PUBLICIDADE

Concurso Educação: projeto de Lula favorece novos editais

Para quem almeja concurso educação como carreira, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA), que poderá permitir a realização de novos certames para professores e técnico-administrativos, na educação federal. O projeto foi assinado no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última ...

Por

Ricardo Loiola
Compartilhe esta notícia
concurso SME Fortaleza

Para quem almeja concurso educação como carreira, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA), que poderá permitir a realização de novos certames para professores e técnico-administrativos, na educação federal.

O projeto foi assinado no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última semana, em evento que contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. 

“Com remanejamento orçamentário, ou seja, sem aumento das despesas já previstas, conseguimos ampliar esse quantitativo em cinco mil vagas. Ainda não é o ideal e continuaremos trabalhando para suprir o déficit de pessoal nas instituições federais de ensino para promover a melhoria da educação no país”, explicou a ministra.  

A proposta ainda será analisada pelo Congresso Nacional

Concurso Educação: ampliação de vagas

O ajuste orçamentário foi inserido no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 12/2023) e, para isso, o governo busca ampliar o quantitativo de vagas do Banco de Professor-Equivalente (BPEq) e Quadro de Referência dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação (QRSTAE) das instituições federais de ensino. 

Se aprovado pelo Congresso, o banco passará a contar com 15.773 cargos, dos 33.829, considerado ideal para atender as Instituições Federais de Ensino. Atualmente, o MEC conta com o quantitativo aprovado na LOA de 10.773 vagas.

Vale ressaltar que a última ampliação do BPEq e QRSTAE foi realizada em 2018 e sofreu uma redução de 65% do total solicitado, o que intensificou a demanda reprimida já existente. Desde então, não foram autorizadas novas ampliações.  

Concurso educação: MEC autorizado

O concurso MEC (Ministério da Educação) está autorizado para ofertar 220 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais. O cargo exige nível superior de formação.

Incluído no pacote de 4.436 vagas autorizadas pelo governo federal para 2023, a portaria que oficializa sua realização foi publicada no último dia 16 de junho.

É importante destacar que, a partir da autorização, o edital de abertura deve ser publicado em até seis meses, de acordo com a legislação vigente. Além disso, o prazo mínimo entre o edital e a realização das provas é de dois meses.

Último concurso MEC

Organizado pelo antigo Cespe (hoje, Cebraspe), o concurso público mais recente para efetivos do MEC ocorreu em 2009. Na ocasião, o certame foi destinado ao provimento de 265 vagas para o cargo de Agente Administrativo.

Os candidatos ingressaram no órgão, à época, com salário inicial de R$ 1.901,47. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimento específicos.

De lá pra cara, o órgão realizou diversos processos seletivos temporários, como o edital de 2011 (também organizado pelo Cespe) que foi destinado ao provimento de 164 vagas de nível superior. O salário inicial do aprovado nesta seleção foi de R$ 8.300,00.

Resumo do concurso MEC

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso educação
destaque-2
NACIONAL
Ricardo Loiola

Ricardo Loiola

Produtor de conteúdo do blog de notícias do Direção Concursos.