Redação Direção Concursos • 12/05/2021
O Ministério Público Federal solicitou à União que as inscrições do concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) sejam reabertas para candidatos casados ou com filhos, já que o edital restringia a candidatura de pessoas deste grupo.
A ação civil pública foi proposta no último dia 3 de maio, já as inscrições foram encerradas no dia 4 do mesmo mês. De acordo com a Ação, o veto dos candidatos fere os princípios constitucionais. (concurso ESA)
De acordo com o artigo 3º do edital, fica estabelecido como condição ao candidato:
“Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação e graduação, sendo condição essencial para ingresso e permanência nos órgãos de formação e graduação que mantenham regime de internato, dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar”.
Para o procurador da República Edson Abdon, autor da ação, a cláusula configura discriminação injustificada e fere o princípio da impessoalidade, uma vez que a restrição imposta não tem pertinência em relação aos cargos ofertados no certame, contrariando as Leis Especiais n.º 9.786/1999 e n.º 12.705/2012. (concurso ESA)
Além disso, é exigida ainda altura mínima de 1,60m para homens, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. (concurso ESA)
Após formado no curso de formação, o nomeado como Terceiro Sargento faz jus a uma remuneração de R$ 3.825, fora alguns benefícios.
O militar da ativa tem, por exemplo, plano de saúde (FUSEX) e pode ter direito a PNR (casa), de acordo com o local de serviço. Mesmo logo após a formatura, os valores podem chegar na casa dos R$ 5.049. (concurso ESA)
As oportunidades são nas áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, com a seguinte distribuição:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.