A seleção foi organizada pela banca Cebraspe e ofertou salário inicial de até R$ 23.152,30.
Já para servidores, a Lei nº 6.838, de 13 de junho de 2016, dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
De acordo com o documento, o quadro de servidores do órgão é composto pelas seguintes carreiras:
Além dos requisitos acima, para o cargo de Analista ainda será exigido o requisito específico quanto à área de especialidade. Confira:
Analista Defensorial, área meio: curso de ensino superior na forma seguinte:
As carreiras são estruturadas em 03 (três) classes (I,II e III), cada uma com 5 (cinco) referências (A, B, C, D e E), com aa quantidade de cargos abaixo:
As remunerações podem chegar ao valor de R$ 7.919,72 no final da carreira de Analista. Confira mais detalhes aqui!
Quer ter um direcionamento para seus estudos na área de tribunais? Quer saber mais em como focar nos conteúdos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. E o concurso unificado dos TSEs vem aí! Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE TRIBUNAIS NO TELEGRAM
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.