Logo Direção Concursos
Pesquisa

Edital DPE SP publicado para Agente de Defensoria; confira!

Edital DPE SP publicado para Agente de Defensoria; confira!

Saiu o edital do concurso DPE SP (Defensoria Pública de São Paulo) para o cargo de Agente de Defensoria. O salário inicial do aprovado será de R$ 7,5 mil. Veja mais detalhes do certame!

  • Banca organizadora: Vunesp
  • Cargos ofertados:
    • Agente de Defensoria
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: R$ 7.532,39
  • Vagas: CR
  • Taxa de inscrição: R$ 117,00
  • Inscrições: 13/4 a 24/5
  • Provas: 16/7
  • Edital

Mas antes de prosseguir neste texto, confira uma oportunidade IMPERDÍVEL para você GANHAR a assinatura vitalícia do Direção Concursos:

Cargos e vagas edital DPE SP

O certame oferta oportunidades de cadastro reserva para o cargo de Agente de Defensoria. Veja as especialidades contempladas:

  • Administrador;
  • Analista de Suporte;
  • Arquiteto;
  • Assistente Social;
  • Biblioteconomista;
  • Cientista Social;
  • Comunicador Social;
  • Designer Gráfico;
  • Engenheiro/a de Redes;
  • Engenheiro/a Mecânico/a;
  • Engenheiro/a de Telecomunicações;
  • Estatístico/a;
  • Pedagogo/a;
  • Programador/a;
  • Psicólogo/a;
  • Relações Públicas; e
  • Secretário/a Executivo/a.

Inscrições concurso DPE SP: como fazer?

Os interessados poderão se inscrever no portal da Vunesp. Período: 13/4 a 24/5. Para homologar a inscrição é necessário efetuar o pagamento de uma taxa. Valor: R$ 117,00.

Salário do edital DPE SP

Conforme indicado no edital, o salário inicial do aprovado será de R$ 7.532,39.

Requisitos concurso DPE SP

Confira abaixo os requisitos exigidos pelo edital do concurso DPE SP de Agente de Defensoria:

  • Administrador
    • Diploma de nível superior em Administração de Empresas ou Administração Pública. É necessário registro no CRA – Conselho Regional de Administração
  • Analista de Suporte
    • Diploma de nível superior em Análise de Sistema, ou, Ciências da Computação, ou, Engenharia da Computação, ou, Processamento de Dados, ou, Sistema de Informação
  • Arquiteto
    • Diploma de nível superior em Arquitetura. É necessário registro no CAU – Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo
  • Assistente Social
    • Diploma de nível superior em Serviço Social. É necessário registro no CRESS – Conselho Regional de Serviço Social
  • Biblioteconomista
    • Diploma de nível superior em Biblioteconomia. É necessário registro no órgão de classe
  • Cientista Social
    • Diploma de nível superior em Ciências Sociais, ou, Sociologia. É necessário registro na Delegacia Regional do Trabalho/Ministério do Trabalho e Emprego – TEM
  • Comunicador Social
    • Diploma de nível superior em Jornalismo
  • Designer Gráfico
    • Diploma de nível superior em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual ou Design Gráfico, ou, curso superior de Design, com habilitação em Programação Visual ou Design Gráfico, ou, graduação em curso superior de Design Gráfico
  • Engenheiro/a de Redes
    • Diploma de nível superior na área de Informática, em Ciências da Computação, ou, Engenharia da Computação, ou, Sistemas de Informação, ou, Rede de Computadores. É necessário registro no órgão de classe
  • Engenheiro/a Mecânico/a
    • Diploma de nível superior em Engenharia Mecânica. É necessário registro no órgão de classe
  • Engenheiro/a de Telecomunicações
    • Diploma de nível superior em Engenharia de Telecomunicações. É necessário registro no órgão de classe
  • Estatístico/a
    • Diploma de nível superior em Estatística
  • Pedagogo/a
    • Diploma de nível superior em Pedagogia
  • Programador/a
    • Diploma de nível superior em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Processamento de Dados ou Sistema de Informação
  • Psicólogo/a
    • Diploma de nível superior em Psicologia. É necessário registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia
  • Relações Públicas
    • Diploma de nível superior em Relações Públicas
  • Secretário/a Executivo/a
    • Diploma de nível superior em Secretariado Executivo.

Provas e etapas edital DPE SP

Conforme indicado no edital, os candidatos serão avaliados por meio de três etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova de redação; e
  • Prova de títulos.

As provas objetiva e de redação são de caráter classificatório e eliminatório, enquanto que a prova de títulos possui caráter classificatório.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 16/7, no período da tarde. Local de realização da prova objetiva: cidade de São Paulo.

Prova objetiva concurso DPE SP

As provas objetivas do concurso DPE SP de Agente será composta por 70 questões. Cada questão contará com 5 itens (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta.

Para os cargos de Analista de Suporte, Engenheiro de Redes e Programador, o certame seguirá o seguinte modelo de questões e disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões;
  • Conhecimentos jurídicos e institucionais: 5 questões; e
  • Conhecimentos específicos: 30 questões.

Para os demais cargos, o certame seguirá o seguinte modelo de questões e disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões;
  • Conhecimentos jurídicos e institucionais: 5 questões; e
  • Conhecimentos específicos: 30 questões.

A prova valerá, ao todo, 100 pontos. Será considerado/a habilitado/a, na prova objetiva, o/a candidato/a que tiver obtido nota igual ou superior a 50 (cinquenta) e não zerar em nenhum dos componentes dessa prova.

Prova de redação edital DPE SP

Conforme indicado anteriormente, a prova de redação do concurso DPE SP será aplicada no mesmo dia da prova objetiva.

As provas de redação abordarão os conhecimentos específicos previstos no conteúdo programático do edital.

Aqui (na etapa de redação), os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto.

Veja os critérios para a avaliação da prova discursiva:

  • A) Tema: avalia-se, neste critério, se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.
  • B) Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/ tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. Na avaliação do gênero/tipo de texto, observa-se como o candidato sustenta a sua tese, em termos argumentativos, e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Sabe-se que é comum, em textos dissertativos, a exposição de fatos e opiniões, mas é imprescindível que haja um posicionamento por parte do autor da redação, a partir da defesa (clara) de um ponto de vista. No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação-argumentativa, deve-se prezar pela objetividade. Sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Além disso, também poderá ser penalizada a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação), porque é importante que o texto escrito pelo candidato tenha autonomia, isto é, não dependa da consulta (por parte do leitor) da proposta de redação (textos de apoio e frase temática) para ser amplamente compreendido. Na coerência, serão observados o nível de compreensão (por parte do candidato) dos textos de apoio da proposta, o conhecimento de mundo (repertório) do candidato, a pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista adotado e a capacidade do candidato para desenvolver, relacionar e encadear satisfatoriamente as informações e ideias abordadas no texto. Assim, na avaliação deste critério, serão consideradas aspectos negativos: a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de um posicionamento (por parte do autor da redação) na defesa de um determinado ponto de vista, a falta de autonomia do texto, a presença de contradição entre as ideias, a falta de desenvolvimento dos argumentos e a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
  • C) Expressão (coesão e modalidade): consideram-se, neste item, os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.), responsáveis por tornar mais clara e precisa a relação entre palavras, orações, períodos e parágrafos do texto. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais, tais como ortografia, acentuação, pontuação, regência, concordância (verbal e nominal) etc., bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expresso em palavras e expressões.

A prova de redação também valerá até 100 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos!

Prova de títulos

A prova de títulos será de caráter classificatório. A pontuação total da prova de títulos estará limitada ao valor máximo de 1,0 (um ponto). Veja a tabela de pontuação desta etapa:

Conteúdo programático edital DPE SP

Confira abaixo um trecho do conteúdo programático do certame:

Conhecimentos gerais para os cargos de AGENTE DE DEFENSORIA PÚBLICA: ADMINISTRADOR/A; ARQUITETO/A; ASSISTENTE SOCIAL; BIBLIOTECONOMISTA; CIENTISTA SOCIAL; COMUNICAÇÃO SOCIAL; DESIGN GRÁFICO; ENGENHEIRO/A DE TELECOMUNICAÇÕES; ENGENHEIRO/A MECÂNICO/A; ESTATÍSTICO/A; PEDAGOGO/A; PSICÓLOGO/A; RELAÇÕES PÚBLICAS; SECRETÁRIO EXECUTIVO.

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática e Raciocínio Lógico: Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales. Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Noções de Informática: MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016. MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Conhecimentos Básicos Jurídicos e Institucionais (Legislação e Normativas): Noções de Direito Constitucional: Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 05º a 07º da CF). Da Organização Político- Administrativa: União, Estados e Municípios – art. 18 a 31 da CF. Administração pública: princípios constitucionais; servidores públicos. Finanças públicas: normas gerais; orçamentos. Improbidade Administrativa. Lei Federal nº 8.429/92, atualizada até a Lei nº 14.230, de 2021 – sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral: Código Penal (Decreto-lei nº 2.848/40 e suas alterações posteriores)- arts. 312 a 327. Legislação específica: Lei Complementar Estadual nº 988/2006 e suas alterações posteriores. Lei Complementar Federal nº 80/94, e alterações posteriores, em especial a Lei Complementar 132/2009. Lei Complementar Estadual nº 1.050/2008. Deliberação CSDP nº 111, de 9 de janeiro de 2009 e alterações. Ato Normativo DPG nº 55, de 20 de outubro de 2011. Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010): Disposições Preliminares e Direitos Fundamentais – Títulos I e II. Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015): Disposições Preliminares e Direitos Fundamentais – Títulos I e II. Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006): Disposições Preliminares, Da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Da Assistência à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Títulos I e II; capítulos I e II, do Título III). Decreto estadual nº 55.588/2010. Redação Oficial: Documentos oficiais, tipos, composição e estrutura. Aspectos gerais da redação oficial. Correspondência oficial: definição, formalidade e padronização; impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais (ofício, e-mail, mensagem), concisão e clareza, editoração de textos (Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição, revista, atualizada e ampliada).

VEJA MAIS DETALHES DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AQUI!

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.